Se você chegou até aqui como um dos milhares de profissionais formados em Administração no País, com certeza você já ouviu diversas vezes que a sua carreira é uma das mais abrangentes e concorridas do mercado, certo? Isso é verdade, não é apenas um discurso. Prova disso são os dados do governo federal, que revelam que a graduação em Administração sempre esteve no topo da preferência dos acadêmicos. Nesse cenário, como se diferenciar dos demais administradores? A resposta pode passar por uma pós-graduação em Administração.

Tenha em mente que apenas tendo o seu diploma da graduação você já tem mais opções no mercado de trabalho. Por atuar em um campo tão amplo, você também tem mais liberdade para escolher uma especialização. Se você está procurando um “upgrade” para o seu currículo e querendo impulsionar a sua trajetória profissional, antes de escolher a sua pós-graduação em Administração será importante definir alguns pontos, como em qual área você quer trabalhar, com qual segmento você mais se identifica, quais são as suas principais habilidades e qual o seu sonho de atuação. Ficou em dúvida sobre qual curso escolher? Então leia este texto até o final para conhecer alguns dos cursos em alta nessa área.

Uma pós-graduação em Administração para quem gosta de pessoas

É possível fazer uma pós-graduação em Administração com foco em trabalhar em empresas públicas ou privadas, melhorar o seu conhecimento como empreendedor, focar no trabalho com pessoas, processos ou números.

Caso você já tenha identificado, com a sua atual rotina pessoal e profissional, que adora interagir, escutar, resolver problemas e que tem um espírito integrador e conciliador, a pós-graduação em Administração com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas pode ser a melhor escolha para você se desenvolver e aprofundar-se no seu propósito profissional.

Esse curso é voltado para profissionais que atuam ou que desejam começar a atuar em departamentos de recursos humanos, com o gerenciamento de pessoas em áreas diversas das organizações ou liderando equipes em múltiplas atividades.

Na faculdade Estácio, por exemplo, ao concluir essa pós-graduação em Administração você estará apto a interagir na gestão de pessoas em um cenário preparado para constantes mudanças. Para isso, você será capacitado para desenvolver competências relacionadas ao poder de reflexão, argumentação e persuasão e poderá atuar na gestão de pessoas focada no atendimento dos objetivos estratégicos de cada organização.

Antes de saber se essa realmente é uma boa alternativa para você, leve em consideração os locais de trabalho que abrem portas para o profissional com pós-graduação em Administração com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas. As principais empresas para o administrador com essa qualificação são as públicas e privadas, além das organizações não governamentais e as instituições de ensino.

Uma pós-graduação em Administração para quem gosta de números

Como já mencionamos antes, um dos diferenciais de quem escolhe a área de Administração para atuar é que essa é uma carreira abrangente. Com tantas opções no mercado, será importante que você foque a continuidade dos seus estudos levando em conta o seu propósito de vida e a área na qual você se sente mais confortável.

Se você gosta de números e de focar na gestão financeira de um negócio, então a melhor opção para você talvez seja uma pós-graduação em Administração com ênfase em Gestão Fiscal e Tributária.

Com essa especialização você estará apto para atuar nas áreas contábil, fiscal e tributária e na controladoria como colaborador de empresas ou mesmo como consultor independente. A pós-graduação em Administração com esse foco oferecida pela Estácio, por exemplo, visa capacitar os profissionais para interpretarem e aplicarem corretamente a legislação tributária incidente sobre a atividade econômica das empresas, bem como conhecer os impactos ocasionados nos resultados dos negócios por meio de estudos de caso e cálculo dos tributos.

Pós-graduação em Administração para quem quer abrir o próprio negócio

Você tem espírito inovador, gosta de ultrapassar os limites do mercado, pensar “fora da caixa”, com foco em resultado e adora liberdade na tomada de decisões? Então que tal investir no seu próprio negócio?

Com a pós-graduação em Administração com ênfase em Gestão de Inovação e Empreendedorismo oferecida pela Estácio você irá aperfeiçoar o seu conhecimento em relação às ferramentas e às modernas técnicas de gestão voltadas à inovação. Esse curso é especialmente indicado para quem deseja ampliar a sua visão do mundo do empreendedorismo, atuando com foco na criação e no desenvolvimento de novos negócios em um cenário altamente competitivo.

Para se dar bem nessa área é cada vez mais recomendado investir em capacitação específica, que propicie o aprendizado sobre pessoas empreendedoras, autônomas, com competências múltiplas, que saibam trabalhar em equipe, que tenham capacidade de aprender e adaptar-se às situações novas e complexas, de enfrentar novos desafios e promover transformações no campo econômico e social.

Uma pós-graduação em Administração para quem quer atuar no governo

Se você pensa em seguir uma carreira pública, prestar um concurso ou almeja um cargo comissionado nos governos municipal, estadual ou federal, a sua trajetória pode passar por uma pós-graduação em Administração com ênfase em Administração Pública.

Esse curso de especialização é recomendado para quem tem claramente interesse de atuar nos poderes executivo, legislativo ou judiciário, nas esferas federal, estadual ou municipal. Essa formação também pode interessar para os profissionais liberais, consultores, gestores de organizações governamentais e não governamentais, de sindicatos e de associações de classe.

Durante essa pós-graduação em Administração você irá desenvolver uma visão abrangente do serviço público para enfrentar os desafios impostos pela reestruturação do papel do Estado na economia e na sociedade.

Pós-graduação em Administração para quem quer atuar nas empresas

Se o seu sonho profissional é atuar em multinacionais, empresas de grande porte ou consultorias especializadas em gestão, o seu curso pode ser o de pós-graduação em Administração com ênfase em Gestão Empresarial.

Essa especialização é focada em ferramentas e no desenvolvimento das aptidões do profissional, visando prepará-lo para resolver os problemas e novas demandas do mundo corporativo. Com essa pós-graduação em Administração você poderá atuar nos níveis tático e estratégico da gestão das organizações.

O mercado de trabalho para quem opta por essa pós-graduação é amplo e dá a você a oportunidade de qualificar-se no mercado corporativo que, constantemente, tem novos desafios e exige novos requisitos dos profissionais – especialmente dos que desejam desempenhar a função de gestores. Assim, com essa formação, você estará apto a usar ferramentas e técnicas de gestão que já são colocadas em prática em grandes empresas do mercado.

Gostou deste conteúdo? Ele o ajudou a encontrar o seu curso de pós-graduação em Administração? Então compartilhe-o com os seus amigos e familiares e não perca outros conteúdos sobre qualificação profissional no blog Vai de Bolsa. Até o próximo texto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui