Quando precisamos ir bem nos estudos, sejam eles no ensino médio, faculdade ou preparação para concursos e vestibulares, todo recurso disponível é válido, não é mesmo? Além de organizar sua rotina de estudos, temos que aproveitar tudo o que a tecnologia pode nos oferecer. Nesse caso, um app para organizar os estudos é uma boa alternativa. Ou seja, usar um app para estudar pode facilitar sua vida de uma forma bem bacana. Com um app para organizar os estudos, por exemplo, é possível fazer listas, lembretes, mapas, calendários, enfim, cada um tem um recurso diferente. Abaixo vamos listar 11 apps que vão te ajudar a estudar melhor e se dar bem nas provas.

11 app para organizar os estudos

Já pensou você conseguir estudar melhor utilizando seu celular por meio de apps? É disso que estamos falando. Segue abaixo a lista com 11 app para organizar os estudos.

Evernote

Para quem está acostumado a usar o bloco de notas do Windows ou então é viciado em post-it, o Evernote é o aplicativo certo. Ele é uma espécie de banco de anotações para tudo. Seu uso é bem parecido com um e-mail e a busca bem fácil. Todas as informações inseridas são catalogadas de maneira bem eficiente. Para quem precisa de um app para organizar os estudos, ele serve como uma ferramenta para coletar, classificar, encontrar e compartilhar informações. Você pode salvar uma pesquisa na internet, tirar fotos das anotações dos professores ou dos colegas e armazenar no aplicativo. Depois é só classificar da maneira que você quiser: por matéria, por data, por assunto. Fica fácil procurar e até compartilhar tudo o que foi salvo. O app está disponível tanto para o sistema iOS quando para Android.

Partiu Revisar

Nós já falamos aqui no blog da importância de revisar a matéria, principalmente da chamada curva de esquecimento – estudo feito pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Nos estudos de Ebbinghaus sobre a memória humana, ele descreve que, logo após as primeiras horas de aprendizado, nossa capacidade de retenção do conteúdo sofre uma perda exponencial. Sendo assim, revisar é essencial para a retenção desse conteúdo. Com o aplicativo Partiu Revisar você pode organizar melhor suas revisões, de maneira mais eficiente. Suas principais funções são: cadastramento do conteúdo e quando ele deve ser revisto e calendário de controle das revisões. Esse calendário é pensado justamente em alternar o ciclo das revisões a melhorar a curva de aprendizagem. O app foi desenvolvido por um concurseiro, então foi pensado justamente em quem tem provas com acúmulo de conteúdo e está disponível apenas no sistema Android.

Aprovado

Aprovado é um app para organizar os estudos que serve como um cronômetro. Você adiciona as matérias que vai estudar e quando for estudar uma delas, aciona o cronômetro. É possível pausar ou encerrar e depois fazer comparação entre o tempo estudado em cada matéria. Você pode, previamente, definir seu plano de estudos e o app controla ele para você. É possível também separar as matérias por conteúdo. O app é gratuito e tem versões para iOS e Android. Para obter funções como “desempenho”, é necessário adquirir a versão paga do aplicativo.

Pomodoro Challenge Timer

A técnica Pomodoro foi criada pelo italiano Francesco Cirillo que usou um cronômetro de cozinha com o formato de um tomate para gerenciar o seu tempo. A técnica foi elaborada no fim da década de 1980, e se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. De acordo com o estudos do italiano, 25 minutos é considerado como sendo o tempo ideal para esses blocos, também conhecidos como “pomodoros”. O aplicativo Pomodoro Challenge Timer, ou Productivity Challenge Timer (como aparece o nome do app), está disponível tanto para iOS quanto para Android. A ideia é cronometrar as atividades de estudo do usuário de acordo com a Técnica Pomodoro. Ele desafia o estudante a estudar mais, ganhando ou perdendo classificações, dependendo do seu desempenho. O aplicativo está disponível somente em inglês. Existem também outros aplicativos que utilizam a mesma técnica. São eles: Be Focused, Clear Focus, Pomello e Tomato-timer.

Todoist

Foi classificado pelo portal de notícias The Verge, o melhor app de “to-do” (organização) atualmente. Com esse aplicativo é possível organizar as tarefas do dia a dia e riscá-las quando estiverem feitas. Também podem ser adicionadas sub tarefas e seus prazos. É possível lembrar de datas de vencimentos também e delegar tarefas para outras pessoas. Além de decidir suas prioridades. É possível visualizar as tarefas de hoje e até de 7 dias, facilitando o planejamento dos estudos da semana. Mas você pode também visualizar os próximos 30 dias, se quiser. Se você prefere sua lista de tarefas em papel, é possível também imprimir sua agenda. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Microsoft To-Do

Lançado em 2017 com a intenção de substituir outro app para organização, o Wunderlist, o To-Do permite ao usuário criar listas de tarefas para organizar o seu dia ou semana de forma simples e rápida. Disponível para iOS, Android e Windows Mobile. É possível adicionar tarefas, criar lembretes para elas, data para serem concluídas e adicionar anotações. O app permite sincronizar informações com o Outlook. As tarefas podem ser personalizadas com cores e compartilhadas com qualquer pessoa.

EstudAqui

Voltado para o estudo de provas de concurso, o app EstudAqui cria um plano de estudos personalizado, baseado nas dificuldades e facilidades pessoais de cada estudante. O estudante escolhe a prova de concurso que quer estudar e o app preenche com as matérias do edital. Depois disso, é necessário indicar o nível de conhecimento e facilidade pessoal de cada matéria. A tecnologia do app cria um ciclo de estudos personalizado, com metas de estudos diárias e semanais. A tecnologia do app para organizar os estudos, calcula automaticamente informações como: tempo desperdiçado com pausas e quais as matérias com o melhor e o pior rendimento. Disponível para Android e iOS.

MindMeister

Esse app é um software de criação de mapas mentais. Já falamos sobre mapas mentais aqui no blog. O mapa permite que você capture, desenvolva e compartilhe suas ideias visualmente. Com o MindMeister é possível gerenciar visualmente seu estudo, colocando ordem no conteúdo para que você possa ter um panorama geral dele. Com a utilização de mapas mentais, você estuda através de palavras-chave, criando gatilhos para a memória. Essa técnica permite que você aprenda mais rápido, registre melhores anotações e faça brainstorms de forma mais eficaz. O app está disponível tanto para Android quanto iOS.

Google Keep

Esse aplicativo do Google foi criado para que você possa criar notas, listas, fotos e áudios. Pode ser associado aos lembretes do Google Agenda e com o Google Docs. É possível compartilhar com outras pessoas essas listas, facilitando a organização em grupo. Você pode filtrar e pesquisar rapidamente notas por cor e outros atributos, como listas com imagens e notas de áudio com lembretes. O recurso de áudio facilita para quem precisa tomar algum tipo de nota enquanto está em movimento. Outro recurso interessante é a transcrição de notas em imagens para texto: é possível capturar texto de dentro da imagem. Também é possível criar desenhos com ele. O app está disponível para Android, iOS e Google Chrome.

Agenda do Estudante

Esse app para organizar os estudos está disponível somente para Android e é direcionado para quem está na vida acadêmica ou escolar. Segundo o site Tech Tudo, é um aplicativo muito prático para alunos de qualquer grau escolar se organizarem em tarefas cotidianas, e que ajuda a melhorar o desempenho em sala de aula. No app é possível criar um quadro de horários das aulas e as exigências feitas por cada um dos professores. Também possui a função lembrete que avisa antecipadamente as datas de provas ou trabalhos a serem entregues. O aluno também pode acrescentar as notas dessas provas e trabalhos, transformando o app em um boletim virtual. Além das aulas, é possível acrescentar outros compromissos do estudante, como atividades extra curriculares e de lazer. É possível acrescentar fotos aos eventos agendados.

Geekie Games Enem

Também já mencionamos esse aplicativo aqui no blog. Esse aplicativo é feito especificamente para quem quer estudar para o Enem, por mais que possa ser usado por qualquer estudante. É possível criar um plano de estudos personalizado analisando os pontos fracos e fortes do estudante. O estudante pode se inscrever em simulados feitos pela mesma equipe que cria os simulados do site Hora do Enem (programa do Ministério da Educação). Disponível somente para o Google Play. Escolheu qual aplicativo você vai baixar? Veja quais são as suas necessidades e escolha um (ou mais) deles. E continue acompanhando nosso blog para saber mais novidades.