A matemática ainda é um caso de extremos entre as pessoas. Em outras palavras, essa disciplina é sempre um caso de amor ou ódio entre os estudantes. Mas, calma, temos a solução ideal para você aprender a gostar de matemática e se sair bem nessa área: aplicativos para celular.

Listamos neste artigo 9 aplicativos de matemática para você estudar, jogar, se divertir e aprender matemática. São jogos e softwares que abordam desde as operações mais simples até as mais complexas. Desse modo, você vai conseguir se sair muito bem na escola, no Enem e nos vestibulares.

No Blog Vai de Bolsa, já falamos sobre jogos que estimulam o aprendizado da matemática. Vale a pena conferir também.

Confira agora os aplicativos!

PhotoMath

Já se deparou com uma operação matemática e não soube como resolvê-la? É do Photomath que você precisa para te ajudar. Ele é um dos aplicativos de matemática gratuitos que, por meio da câmera do seu celular, digitaliza instantaneamente o texto impresso. Além disso, também digitaliza problemas matemáticos escritos à mão.

Mas, o mais interessante deste app para estudar é que ele decompõe cada problema matemática em passos simples e fáceis. Assim, o usuário pode conhecer e compreender cada etapa da resolução do problema matemático.

Este app de matemática está disponível para IOS, Android e Windows Phone e funciona sem a necessidade de estar conectado na internet.

Rei da Matemática

Quer estudar matemática de um jeito divertido? Este aplicativo vai te ajudar! Ele está disponível para tanto para o sistema operacional Android quanto para o IOS. Sua versão gratuita disponibiliza jogos para trabalhar com as operações de adição e subtração, além da combinação entre as duas.

Já a versão paga amplia o repertório de jogos e operações matemáticas envolvidas. Oferece desafios que envolvam a divisão, a multiplicação, equações, a geometria, a aritmética, frações e potências. Ele também trabalha noções de estatísticas de forma bem leve e divertida.

Todo jogador é um agricultor, inicialmente. Mas, na medida em que realiza as operações e avança em seus níveis dificuldade, o jogador pode vir a se tornar rei ou rainha.

Ele também possui uma calculadora científica e trabalha com gráficos interativos, além de suportar mais de 30 idiomas.

iMathematics

A Revista Italiana “Wired” escolheu o iMathematics como uma dos 10 melhores aplicativos de matemática para escolas e estudantes. É um aplicativo disponível para IOS, Android e Windows Phone. Ele está disponível apenas em inglês, mas sua navegação simples e a presença de ícones auxiliam mesmo quem não domina a língua.

No pacote gratuito você encontra 70 temas disponíveis para estudo, com explicações e exercícios para praticar. Na versão paga, são liberados mais de 120 temas, com tópicos mais avançados de estudo, além das novidades inseridas mensalmente.

Possui calculadoras interativas para ajudar nos estudos, de acordo com as necessidades e preferências do usuário. Ao se registrar como usuário, você pode salvar seu progresso e salvar suas explicações favoritas.

Cola Matemática

Ao contrário do que o nome sugere, este app para estudar matemática tem o intuito de atuar como um professor. Ao explicar todos os processos para resolver problemas matemáticos. É um dos melhores aplicativos de matemática para estudar para o Enem ou vestibular, pois te ensina a estudar e a entender a matemática, e não resolve problemas por você.

É um app bem abrangente, pois trabalha simples equações do dia a dia até as mais complexas e, por isso, pode ser utilizado por usuários de várias faixas etárias, além de estar todo em português. O Cola Matemática está disponível para Android e IOS.

Socratic

O Socratic é um aplicativo de estudos que foi adquirido pela Google. Ele atua na área da Matemática (Álgebra, Cálculo, Estatística, Gráficos, etc), mas também nas Ciências (Química, Física, Biologia), História, Inglês e outras.

Como ele funciona? Você tira uma foto com a câmera do seu dispositivo móvel do problema ou o digita. Conectado à internet, ele busca, encontra e indica vídeos, explicações aprofundadas e outros recursos para auxiliar você na resolução do problema apresentado.

No que se refere à matemática, a resolução dos problemas é apresentada passo a passo, para que o usuário possa compreender a lógica da sua resolução. É um app intuitivo, de visual limpo e simples, que auxilia nos estudos. Este aplicativo utiliza a inteligência artificial para a resolução e problemas e está disponível para Android e IOS.

Outras áreas serão abordadas futuramente pelo app, conforme anúncio dos seus criadores.

MyScript

O MyScript Calculator  já ganhou diversos torneios, como o Mobile Apps Showdown 2013, o Tabby Awards 2015 e o Appy Awards 2016 por suas funcionalidades e relevância. Este app matemático está disponível gratuitamente para Android e IOS. Por ser simples e intuitivo, pode ser utilizado por várias faixas etárias. Está disponível em português e mais 13 idiomas.

Ele funciona como uma espécie de folha de papel. Na própria tela do celular você escreve o cálculo ou a fórmula que precisa resolver como se fosse uma caneta mesmo. Você pode inclusive apagar e escrever novamente um número ou um sinal que tenha escrito errado.

Automaticamente, o MyScript Calculator converte o texto escrito em uma operação padrão, resolve a questão e a exibe sua resolução em tempo real.

Você pode salvar as operações que já tiver resolvido para consultas futuras. É possível também reutilizar os resultados de cálculos e equações anteriores para novos cálculos somente com a ação de arrastar e soltar na tela, na sua ”folha de papel”.

AppProva

Para quem vai fazer o Enem, este aplicativo é uma ótima recomendação, tanto para estudar matemática quando outras disciplinas.

Ele está disponível para IOS e Android. Tanto a versão gratuita quando a paga oferecem as mesmas funcionalidades. A diferença são os anúncios que aparecem na versão gratuita. Também pode ser utilizado como aplicativo no desktop.

O AppProva funciona da seguinte forma: a partir da junção das edições anteriores do Enem, o aplicativo atua a partir dos parâmetros utilizados e cria questões e simulados correspondentes aos métodos utilizados no exame.

As questões e simulados utilizam cronômetro a fim de que o aluno possa medir seu desempenho e progresso. O aluno pode resolver questões específicas de uma disciplina ou podem ser randômicas de todas as disciplinas disponíveis.

Plataforma de avaliação

Instituições de ensino também podem utilizar o AppProva  como uma plataforma de avaliação para auxiliar professores a preparar seus alunos para o ENEM e vestibulares, pois, a partir dele, é possível:

  • Comparar o desempenho de seus alunos com o de outros estudantes em todo o Brasil;
  • Aplicar simulados com o mesmo critério de avaliação do Enem, a TRI (Teoria de Resposta ao Item);
  • Identificar os pontos fortes e fracos dos seus alunos com antecedência;
  • Otimizar o tempo dos professores na preparação de questões e simulados, pois o banco conta com mais de 30 mil exercícios.

MathYou

Este aplicativo está disponível para IOS de forma gratuita, em inglês e português, e pode ser utilizado desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Ele é direcionado conforma as necessidades do usuário. Ele pode filtrar os assuntos que mais lhe interessam ou os que mais têm dificuldades.

Ao indicar o exercício dentro do aplicativo, o usuário é direcionado para outras questões, de maneira progressiva, a fim de estimular o entendimento e o desenvolvimento do raciocínio.

O MathYou gera operações diversificadas, desde as mais simples como adição, subtração, multiplicações e até mesmo operações muito mais complexas, como potências, raiz, exponenciais, operações com parênteses, entre outros.

Pense+ENEM

O Pense+ENEM está disponível para Android e é totalmente gratuito, sendo um dos melhores aplicativos de matemática para estudar patra o exame nacional.

Tem em seu banco de questões mais de 1500 questões de edições anteriores do ENEM para resolução pelos usuários. Ele também disponibiliza testes de habilidades para os usuários para análise de desempenho, a fim de auxiliar os alunos em seus programas de estudos.

Assim como no Enem físico, sua estrutura está divida por quatro áreas de conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Não perca tempo e experimente hoje os aplicativos de matemática sugeridos. Explore o Blog Vai de Bolsa e descubra outras ferramentas que podem te auxiliar nos estudos.,

Você é bom em matemática? Então confira sete cursos que o separamos para você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui