5 atitudes positivas que atraem o sucesso profissional

0
2

As atitudes positivas sempre foram um importante diferencial no trabalho. Mas com um mercado cada vez mais saturado, elas se tornaram essenciais para quem quer atrair o sucesso profissional. Por isso, listamos 5 posturas importantes para quem quer contribuir com um ambiente de trabalho melhor. Além disso, mostramos como isso pode te ajudar a conquistar uma maior ascensão profissional.

Em outras palavras, sempre há maneiras para se reinventar profissionalmente. O importante é não se acomodar ou ceder à autossabotagem, por exemplo. Na maioria das vezes, são atitudes simples que podem fazer uma grande diferença na sua carreira.

Continue lendo e entenda!

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

Por que ter atitudes positivas no trabalho?

Ainda é comum encontrar por aí uma mentalidade antiquada quando o assunto é relacionamento no trabalho. Tem gente que ainda acha que basta ser eficiente tecnicamente para ser valorizado. Mas a verdade é que o mercado está mudando e ficando cada vez mais saturado. 

Por isso, além de ser bem capacitado, ter um currículo incrível e trabalhar bem, é importante ter atitudes positivas para conquistar uma boa oportunidade de trabalho e chegar ao almejado sucesso profissional.

Garantir a sua saúde mental

Com as atitudes certas, você pode contribuir com um ambiente mais saudável e agradável no seu trabalho. Isso traz inúmeras vantagens para você e para seus colegas. Afinal, trabalhar em um lugar competitivo, estressante e negativo traz consequências psicológicas e até físicas. Muita gente chega, inclusive, a adoecer por conta da pressão profissional.

Ou seja, ter atitudes positivas no trabalho não é apenas uma vantagem, mas uma condição para ter uma relação mais saudável com o local no qual você passa tanto tempo da sua vida! 

Criar uma boa reputação

Além disso, uma postura profissional adequada ajuda a construir uma reputação positiva, que vai impactar na forma como você é visto no mercado. 

Ter um bom relacionamento com colegas e superiores o ajuda a ser reconhecido como um profissional bom de se trabalhar junto. Assim, você ganha mais chances de ser recomendado para uma promoção ou até para uma outra vaga melhor. 

Exercitar as “soft skills”

Outra vantagem de ter atitudes positivas é que você exercita as chamadas “soft skills”, habilidades mais subjetivas e que tem sido bastante valorizadas por empregadores atualmente. 

Essa categoria surgiu como uma forma de identificar profissionais que se diferenciam pelas capacidades interpessoais e de liderança. Normalmente, elas são avaliadas junto com as “hard skills” (habilidades técnicas) e, juntas, determinam se o candidato vai ou não ser contratado. Ou se um profissional vai ser promovido. 

Mas, afinal, quais são essas atitudes positivas que impactam no seu sucesso? Veja algumas delas a seguir e comece já a colocá-las em prática!

5 atitudes positivas para o sucesso

1 – Comunicação

A boa comunicação no trabalho é, sem dúvidas, uma das atitudes mais valorizadas hoje em dia. Ser capaz de se comunicar de maneira honesta e sem ruídos não é fácil. Mas essa habilidade deve ser exercitada sempre que possível. 

Se você percebe que tem lacunas neste ponto, vale pedir feedbacks para colegas e ouvir o que eles têm a dizer. Além disso, procure livros sobre o assunto. O que não faltam nas livrarias são obras sobre comunicação não-violenta e técnicas de comunicação no trabalho.

2 – Cordialidade

Ser educado e cordial com todos no escritório, independente da hierarquia, é outra atitude muito positiva. Lembre-se sempre de dizer “por favor” e “obrigado”, seja pessoalmente ou pela internet. Também peça licença ao entrar em uma sala e trate todos com respeito.

Não levante a voz para colegas ou superiores. Em situações de muito estresse, pode ser difícil manter a compostura, mas é a capacidade de continuar calmo que vai fazer toda diferença no seu sucesso!

3 – Altruísmo

Outra atitude positiva que pode ajudar sua carreira é o altruísmo. Ou seja, a capacidade de abdicar de interesses pessoais em nome dos outros. 

Isso não significa, é claro, que você vai deixar sua carreira de lado por outras pessoas. Mas que vai saber quando abrir mão de determinados privilégios ou vantagens, por exemplo, para o ganho coletivo. 

Além de demonstrar um grande caráter, esse tipo de postura também indica que o profissional é seguro de si e não precisa ser egoísta para conquistar seu espaço. 

Por outro lado, se você percebe que tem dificuldade em abrir mão de algo em nome dos outros (ou se recebeu um feedback nesse sentido), procure entender o que está motivando essa insegurança. Assim, fica mais fácil lidar com ela e reverter a situação.

4 – Empatia

Você tem a capacidade de se colocar no lugar do outro e, efetivamente, experimentar os sentimentos de outra pessoa?

Tente exercitar essa habilidade, pois ela é uma atitude positiva muito valorizada hoje em dia. Principalmente porque valores como diversidade, igualdade e justiça social estão cada vez mais em voga nas organizações. Por isso, é importante que os profissionais consigam ser empáticos com os colegas para promover ambientes mais inclusivos. 

5 – Comprometimento

Dizem que promessa é dívida e no ambiente de trabalho, essa máxima é verdade. Os compromissos profissionais que você assume precisam ser cumpridos à risca. 

Se você prometeu ajudar um colega com algo ou ficou responsável por determinada tarefa, tente executar a ação necessária, sempre que possível.

Caso contrário, você pode passar uma imagem ruim, além de prejudicar outras pessoas que dependem das suas entregas. 

Portanto, se perceber que não vai conseguir finalizar aquela atividade, avise seu chefe ou o colega que está aguardando o fim daquela demanda. Tente conversar com eles e veja qual a melhor maneira de remediar a solução. 

Nunca espere o atraso acontecer para daí lidar com o problema. Busque sempre se antecipar, mesmo que seja para avisar que não vai poder cumprir o prazo. Por fim, pense sempre sobre como você se sente com seus colegas. Quais atitudes deles mais te incomodam? Com base nisso, você pode perceber alguns comportamentos nocivos no trabalho e tentar evitá-los. 

Além disso, busque sempre feedbacks e tente entender em quais situações pode melhorar. Conversar com seus pares e seus superiores ajuda a manter uma relação mais saudável e um ambiente melhor para todos!

Vamos adotar atitudes positivas?

E se você gostou de ver quais atitudes positivas são mais valorizadas, confira também nosso artigo sobre as habilidades mais procuradas no mercado de trabalho! Com certeza esse texto vai ajudar você a se preparar para uma carreira de sucesso. 

Como falamos no início desse post, atitudes positivas podem começar em pequenas mudanças, mas que podem resultar em ganhos muito positivos para a sua carreira profissional.

Até a próxima!