O mercado de trabalho está especialmente concorrido. Por um lado, quem está empregado busca qualificar-se para dar conta das novas exigências do mercado de trabalho cada vez mais digitalizado e com as novas tecnologias exigindo especialistas. Por outro lado, quem está desempregado busca qualificar-se para encontrar uma boa oportunidade de emprego. Para o primeiro público, a qualificação também é um elemento fundamental para quem procura por uma ascensão profissional.

Com a Indústria 4.0 ganhando força e muitas tecnologias exigindo que os profissionais invistam em aperfeiçoamento, surgem também muitas oportunidades de ascensão profissional para quem segue investindo em sua formação. Nesse cenário, você pode encarar o mercado concorrido como uma oportunidade de conhecer outras funções, avançar na sua carreira ou até de se especializar em uma outra área. Confira 5 dicas que poderão ajudar você nos seus próximos passos na carreira.

Como avançar na sua ascensão profissional de forma programada

Você já começou a sua carreira e avançou um bocado nela, certo? Mas como seguir a sua trajetória de ascensão profissional? Há vários caminhos possíveis, mas separamos aqui algumas dicas que têm dado resultado para profissionais de diferentes áreas:

1.Converse com o seu gestor

Se você está desmotivado ou em dúvida sobre os seus objetivos profissionais, vale a pena dividir esses pensamentos com o seu gestor. Não pense que isso será avaliado de modo negativo pela empresa. Geralmente, o mercado busca profissionais que se preocupam com o seu lugar dentro do ambiente de trabalho e que almejam participar do crescimento empresarial.

Segundo o portal InfoMoney, é importante compartilhar os seus objetivos com o seu chefe e ter uma conversa direcionada. Fale sobre suas expectativas e o desejo de que os seus resultados caminhem ao encontro dos objetivos da empresa.

2. Desenvolva sua habilidade de lidar com pessoas

Além do conhecimento técnico, saber lidar com pessoas é essencial para sua ascensão profissional. Quem possui habilidade interpessoal consegue ganhar o respeito dos seus superiores e também dos colegas de trabalho com mais facilidade.

Rogério Gabriel, presidente e fundador do Grupo Prepara, falou ao Portal Catho que lidar com pessoas envolve também saber receber críticas. Mesmo sendo um bom funcionário, eventualmente, todos cometem erros. “A diferença nessa situação é a capacidade de ouvir as críticas e evoluir por meio delas”, aconselhou.

3. Seja criativo!

Executar bem a sua função não é um diferencial dentro da empresa, afinal, você é remunerado para isso. Todavia, profissionais que são engajados com outras ações e projetos, dão ideias, mostram curiosidade e iniciativa são muito bem vistos pelos seus chefes.

Em um mundo globalizado, as empresas estão em busca de pessoas criativas, que tragam novidades e ideias revolucionárias para somar nos resultados. Por isso, é fundamental estar atento às tendências do mercado para se dar bem. Segundo a InfoMoney, vale ficar à procura de soluções criativas para problemas, o que irá fazer você e seu chefe se destacarem.

4. Não se acomode

Um erro comum de quem trabalha há muito tempo no mesmo lugar é achar que não precisa se preocupar mais com qualificação. Rogério Gabriel, no entanto, alerta que o profissional precisa estar em constante processo de aprimoramento. “Tudo muda muito rápido no
ambiente corporativo e os colaboradores precisam estar preparados”, comenta.

Isso também envolve não se acomodar com sua função. Afinal, não basta atuar em um setor, é preciso estudar sobre ele e conhecer detalhadamente todos os seus processos e as formas de melhorar o cotidiano de trabalho.

5. Mantenha-se atualizado

Conhecimento faz uma grande diferença no desenvolvimento da carreira. Portanto, investir em cursos deverá fazer parte dos planos de quem quer crescer. Vale a pena observar o mercado e descobrir o que os profissionais da sua área estão fazendo. O objetivo é igualar seu currículo ao deles ou até mesmo se superar.

Segundo o portal Administradores, por meio de uma especialização, o aluno tem acesso a conhecimentos valiosos e com atualizações relacionadas ao mercado de trabalho que são importantes em sua área. Esses conhecimentos muitas vezes não fazem parte da graduação que o profissional realizou.

Assim, com uma pós-graduação, é possível expandir os horizontes e turbinar o seu desempenho na sua empresa atual e, se você desejar, ampliar as suas chances de atuação em outras empresas que valorizam profissionais qualificados.

Com o destaque promovido pelo curso de especialização, além de todos os fatores já citados, o seu currículo profissional receberá uma relevância maior nas avaliações internas da empresa, gerando chances reais de contratação ou de promoção.

Caso você já esteja trabalhando em uma empresa, o seu chefe ou outro gestor que valorize os profissionais com conhecimentos plenos e específicos em áreas importantes para a empresa poderá incentivar com promoções ou aumento de salário o seu esforço de aperfeiçoamento em uma área específica que seja importante para a companhia.

Após decidir cursar uma especialização, é preciso definir a área em que você deseja se aprofundar. Há muitas opções entre as instituições de ensino superior. Por isso, vale lembrar que é possível fazer uma pós-graduação em segmentos totalmente diferentes da sua graduação. Busque informações e estude bem as opções disponíveis.

Conheça alguns cursos que estão em alta no mercado

Para seguir na sua ascensão profissional, será fundamental continuar investindo em conhecimento e em aprimoramento. Veja uma lista de cursos que estão em alta e que poderão agregar valor para o seu currículo segundo o portal Vagas:

A Administração e Negócios nunca esteve tão em alta, com destaque para:

  • MBA em Finanças Empresariais;
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Projetos
  • Gestão Empresarial.

Na área de Saúde e Biológicas, destacam-se os cursos:

  • Controle de Qualidade dos Alimentos;
  • Diagnóstico; Monitoramento Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas; Estética Corporal e Facial; Fisioterapia Hospitalar, com ênfase em UTI;

Atualmente, os mais concorridos cursos de pós-graduação, inclusive à distância (EAD) em franco crescimento, e de mestrado, contemplam profissões bastante novas. Por exemplo:

  • Direito Administrativo e a Realidade Jurídica – Administrativa do Século XXI; Direito e Mídia;
  • Introdução ao Gerenciamento Profissional na Área da Saúde;
  • Relações Governamentais e Lobby;
  • Tópicos em Alimentos Funcionais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui