Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
passar-no-vestibular-estrategias-primeira-tentativa-vai-de-bolsa

6 estratégias para passar no vestibular na sua primeira tentativa

Terminar o ensino médio, prestar vestibular e entrar logo na faculdade desejada é o sonho de todo vestibulando. Porém, não existe uma fórmula infalível para passar no vestibular. Se ela existisse, todo mundo passaria, não é mesmo? Todavia, existem sim algumas dicas que podem ajudar você a passar no vestibular na sua primeira tentativa.

Para começar, você precisará de muita dedicação e de uma boa dose de organização. Cada vestibular possui as suas características, ou seja, cada instituição conta com a sua própria metodologia de prova. É exatamente por isso que a receita perfeita para passar no vestibular na primeira tentativa não existe. Entretanto, você pode utilizar algumas estratégias de estudo que servem para todos os tipos de exames, como as que citaremos a seguir.

Passar no vestibular: dicas e estratégias para quem quer chegar logo na faculdade

Passar no vestibular na primeira tentativa pode ser bastante difícil dependendo do histórico do estudante, do curso e da instituição que ele escolher para prestar o exame. Alunos que sempre tiveram um desempenho incrível na escola e, principalmente, no ensino médio, terão mais facilidade no vestibular. Ainda assim, para cursos mais concorridos, como Medicina e Odontologia, esse histórico e bom nível de aprendizado podem não ser suficientes.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Por isso, muitos alunos optam por cursinhos pré-vestibular para reforçar ou ampliar a curva de aprendizado anterior. Quem não teve uma trajetória “exemplar” no ensino médio pode também correr atrás e suprir esse déficit com muita dedicação e compromisso com os estudos.

Para ajudá-lo a ter sucesso na sua primeira tentativa de passar no vestibular, separamos seis estratégias que irão melhorar a sua preparação. Confira:

1. Conheça bem as universidades antes de fazer o vestibular

Para começar a sua preparação para o vestibular, será indispensável que você conheça o tipo de prova e os métodos de aplicação realizados por cada universidade. Crie uma lista das instituições nas quais você gostaria de fazer a faculdade e verifique minuciosamente as provas aplicadas anteriormente para saber qual tipo de conhecimento será cobrado.

Nesse passo, verifique os pormenores do edital vigente e confira também os dos anos anteriores, se eles estiverem disponíveis no site da instituição. Se puder, faça um “simulado” com as provas anteriores dessas instituições para testar os seus conhecimentos e ver de forma prática o estilo do que é cobrado em cada um desses processos seletivos.

2. Entenda e respeite o seu estilo de aprender

Da mesma forma que seu autoconhecimento foi necessário para decidir quais vestibulares você vai prestar, ele será importante para que você consiga se preparar adequadamente para os exames que virão pela frente. Para começar, procure entender quais métodos de aprendizado são mais eficientes para você.

Cada pessoa aprende melhor de alguma maneira específica. Através de vídeos, de leituras, desenhando esquemas e mapas mentais, repetindo o conteúdo em voz alta, resolvendo os exercícios e se programando para rever as matérias em determinadas datas da semana. Enfim, existem diversos métodos de aprendizado e ferramentas disponíveis para que você consiga aprender os conteúdos que precisa para o vestibular e de uma maneira que seja eficiente para fixar os conhecimentos segundo o seu perfil.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Estudar à sua maneira poupa tempo e energia, além de tornar o seu aprendizado mais eficaz. Procure identificar o que funciona melhor para você e foque os seus estudos nesse método e/ou metodologia.

3. Leia com antecedência os livros que são pedidos na prova

Cada vestibular pede uma série de obras literárias. Evite os resumos dos livros solicitados. Se você realmente deseja passar no vestibular na sua primeira tentativa, será necessário investir tempo para ler todos os livros que foram pedidos pela universidade.

Essa é a estratégia mais indicada para que você consiga acertar todas as questões relacionadas aos livros pedidos. Além de conseguir pontos importantes no vestibular ao gabaritar estas questões, você também ganhará tempo para resolver questões mais difíceis da prova.

Com uma rotina de leitura bem definida, dificilmente você levará mais de três meses para ler os livros necessários. Procure estabelecer uma rotina de leitura logo após os livros serem divulgados no edital do vestibular para que você consiga dar conta de todas as leituras. Essa atividade poderá trazer um momento de relaxamento entre os estudos de outras áreas mais “espinhosas”.

4. Procure ler mais: isso vai melhorar a sua escrita

A redação é um dos fatores de maior relevância nos vestibulares, sendo muitas vezes responsável por aprovar ou reprovar um vestibulando. Além dos livros obrigatórios, leia revistas, artigos e principalmente as notícias de maior peso no País e no mundo. Procure, para isso, acompanhar algum jornal (ou mais de um) de grande circulação ou ainda os portais de notícias disponíveis na internet.

Para redigir bem é necessário ter conteúdo. Ler aumenta seu repertório e ajuda a organizar as ideias na hora de produzir a sua redação no vestibular. Além disso, melhora seu vocabulário e aperfeiçoa sua gramática e ortografia.

5. Faça diversas provas dos anos anteriores

Praticar usando as provas aplicadas em vestibulares anteriores irá evidenciar o quanto você está preparado para cada exame que você terá que encarar. Procure por provas e gabaritos dos últimos três anos, pelo menos, e faça simulados.

Depois de resolver todas as questões, confira o gabarito e observe quais são as suas dificuldades. Reforce os seus estudos nos temas/áreas em que você identificou uma dificuldade maior, para que assim você consiga ter domínio sobre elas. Com isso, você ampliará as suas chances de passar no vestibular.

Além de te fornecer o “know-how” da prova, fazer simulados com exames anteriores irá proporcionar a você maior confiança e conforto na hora de prestar o vestibular.

6. Para a segunda fase

Esta dica é especial, pois trata especificamente da segunda fase do vestibular. Nessa etapa, é necessário ser didático em suas respostas. Responda às perguntas que serão feitas como se você estivesse explicando o assunto para um amigo ou para alguém da sua família.

Para as questões da área de Exatas, deixe evidenciado o passo a passo da resolução de cada item para que o “caminho” para o resultado fique claro. O examinador de sua prova, além de verificar se a resposta está correta, também deseja saber se você realmente entende do assunto abordado.

E então, preparado para passar no vestibular em sua primeira tentativa? Use essas estratégias com dedicação e colha bons estudos! Boa sorte e bom trabalho!

 

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *