O artigo de opinião é um dos gêneros mais comuns que caem nas redações de vestibular. Com certeza você já viu alguma matéria em jornais ou revistas, alguma coluna de opinião. O gênero tem ganhado muita força também no mundo online, nos blogs ou até mesmo com os criadores de conteúdos das redes sociais. O artigo de opinião tem como objetivo defender um ponto sobre algum assunto relevante para a sociedade. 

Em muitos vestibulares de instituições públicas e públicas é comum ser cobrado na redação um artigo de opinião. Além disso, se você ainda está na escola ou fazendo cursinho, saiba que é bem provável que este gênero também seja cobrado.

Por isso, vamos te explicar o que é um artigo de opinião e como produzir este texto. Veja também um exemplo de artigo de opinião para te ajudar a tirar 10 na redação do vestibular! Vamos nessa?

Leia também: E-book grátis: como fazer uma redação nota 1000!

O que é artigo de opinião?

O artigo de opinião nada mais é que um texto dissertativo-argumentativo onde o autor expõe seu ponto de vista sobre algum determinado assunto. Além disso, o autor precisa argumentar o porquê daquela opinião e concluí-la. Por isso, o texto recebe esse nome. 

Como já dito, normalmente os artigos de opinião aparecem mais em meios de comunicação como rádios, jornais, revistas ou blogs. Os temas geralmente são sobre algo relevante que seja factual, como, por exemplo, a pandemia causada pelo Coronavírus.

Vale lembrar que a argumentação é o principal recurso utilizado nos artigos de opinião, ou seja, é necessário embasamento para levantar uma pauta, por mais que seja um texto opinativo. 

Características de um artigo de opinião 

O artigo de opinião é necessariamente um gênero argumentativo, que defende um ponto de vista por meio de argumentos. A linguagem pode ser mais informal e objetiva, como é o caso de muitos blogs e revistas, no entanto,  é preciso seguir a norma padrão da língua portuguesa, pensando sempre que pessoas de diversas regiões do país e de diferentes graus de escolaridade podem ler o texto.

É importante levar essa questão em consideração porque nos vestibulares é cobrado um texto dentro das regras gramaticais, porém de uma maneira simples e objetiva para qualquer leitor. 

Por isso, os temas do artigo de opinião precisam ser de relevância para sociedade e também atualizado, Ou seja, fatos que aconteceram nos últimos dias, meses ou algum assunto atemporal como o racismo, por exemplo. Mas é importante usar casos recentes se você for falar sobre algum assunto que não seja datado. 

Este tipo de gênero tem como objetivo trazer debate de assuntos importantes para a sociedade, na hora de escrever o texto pesquise sobre os assuntos mais atuais e os impactos do tema na sociedade.

A estrutura do artigo de opinião

Os artigos de opinião, assim como uma dissertação argumentativa segue um padrão de estrutura de texto que traz a introdução, o desenvolvimento e por último a conclusão. 

  • Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo;
  • Desenvolvimento (interpretação): momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados;
  • Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.

Leia também: Como estudar redação para o vestibular

Como fazer um artigo de opinião – passo a passo

Escolha e definição do tema

Se você for fazer um artigo de opinião para uma prova de vestibular, por exemplo, o tema do texto provavelmente já estará definido. Caso seja para um trabalho ou prova escolar, você irá precisar definir um tema. O tema é o assunto que o autor irá escrever, o título do artigo precisa fazer sentido com tema. É importante se atentar ao título ele normalmente é considerado na hora da avaliação 

É fundamental que você escolha um tema relevante e atual. Lembre-se que você será avaliado pela capacidade de dissertar e trazer opinião sobre um tema sensível para sociedade. A ideia é que seu texto seja persuasivo, o tema precisa ser compatível com a realidade do país ou região. 

Pesquise dados 

Você precisa ter bons argumentos para convencer o leitor que a sua opinião faz sentido. Por isso, não deixe de acompanhar os jornais, revistas e até blogs sobre os mais diversos assuntos, afinal, você pode não escolher o tema do seu texto. Além disso, pesquise em livros na biblioteca, sites e consuma conteúdos também de colunistas de jornais. 

Anote tudo que você acredite ser relevante para conseguir construir o texto, no entanto, por mais que você escute opiniões sobre o mesmo tema, lembre-se que é necessário construir a sua opinião, certo? Por mais que você concorde com opinião de algum especialista, por exemplo, é necessário que você  produza a sua opinião, afinal, é um artigo opinativo. 

Foque em um tema

Depois de selecionar um tema, você precisa pensar em um angulo para o texto. Ou seja, você precisa fazer um recorte. Se o texto for sobre o racismo no Brasil, por exemplo, esse é um tema muito amplo em que dá para falar sobre muitas questões, não é? A história, escravidão, racismo no trabalho, nas universidades, direitos negados, enfim, são muitos assuntos que podem ser tratatados nesse tema. 

Por isso, é fundamental que você consiga fazer um recorte do tema, se não acaba sem focar no seu texto, podendo assim perder pontos na hora de desenvolver o artigo. Lembre-se que é mais fácil você conseguir argumentar em cima de um assunto e usar dados, exemplos e fatos para justificar a sua opinião. 

Produção de texto

Agora é hora de focar na produção do texto, não adianta ter um bom tema definido e não conseguir expor ele de forma coesa. De acordo com a estrutura do texto de opinião – introdução, desenvolvimento e conclusão – é a hora de produzir o texto em linguagem formal. A coesão e a coerência são dois mecanismos fundamentais na construção de um texto inteligível.

A coesão está relacionada com a utilização correta das palavras na ligação entre frases, períodos e parágrafos, os chamados conectivos. Já a coerência, faz referência à lógica das ideias expostas no texto.

Como começar o artigo de opinião

Para começar um artigo de opinião é necessário desenvolver um planejamento e um projeto de texto. Planejando e projetando seu texto antes de escrever é muito provável que você consiga apresentar um artigo com coesão, coerência e argumentos bem fundamentados. Acompanhe, a seguir, um passo a passo de como escrever o seu artigo de opinião. 

Planejamento e projeto de texto

O primeiro passo para produção do seu artigo de opinião deve ser a composição da leitura, organização e reflexão das ideias que serão desenvolvidas durante o texto.  Por isso, o autor precisa definir: 

  • Tema;
  • Tese;
  • Fundamentos da argumentação;
  • Organização lógica do texto (aqui, define-se o que deve haver em cada parágrafo, ou seja, qual será a trajetória discursiva usada pelo autor para defender seu ponto de vista no texto).

Revisão

Depois de criar o rascunho do seu artigo de opinião, é a hora de revisá-lo. Para isso, você deve garantir que o texto esteja dentro da norma gramatical, ou seja, verifique a ortografia, acentuação e a pontuação. Além disso, checar se os fatos estão na ordem correta e se precisa acrescer ou excluir algumas informações.

Cuide para não mexer muito na estrutura do texto e algum trecho ou parágrafo ficar para trás, beleza? Esse é o momento do rascunho, a revisão serve para olhar aqueles pontos de gramática. 

E aí, preparado para elaborar um artigo de opinião nas provas e no vestibular? Se quiser mais dicas para mandar bem no vestibular e no Enem, confira o nosso blog. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui