Atualidades para o Enem 2019: baixe o ebook grátis

Atualidades para o Enem 2019: baixe o ebook grátis

Quem está estudando para o Enem tem que estar ligado nas questões de atualidades, pois a prova tem fama de utilizar temas contemporâneos em todas suas áreas de conhecimento. Em 2019 tantos fatos repercutiram mundialmente que é difícil lembrar de todos. Para te ajudar nesta tarefa o Vai de Bolsa preparou um ebook gratuito (que você pode acessar neste link) para você relembrar os fatos que mais marcaram o ano até outubro e que podem aparecer de alguma forma na prova.

Atualidade pode cair em toda a prova

Vale lembrar que assuntos atuais podem aparecer contextualizados na prova tanto na redação quanto nas questões gerais. Na prova do Enem, boa parte dos enunciados das questões objetivas de Ciências Humanas e da Natureza remetem a fatos atuais.

Mas sabemos que você correu contra o tempo neste ano para dar conta de tudo e se preparar para este exame e, por isso, nem sempre conseguiu acompanhar as notícias e seus desdobramentos. Então, para te dar uma mãozinha, listamos neste e-book alguns dos principais assuntos que foram destaque na mídia e nas redes sociais em 2019.

Vale lembrar que, apesar de o Enem ser reconhecido por apresentar questões que geram controvérsias, como aquelas relacionadas ao público LGBTI ou à intolerância religiosa, muitos apostam que neste ano a prova virá em um tom mais neutro e menos polêmico.

Isso porque o próprio ministro da educação, Abraham Weintraub, disse em declaração que o governo fez um pedido para que a prova deste ano não entre em “questões ideológicas”. Isso não quer dizer que questões de cunho político e social fiquem de fora, por isso vale ficar ligado.

Dentre os assuntos  que podem cair na prova 2019 estão:

  • Sarampo e movimento antivacinas – em 2019, um surto de sarampo no Brasil fez com que o país perdesse a certificação de zona livre de sarampo
  • Queimadas na Amazônia – Outro assunto que teve repercussão internacional em 2019 foi a questão da Amazônia e as queimadas, que geraram protestos em todo o mundo. O assunto ficou ainda mais em destaque depois que, no dia 19 de agosto, a fumaça escureceu o céu de São Paulo no meio da tarde, o que gerou um alerta e uma imediata mobilização nas redes sociais – a hashtag #PrayforAmazonas chegou a mais de 300 mil tweets em apenas dois dias.
  • Estatuto do desarmamento – Assuntos relacionados a armas de fogo voltaram a ser discutidos no Brasil depois que o governo publicou um novo decreto sobre as regras para posse e porte de arma de fogo no país. O decreto no 9.785, de 7 de maio de 2019, facilita a posse de armas para cidadãos comuns e também o porte para alguns profissionais de áreas específicas como caminhoneiros, advogados e jornalistas que trabalham na cobertura policial.

Relembre estes e outros assuntos que deram o que falar em 2019 e as principais questões importantes a se lembrar sobre eles para que você possa desenvolver o seu pensamento crítico a respeito de cada um caso precise argumentar sobre na sua redação.

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE

Clique na imagem abaixo e baixe o nosso ebook gratuitamente!