Aprender inglês sozinho: confira dicas para sair do básico

Aprender inglês sozinho: confira dicas para sair do básico

A língua inglesa é o idioma mais falado em todo mundo e você com certeza deve saber disso. Aprender inglês pode abrir novas oportunidades de carreira.Testes de inglês também são a porta de entrada para cursos e bolsas no exterior e deixa você mais inteligente. E é possível aprender inglês sozinho!Nesse post, nós vamos mostrar como,

Dominar a língua do Tio Sam é tudo de bom. É possível entender o que as divas do pop cantam, ler livros em sua versão original e não precisar de legenda para assistir filmes e séries.

Para quem já tentou aprender inglês em cursos tradicionais já sabe que são anos de estudo, mas com o avanço da tecnologia é possível agilizar (e muito) esse processo. Não estamos dizendo que estudar em uma escola especializada não é eficaz. Pelo contrário! Queremos dizer que existem recursos para otimizar os seus estudos, que inclusive podem permitir que você aprenda inglês sozinho.

Dúvida? Continue a leitura do artigo e saiba mais!

1. Aprender inglês sozinho com ajuda de aplicativos

Confira abaixo a lista dos principais aplicativos para aprender inglês sozinho, no conforto da sua casa, ou no deslocamento para a universidade ou trabalho.

English Grammar in Use

Quem passou pelas escolas tradicionais de idiomas já desejou ter uma dessas gramáticas. Contudo, com o avanço da tecnologia as mais de 150 lições de gramáticas estão disponíveis no Google Play com poucos cliques.

Nele, você vai encontrar explicações teóricas sobre o assunto e várias atividades de fixação. As primeiras unidades são gratuitas e, depois, é possível adquiri-las em pacotes. É importante ressaltar que a English Grammar in Use prepara o estudante no que seria o curso intermediário de Cambridge.

Duolingo

O Duolingo é uma plataforma de línguas que oferece treinamento para mais de vinte idiomas, mas é com apenas cinco minutos de estudo diário que  método garante que o estudante consegue aprender inglês sozinho.

As aulas são personalizadas e gamificadas. De forma que, quanto mais o aluno se dedica mais ele ganha moedas que podem ser trocadas por mais recursos. Você lembrou de algum jogo de videogame, não é mesmo?  É justamente essa forma divertida de estudar que faz com que o aplicativo seja uma das formas mais populares para se aprender em inglês em todo mundo.

Embora o Duolingo seja recomendado por muitos professores de inglês, não é possível aprender inglês sozinho com a ferramenta. Se destaca mais quem já tem conhecimento prévio, mas não deixa de ser uma metodologia eficaz para ampliar  vocabulário.

Phrasalstein Phone

O Phrasalstein Phone é o aplicativo perfeito para melhorar a performance com os temidos Phrasal Verbs, ou seja, os verbos que vêm acompanhados de preposições mudando completamente o sentido. Como é impossível aprender inglês sem empregar longas horas decorando esses termos, a ferramenta é uma excelente forma de complementar os estuds de quem pretende se tornar fluente no idioma.

Hello English

Um dos diferenciais do Hello English é que logo no cadastro ele pergunta ao usuário “Qual o objetivo ao aprender inglês”. Afinal, é possível estudar a língua para fazer viagens, para o trabalho, assistir filmes ou até mesmo para jogar videogames. Assim, o aplicativo adapta a metodologia de acordo com o foco do estudante.

Outro diferencial do aplicativo é que ele é mais focado na compreensão de texto e no entendimento de textos longos. Assim como o Duolingo, também oferece recompensas para que o estudante siga motivado.

Learn English Elementary Podcasts

Este é aplicativo é voltado para quem está transitando entre o nível intermediário e avançado, pois o objetivo é oferecer faixas de áudio para que o estudante possa melhorar a sua audição e compreensão de diálogos em inglês.

Um dos diferenciais da ferramenta é que esses podcasts podem ser baixados para serem ouvidos offline, aumentando assim as chances de o estudante estudar inglês em qualquer lugar, com acesso à internet ou não.

2. Treinar inglês ouvindo música

Quem nunca perdeu a vergonha ao cantar uma música em inglês sem saber a letra direito não viveu intensamente. E como ouvir música é o hobby da maioria das pessoas, repetir canções inúmeras vezes para que os alunos pudessem completar a letra de uma determinada música é uma ferramenta clássica de prática de língua inglesa.

E mais uma vez a tecnologia chegou para facilitar a vida dos professores e deixar os estudantes com tendinite de tanto ouvir e completar letras de música. O lyrics training é uma plataforma onde o estudante pode fazer esta atividade quantas vezes quiser, escolhendo o nível de inglês, o ritmo desejado, a música e o cantou que emprestou a voz aquela versão. Tudo isso sem contar que é possível escolher ainda se as músicas serão estudantes em inglês americano ou britânico.

Assim como os aplicativos, a plataforma também é gamificada e cria um ranking com os melhores desempenhos. O lyrics training também conta com uma versão em aplicativos.

3. Aprender inglês com filmes e séries

É possível aprender inglês com filmes e séries? A resposta é sempre positiva dependendo do nível de foco e dedicação do estudante, não é mesmo? Mas também não é como um passe de mágica que a pessoa que não entende nada de inglês, vai sentar em frente a televisão, assistir todas as temporadas de Friends e sair por aí fluente no idioma.

Aprender inglês assistindo filmes e séries tem técnica e o passo a passo é o seguinte:

  1. Prefira séries, mas se for escolher um filme, opte por um que você conheça o roteiro;
  2. Se você nunca assistiu ao episódio, veja a primeira vez com áudio em inglês e legenda em português;
  3. Depois assista com áudio e legenda em inglês. É neste momento que acontece a assimilação entre a história que você já conhece e as palavras que você quer fixar. Pouco a pouco o seu cérebro vai dando um significado para essas palavras;
  4. Se quiser fixar ainda mais, assista novamente com áudio em inglês e sem legenda. Vai ser mais difícil e você precisará de muita atenção. Mas também é uma excelente ferramenta de assimilação e fixação de vocabulário.

Séries mais indicadas

E quais são as séries mais indicadas para aprender inglês? A sua preferida, claro! Mas Friends, How I Met Your Mother e Moderd family são bastantes recomendadas por professores de inglês, pois retratam situações do cotidiano.

Além disso, a BBC também conta com uma série curta e divertida para aprender inglês: Extra English. O enredo é bem simples: duas amigas são vizinhas de dois amigos e um deles é um Argentino que viaja para Londres para estudar inglês.

O mais legal de Extra é que os personagens corrigem o argentino sempre que ele erra uma frase. De forma que é possível também corrigir alguns erros cometidos pelos alunos que acompanham a série.

4. Melhorar o inglês jogando videogame

Quem gosta de jogos sabe que não se trata apenas de ganhar vidas, matar inimigos ou construir cidades. Há também muitos diálogos que são fundamentais para entender a trama e ganhar o jogo. Dessa forma, é essencial ler sobre o game em fóruns de discussão, vídeos no youtube e até mesmo no dicionário Oxford, por que não?

As dicas para quem recomenda aprender inglês jogando videogame são: 

  • Os jogos mais indicados para iniciantes são Minecraft e The Sims. Esses jogos contam com histórias mais simples e o estudante (e noob) pode ir melhorando o vocabulário e compreensão de texto antes de cair em uma dirt ou wood (histórias mais longas);
  • Faça Role Playing Games. O que isso significa? Faça interpretações e se preocupe com o sentido das ações. Em The Sims, você clica no chuveiro e aparecem frases como “Take a shower”, mas quem aprendeu inglês jogando garante que, com o passar do tempo, essas associações se tornam naturais;
  • Importe-se com a lore, ou seja, com a história do jogo. Se você não estuda a história, não entende o enredo e não consegue nem aprender inglês, tampouco ganhar o jogo;
  • Assuma-se um noob. Mas seja um iniciante dedicado, afinal todo mundo precisa começar de um começo, não é mesmo? Peça ajuda que muitos jogadores costumam auxiliar quem está entrando neste mundo agora. Outro ponto importante é que jogos com multiplayer são excelentes para aprimorar a comunicação. 

No entanto, é preciso deixar claro que habilidades como escrita não são tão aprimoradas para quem vai aprender inglês com jogos. Para tanto, você pode escolher um dos aplicativos que falamos no início do texto.

Pronto para aprender inglês sozinho?

E aí, você está pronto para encarar  desafio de aprender inglês sozinho?

Deixe sua opinião nos comentários!