Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
aprender física

Aprender física: confira dicas para fazer isso de forma fácil pela internet

Muitas vezes a Física é considerada uma das piores matérias do ensino médio, é a que menos os estudantes se identificam. No entanto, a Física não é esse bicho de sete cabeças, ela é superaplicável no dia dia, o que facilita no processo de aprendizagem. Ou seja, aprender Física não é tão complicado assim e há dicas práticas para isso.

Já adiantamos aqui para você: aprender Física não é e nem deve ser um processo mecânico e maçante de decoração de fórmulas e cálculos. Para realmente conseguir se dar bem nas provas de Física é preciso entender como a matéria funciona. Parece muito difícil, né? Mas na verdade é unindo o prático ao teórico que se aprende. 

Caso você esteja se preparando para o Enem ou vestibulares, saiba que na prova de Ciências Naturais do Enem, por exemplo, as questões são divididas entre temas de Física, Química e Biologia. No Enem é fundamental saber interpretar texto. Os enunciados parecem complicar muito o problema, no entanto, muitas vezes é só falta de interpretação e ele é menos complicado do que parece. 

Se você quer aprender física sozinho e na internet, fique tranquilo. Preparamos esse post recheado de dicas para você mandar bem nas suas provas de física. 

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

Leia também: Saiba tudo sobre o curso de Física

Como aprender Física sozinho

Comece pelo básico!

A Física é dividida em áreas menores de conhecimento. É interessante conhecer os conceitos fundamentais de cada uma dessas áreas para depois se aprofundar em algum assunto específico. Quando for estudar cada uma dessas áreas, comece criando mapas mentais.

Eles ajudam na organização das ideias e no ranqueamento das categorias que são mais fundamentais e as que são mais específicas. Para aprender física é necessário saber as grandes áreas da Física mais presente em provas como o Enem, por exemplo: 

  • Mecânica: Cinemática e Dinâmica;
  • Eletromagnetismo: Eletrostática e Eletrodinâmica;
  • Termodinâmica: Calorimetria e Termometria.

Conhecer bem o Sistema Internacional de Unidades e a utilização dos prefixos do SI poderá salvá-lo de muitas dificuldades. Aproveite e confira também algumas dicas valiosas para resolver exercícios de Física.

Melhore suas habilidades matemáticas

A Física é uma ciência que aplica muitos conceitos de matemática, portanto, para conseguir resolver problemas em física é necessário dominar habilidades de matemática básica. Por isso, antes de começar a estudar física, você precisa treinar cálculos básicos, aqueles que você aprendeu lá no ensino fundamental. Eles serão fundamentais para conseguir ter bom desempenho nos problemas físicos. 

Algumas habilidades fundamentais para começar são:

  • Frações: Representar números fracionários e realizar operações com frações é fundamental para a resolução de diversos problemas na Física;
  • Conversão de unidades: Converter comprimentos, áreas e volumes é muito útil em todas as áreas da Física
  • Notação científica: Conhecer e fazer operações com notação científica agiliza a resolução de problemas, tornando-os menos complexos;
  • Geometria: Cálculos de áreas e equações de 1º e 2º grau são muito úteis para a resolução de exercícios;
  • Potenciação: As regras das aplicações de potências são bastante úteis em diversos casos;

Crie o hábito de estudar diariamente

Para aprender física é necessário elaborar uma rotina de estudos e ter muita responsabilidade para cumprir ela. É preciso definir um tempo mínimo de estudo diário, além de definir um tempo máximo também. Não vá se perder nos estudos, para aprender mais é importante ter as pausas para o  lanche, descanso, exercícios físicos, entre outros. 

No começo pode parecer difícil, mas se você quer aprender física esse é único caminho. Se dedicar muito. Além disso, tudo é uma questão de hábito, após um tempo realizando essa rotina todos os dias, você perceberá que ao revisar o conteúdo ensinado no cursinho, na escola, em vídeo aulas, exercícios online ou até mesmo lendo artigos sobre seu raciocínio ficará mais afiado e será muito mais tranquilo conseguir realizar tantas horas de estudo por dia.

Por isso, é ideal que você leve a sério seu compromisso com a física e não deixe de estudar todos os dias da semana um pouquinho,  você pode ir aumentando o tempo conforme for ficando mais fácil para você. 

Uma ideia legal também é você criar um dicionário para aqueles termos que você ainda não conhece ou que não lembra mais. Assim, quando for fazer algum exercício ou ler algum texto sobre física e se deparar com eles, já adicione no seu dicionário. Vai facilitar muito o seu processo de aprendizagem de física.

Quando estiver fazendo algum exame como o Enem, será mais fácil também. Pior do que não conseguir resolver o problema é não entendê-lo, não é mesmo?

Leia também: Faculdade de geofísica: tudo sobre o curso e o mercado de trabalho

Aprenda interpretar textos

Como já dissemos aqui, a maior parte dos problemas em física costumam ter enunciados bem elaborados, se você quer aprender física, precisa primeiro aprender a interpretar textos.  Para aprender física é necessário saber entender os enunciados, que muitas vezes dão todas as dicas e só são escritos de maneira para confundir o estudante. 

Além de conhecer bem os termos que envolvem esse universo, é preciso que você tenha o hábito da leitura, para poder então te auxiliar nesse momento. Quanto mais ler sobre física ou sobre outro assunto, mais fácil vai ser de você conseguir enxergar qual é o problema a ser resolvido.

Lembre-se o Enem ou os vestibulares não estão testando apenas o conhecimento em física, é também sua capacidade de ler um enunciado e focar naquilo que realmente é necessário resolver.  Nesses casos a leitura é fundamental. 

Desenhe: isso ajuda!

Para aprender física também é preciso um certo domínio de desenho. Isso mesmo: desenhar ajuda você a conseguir esquematizar o problema de maneira mais clara. Se você desenhar as situações descritas no enunciado, fica mais fácil visualizar a resolução do problema. 

Fazer esquemas contendo diagramas, vetores, trajetórias e relações entre grandezas facilita a resolução de exercícios por tornar as informações mais evidentes e de fácil acesso. No entanto, fique tranquilo caso você não saiba desenhar. São alguns rabiscos para que você mesmo entenda o próprio esquema

Confira sites para aprender Física na internet

Canal de Física Universitária 

Gil da Costa Marques, professor titular do Instituto de Física (IF) da USP, tem um canal no YouTube para quem quer aprender Física sem grandes complicações. Gil tem no canal do Youtube um grande acervo de aulas de física de nível universitário, mas saiba que para conseguir aprender física independente do nível, é necessário saber matemática básica.

Se você tiver afiado nos cálculos mais simples, com dedicação e atenção você vai aprender muito sobre física neste canal. 

Física Geral I da Unicamp – Canal Univesp TV

A Física Geral I da Unicamp é ideal para você que está querendo aprender mais sobre os princípios básicos da física. É um canal bem introdutório, com aulas ministradas pelo professor Luiz Marco Brescansin.

Nos vídeos, o professor explica bem as bases das disciplinas que serão apresentadas nas aulas, ou seja, se você está começando agora com a física não tem problema. 

Curso de física básica do Veduca

Este canal já é um pouco mais específico. O curso do professor Vanderlei Salvador Bagnato analisa o movimento e repouso dos corpos. Também compreende a sua evolução no tempo e seus deslocamentos e os efeitos subsequentes sobre o ambiente.

No entanto, se você quer aprender física de todas as áreas, vale conferir o curso. É uma ótima dica para alimentar o raciocínio lógico e aumentar o vocabulário. 

Viu como tem diversas oportunidades sobre como aprender física pela internet e ainda se dar bem nos estudos? Para saber mais sobre o Enem ou vestibulares, acesse o blog do Vai de Bolsa

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *