Saber mais sobre fatos históricos pode ampliar o seu leque de informações e fazer você ir bem em uma prova de conhecimentos gerais e em redações. Por isso, buscar mais conhecimento sobre atualidades pode ser uma maneira muito útil para ingressar em uma universidade, por exemplo. Em 2019, tivemos vários fatos históricos que fizeram aniversário, como os 50 anos em que o homem pisou na lua.

No Enem, é comum que os enunciados das questões estejam contextualizados com temas atuais ou marcantes na história. Além disso, datas históricas, como as que vamos relembrar a seguir, podem ser citadas ou utilizadas para embasar argumentos usados na sua prova de redação.

Nesse contexto, veja a seguir os principais fatos históricos que mudaram o rumo da humanidade e que fazem aniversário em 2019.

10 fatos históricos mais marcantes que fazem aniversário em 2019

A seguir você confere uma lista para relembrar fatos históricos que completam uma data redonda neste ano e que, apesar de terem acontecido há tempos, sempre serão temas atuais:

1 – 50 anos em que o homem pisou na lua

Precisamente, no dia 20 de julho de 1969, a Apolo 11 fez com que o homem colocasse os pés em solo lunar. Foi nesse local e nessa data que foi dado “um passo pequenino para um homem e um salto gigantesco para a humanidade”. O astronauta americano Neil Armstrong foi a primeira pessoa a pisar na lua. Mas afinal, por que isso é importante?

Esse feito fez com que os Estados Unidos vencesse a corrida espacial contra a antiga União Soviética. Desse modo, um regime capitalista venceu um regime socialista na luta tecnológica para a conquista do espaço.

Sendo assim, a importância de chegar à lua pode ser comparada a grande era das navegações. Além disso, esse fato histórico pôde ser acompanhado ao vivo através das redes de televisão, tornando esse evento como um dos mais importantes do século 20.

Se você gosta de cinema, talvez seja uma boa pedida assistir o filme  First Man (Primeiro Homem). Ele conta a história da missão da Apolo 11 e um pouco da vida de Neil Armstrong. Veja o trailer a seguir:

2 – Tratado de Versalhes

No ano de 1919, as potências econômicas europeias puseram fim à Primeira Guerra Mundial através de um acordo de paz firmado principalmente pelo Reino Unido e França. Este acordo ficou conhecido como Tratado de Versalhes.

Desse modo, há 100 anos, era oficialmente encerrada a Primeira Grande Guerra. Isso fez com que a Alemanha fosse considerada culpada pela guerra e, vergonhosamente, forçada a assinar o acordo, sendo obrigada a pagar tributos por esses atos.

Portanto, nos tempos pós-guerra, a Alemanha enfrentou crises econômicas severas, o que permitiu a ascensão do nazismo posteriormente. Tudo isso culminou em uma espécie de revanche e ressentimento, que resultou na Segunda Guerra Mundial.

3 – 80 anos da Segunda Guerra Mundial

No ano de 1939, o mundo viu o início de um dos períodos mais conflituosos da era moderna. O dia 1.º  de setembro de 1939 é considerado oficialmente como início da Segunda Guerra. Nessa data, a Alemanha Nazista invadiu a Polônia, França e Reino Unido, que responderam declarando guerra, resultando em um conflito militar global que teve fim no ano de 1945.

Além disso, absurdos e atentados contra a humanidade foram cometidos pela Alemanha Nazista sob a batuta de Adolf Hitler e seus seguidores.

Durante o período da Segunda Guerra Mundial, aproximadamente 6 milhões de judeus foram exterminados em campos de concentração. Esse é um dos fatos históricos que fez com que o mundo se horrorizasse e perdesse o sossego com o maior genocídio do século 20, marcando negativamente esse período da humanidade como um dos mais terríveis de todos os tempos.

4- 150 anos da Tabela Periódica

Embora a tabela periódica já existisse anteriormente, foi em 1869 que Dmitri Mendeleev publicou o modelo de tabela conhecida e usada nos tempos atuais.

O grade trunfo de Mendeleev foi deixar lacunas sobre elementos ainda não descobertos e a forma sistemática da organização dos elementos químicos. Dessa forma, ele publicou a versão amplamente reconhecida, que predizia as propriedades de elementos ainda desconhecidos e que futuramente preencheriam as lacunas designadas a cada um deles, nesse caso, o Gálio e o Germânio, por exemplo.

Portanto, esse modelo tem sido expandido e estudado desde então. No entanto, esse é um dos fatos históricos que marcam positivamente o avanço da ciência e afeta a todos, seja cientista ou estudante. No dia 20 de dezembro de 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

5 – 50 anos da primeira edição do festival de Woodstock

Esse festival de música que ocorreu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969 marcou história. Além da grandiosidade dos artistas que se apresentaram, ele foi muito importante para o movimento da contracultura do final da década de 60.

Desse forma, foi um protesto ao modo de consumo e de vida americano, que surgiu após a Segunda Guerra, chamado American Way of Life. Ao mesmo tempo, os Estados Unidos estava envolvido na Guerra do Vietnã e enviava milhares de jovens à guerra.

Todo esse momento de tensão, o enorme público e a causa do festival fizeram com que ele tenha sido único e lendário.

Portanto, pode ser reconhecido como um dos maiores eventos de rock da história e também de contestação dos valores morais e políticos dessa época. O festival trouxe muita liberdade de expressão e apresentações marcantes e únicas de artistas como Janis Joplin e Jimi Hendrix.

6 – 30 anos da queda do Muro de Berlim

Berliner Mauer (Muro de Berlim) foi uma barreira física que dividiu e separou a Alemanha socialista da Alemanha capitalista. O muro foi construído em 1961 e simbolizava o mundo dividido em duas partes, uma representava o capitalismo, encabeçado pelos Estados Unidos, e a outra o socialismo, comandado pelo regime soviético.

Ele era patrulhado por militares, que tinham ordens de atirar para matar quem tentasse transpassá-lo. Além disso, o Muro de Berlim foi um símbolo da Guerra Fria e um ícone de ideologia.

Mas a queda do império soviético e o seu colapso do modelo político econômico na metade da década de 80 fez com que a União Soviética perdesse as zonas de influência, inclusive a Alemanha Oriental.

Desse modo, em 1989, houve pressões e protestos pela população alemã, que colocou abaixo o muro a marretadas, machadas e marteladas no dia 9 de novembro de 1989. Esse fato histórico foi televisionado e unificou e libertou novamente o povo da Alemanha depois de 28 anos de existência.

7 – Crise de 1929

A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929 foi um enorme colapso econômico sofrido pelos Estados Unidos. Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Europa em crise, os Estados Unidos tiveram um enorme lucro com exportação e um volume sem precedentes na produção. Porém a Europa se restabeleceu em seguida e passou a comprar cada vez menos dos americanos.

Essa retração econômica fez com que houvesse mais oferta do que demanda, consequentemente o comércio entrou em colapso, o preço dos produtos despencaram e o desemprego aumentou de forma estratosférica. Portanto, esses fatores resultaram nas quedas das ações e posteriormente na quebra da bolsa no ano de 1929.

Desse modo, o ano de 1929 é também conhecido como o ano do crash da bolsa e esse é um dos fatos históricos que merece destaque e é importante se informar.

8 – 30 anos da morte de Salvador Dalí

No dia 23 de janeiro de 1989 falecia um dos maiores gênios da pintura e do surrealismo. O artista catalão é uma das maiores referências desse estilo e também um dos fundadores. Ninguém como ele conseguiu trazer com tanto brilhantismo as imagens do inconsciente para as telas.

Dalí não foi conhecido apenas por sua obra, foi uma figura extravagante, egocêntrica, rebelde, genial e muitas vezes arrogante. Conseguiu, como poucos, passar pelo mundo e ser percebido por suas grandes obras.

Salvador Dalí faleceu aos 84 anos no hospital de Figueres, Espanha. Por ser uma personalidade tão emblemática e ambígua é lembrado acima de tudo por sua genialidade e extravagância.

Sua morte é um fato histórico, que inevitavelmente deixa um legado para a história universal da arte.

9 – 10 anos de surto do vírus H1N1

No ano de 2019 completam-se 10 anos do surto do H1N1, um tipo de vírus Influenza A, uma gripe de origem animal que pode infectar os humanos. Segundo dados oficiais divulgados pelo site G1, estima-se que a epidemia tenha vitimado 18,5 mil pessoas. Porém, pesquisas recentes dizem que o número de mortes pode ter chegado a 575,4 mil pessoas.

Esse surto foi um caso de emergência de saúde pública internacional e até o Brasil foi impactado por essa epidemia.  Desse modo todos ficaram em alerta e constante preocupação.

10 – Revolução Cubana

No ano de 1959 foi destituído o ditador Fulgencio Batista. A revolução cubana foi liderada pelo revolucionário Fidel Castro. Esse movimento foi caracterizado pelo anticapitalismo e também foi conhecido como antiamericano. Isso fez com que os Estados Unidos cortassem relações econômicas com Cuba e aplicasse diversas sanções comerciais que perduram até os dias atuais.

Além disso, o movimento enfatizou a alfabetização e escolarização em massa e fez com que Cuba tivesse uma das melhores redes de saúde pública do mundo. O governo da era Fidel Castro é de muita ambiguidade e agrega diversos fatores positivos e negativos.

Um dos fatores negativos mais evidentes é a pobreza. Em contrapartida, Cuba tem um sistema eficiente de ensino, saneamento básico e também eliminou a fome após esse movimento. Portanto, Cuba é um país que vem se mantendo à margem do capitalismo há décadas e a revolução cubana é um dos fatos históricos que completam 60 anos no ano de 2019.

Fique atento aos fatos históricos!

Agora que você sabe mais sobre os fatos históricos, certamente está mais informado sobre as efemérides que fecham um número redondo em 2019. Saber sobre essa questões permite que você tenha mais conhecimento sobre a história do mundo e perceber o quanto alguns fatos marca positivamente ou negativamente a humanidade.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.