Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Arquitetura e urbanismo: quais habilidades devo ter para estudar na área?

Você já decidiu seguir carreira na área de arquitetura e urbanismo. No entanto, ainda está em dúvida se essa área se encaixa do seu perfil, ou ainda se você tem as habilidades corretas para se dar bem profissionalmente. Não tem problema, nós estamos aqui para ajudar. Neste post, vamos abordar quais as aptidões mais procuradas no mercado de trabalho por quem atua com arquitetura e urbanismo. Uma dica: a tecnologia entrou de vez para evoluir esse segmento.

Uma das dúvidas mais comuns no processo de escolha de uma carreira nessa área são as diferenças e semelhanças com a Engenharia Civil, por exemplo. Portanto, essa é uma questão que deve ser superada ao decidir ingressar em um curso de Arquitetura e Urbanismo. Em suma, enquanto uma área está mais focada em disciplinas de exatas, a outra aborda áreas do design.

Feito isso, saiba que para ser arquiteto e urbanista você terá que ter domínio de desenho. Assim como ser uma pessoa criativa e também gostar de matemática. Ou seja, não é porque você escolheu essa área – e não engenharia – que estará livre dos cálculos. É preciso também ficar atento às novas tecnologias.

Além de analisar as habilidades para um bom arquiteto e urbanista, é importante também procurar o curso certo. Em outras palavras, uma graduação de qualidade, como as oferecidas pela Estácio e pela FMU, por exemplo.

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

Confira todos os detalhes sobre o assunto nesse post.

Leia também: Podcast Guia de profissões: como é a carreira de um engenheiro civil

Entenda melhor o curso de Arquitetura e Urbanismo

Você tem certeza que compreendeu a proposta do curso de Arquitetura e Urbanismo? Antes de conferir as habilidades necessárias para ingressar na área, é importante rever como é esse curso de graduação. O curso de Arquitetura é formado de disciplinas básicas, tais como:

  • Desenho Artístico
  • Desenho Técnico
  • Introdução a Gestão de Projetos
  • História da Arquitetura
  • Análise e Gestão Ambiental
  • Gestão de Projetos
  • Urbanismo e Infraestrutura
  • Projeto e Instalações Prediais
  • Teoria das Estruturas
  • Planejamento Urbano

Normalmente, o curso de graduação tem duração de quatro anos. É oferecido na modalidade presencial e também à distância. Nesse caso, quando há atividades práticas (aulas de desenho, produção de maquetes, visitas técnicas, etc), essas devem ser feitas presencialmente. O curso também exige o estágio curricular obrigatório.

Também existem opções de cursos de tecnologia na área de Arquitetura e Urbanismo, como o curso de Design de Interiores, por exemplo.

E o profissional de Arquitetura e Urbanismo, o que faz?

Após concluir o curso, o arquiteto estará apto para planejar e organizar ambientes externos e internos de qualquer tipo de edificação. Um projeto arquitetônico deve ser funcional e agradável, além de proporcionar conforto, priorizar a luz solar, além de outros critérios técnicos de acordo com cada projeto.

No entanto, em praticamente todos os trabalhos deve ser levadas em conta aspectos ambientais, como iluminação, ventilação e conforto. Um arquiteto também tem um pouco de habilidade de gestor, pois precisará coordenar a construção e a reforma de casas e outros imóveis. Por meio do desenho técnico, ele também faz a planta desses imóveis. Decide, por exemplo, quais materiais utilizar.

Onde o profissional pode trabalhar?

Quem é formado na área de Arquitetura e Urbanismo pode atuar em vários segmentos, tais como:

  • Arquitetura de interiores
  • Paisagismo
  • Urbanismo,
  • Lojas de decoração e design
  • Construção de casas e edifícios
  • Restauração de imóveis tombados
  • Projetos arquitetônicos

Em suma, o arquiteto e urbanista é aquele profissional que tem a habilidade de aliar estética, conforto e aproveitamento de espaço em uma construção.

Leia também: Veja quais são as 10 profissões mais preferidas pelas mulheres sendo o MEC

Quais são as habilidades mais requisitadas

Agora que você já revisitou o curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, é hora de conhecer algumas das habilidades necessárias para você ter uma carreira promissora na área. Ou seja, não basta apenas escolher o curso. É preciso identificar se você tem o perfil e as habilidades corretas para se destacar profissionalmente no segmento. Confira algumas das principais:

Ter afinidade com desenhar

Há um conceito distorcido de que o estudante que opta por fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo precisa desenhar perfeitamente. No entanto, apesar de lidar diariamente com projetos, não é necessário saber fazer desenhos realistas e perfeitos. Pelo contrário, a ideia aqui é conseguir colocar no papel de uma forma clara o seu projeto, de uma forma que seu cliente consiga entender.

Nesse sentido, a simplicidade com exatidão pode fazer toda a diferença. Como assim? Em outras palavras, saber fazer desenhos de fácil entendimento e cada vez mais próximos da realidade. Se você percebe que essa não é bem sua aptidão, sem problemas, é possível desenvolvê-la com muito treino e aulas.

Além disso, é importante salientar que existem softwares avançados na área de Arquitetura e Urbanismo que auxiliar o profissional na hora de desenvolver o projeto. Ou seja, além das tradicionais maquetes, uma reprodução fiel em escala menor dos projetos, há programas para desenho 3D em computador.

Gostar de matemática

Como falamos anteriormente, não use a escolha em Arquitetura e Urbanismo para “desviar” da matemática. Pelo contrário, é uma área em que os cálculos estarão presentes em cada projeto. Portanto, não tem como escapar das equações, fórmulas e contas. Apesar de que os softwares de desenho e projetos ajudam e muito nessa parte. E porque não a velha e boa calculadora, não?

No entanto, a quantidade de cálculos não é motivo para pânico. Tudo é uma questão de treino e prática. Você pode desenvolver seu raciocínio lógico também com jogos e aplicativos bem legais.

Leia também: Como desenvolver suas softskills

Ser uma pessoa criativa

Está aí uma das grandes diferenças entre quem opta por engenharia ou arquitetura. Na engenharia, a parte de cálculo é ainda mais pesada e os projetos são mais rígidos. Agora, na arquitetura, você pode dar vazão a sua criatividade. Na verdade, a criatividade será um dos grandes diferenciais do profissional de arquitetura e urbanismo no mercado de trabalho.

Qual o motivo? Isso porque é por meio das ideias criativas que você desenvolverá projetos inovadores e aplicáveis. Ou seja, não adianta também fazer aquele projeto megacriativo, porém, sem viabilidade técnica. Fique antenado com as novidades do mercado para apresentar aos clientes um projeto totalmente único e que seja a cara do proprietário.

Construir network a todo momento

Quem gosta de Arquitetura e Urbanismo precisa estar ligado nas tendências e novas tecnologias do mercado. Um dos melhores locais para isso são nas feiras, seminários e eventos voltados para o segmento. Nesses locais, haverão palestras interessantes e exposições com o que tem de mais atual na área. No entanto, o que mais vale a pena mesmo é o relacionamento com os demais profissionais da área e potenciais clientes: o chamado network.

Por outro lado, o networking não se faz apenas em eventos. Ocorre também durante cursos de capacitação ou até encontros e festas informais entre amigos. São de ligações pessoais improváveis que podem nascer grandes possibilidades de projetos arquitetônicos.

 

Se interessar por cultura e história

Para ser um bom arquiteto e urbanista, gostar de cultura e história é um grande diferencial. Para fazer um bom projeto de arquitetura ou urbanístico, é preciso estudar todo o contexto da obra. Estudar a cidade e bairro em que se encontra, as variáveis históricas e culturais, a herança tradicional das famílias envolvidas, enfim.

Desse estudo podem sair muitas ideias para fazer aquele projeto irretocável. Por isso, também há um trabalho de pesquisa histórica e cultural importante a cada novo projeto.

E aí, você tem as habilidades necessárias?

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem o seu perfil? Mais do que as habilidades esperadas nesse profissional, é preciso também fazer uma boa escolha de um curso de graduação de qualidade, como falamos no início desse post. Para isso, temos excelentes instituições de ensino em todas as regiões do Brasil que ofertam cursos de Arquitetura e Urbanismo, como a Estácio e a FMU.

Acompanhe mais informações sobre cursos, capacitações, bolsas, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

 

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *