atualidades enem

Assuntos de atualidades que podem cair na prova do Enem em 2019

  • Enem
  • 27/set/19
  • por Luiz Gustavo Silva

Chegou a hora de saber se você está bem informado e atento aos acontecimentos do mundo. Aqui, não valem apenas os posts de redes sociais. É claro, eles são importantes e dinamizam a forma de conhecimento. No entanto, para se dar bem no caderno de atualidades do Enem, você precisa aprofundar o conteúdo.

Primeiro, os organizadores da prova não estão interessados em saber quantas questões você acertou ou errou. Vale o seu grau de conhecimento em cada uma das quatro áreas dessa prova. Para isso, é preciso ter visão global sobre o que está acontecendo no mundo.

É preciso entender fatores que desencadearam uma situação, suas consequências e ser capaz de costurar tudo isso com a sua própria análise crítica. Aqui, vamos dar algumas dicas sobre assuntos de atualidades Enem 2019. Fique atento! Os temas podem aumentar até o dia da sua prova.

O que são atualidades no Enem

Para ficar por dentro do que acontece no seu país e no mundo, é importante que você se mantenha informado diariamente, assistindo a telejornais, acompanhando portais de notícias e assinando newsletters gratuitas de sites informativos.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o MEGAVESTIBULAR Estácioque está chegando com 70%* de desconto em todo curso. Provas nos dias 17 e 18 de setembro!

Lembre-se que o Enem tem como foco testar se você sabe o que está acontecendo de mais importante no planeta. Não busque então, temas pequenos, regionalizados ou de interesse restrito. É preciso saber o que está impactando toda a sociedade.

Além disso, você precisa ser capaz de concatenar todo o conhecimento adquirido ao longo do ensino médio para explicar cada um desses fatos e suas implicações.

Ou seja, atualidade é a sua capacidade de estudar e compreender de forma crítica os principais eventos do Brasil e também do mundo. Para facilitar, listamos logo abaixo alguns dos principais temas que você precisa estudar.

Leita também: Guia para fazer uma redação nota mil

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

O que mais cai de atualidades no Enem 2019

Os temas são muitos e podem mudar. Você precisa estar atento até os meses da prova. No entanto, levando em consideração o nosso contexto social e a repercussão na mídia, veja alguns temas:

Estatuto do desarmamento

Com o país mergulhado em medo e insegurança, um assunto voltou a ser discutidos: O Estatuto do Desarmamento. O estatuto era uma lei sancionada pelo ex-presidente Lula em 2003 que trata sobre o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição.

É importante que você saiba que desde que o Estatuto do Desarmamento entrou em vigor, de acordo com o Mapa da Violência de 2015, mais de 160 mil vidas foram salvas. Nos últimos 12 anos, mais de 130 mil armas saíram de circulação no país.

O tema é complexo e envolve ideologias pessoais e uma indústria que, apesar de no Brasil não ser tão forte quanto em outros países, movimenta muito dinheiro. A proposta, debatida amplamente pelo atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem dividido opiniões. Isso é uma prova de que o assunto é forte e pode estar em atualidades no Enem. Busque mais conhecimento sobre o tema. Leia sobre diferentes vertentes e interpretações. Você precisa saber os prós e contras na hora de escrever a sua crítica.

Hackers

Quatro hackers foram presos no dia 23 de julho por meio da operação chamada Spoofing. Eles são suspeitos de terem invadido celulares de várias autoridades, entre eles o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e o procurador da Lava-Jato Deltan Dallagnol. As informações vazadas ganharam destaque na mídia do planeta. As consequências políticas e econômicas foram gigantescas. Além disso, ascendeu o alerta sobre privacidade de informação.

Barragem na Bahia

No dia 12 de julho, cerca de 40% da área urbana da cidade Coronel João Sá, na Bahia, foi inundada por causa de uma falha em uma barragem. Pelo menos 1,5 mil famílias ficaram sem água. Além disso, 350 famílias ficaram desabrigadas. Enquanto o governo local disse que houve transbordamento, o Ministério do Desenvolvimento Regional acredita que tenha havia um rompimento. Esse é um tema recorrente no meio ambiente brasileiro. Vale relacionar com o caso de Brumadinho, em Minas Gerais. Então, certamente, você precisa dominar um pouco mais esse assunto para a prova de atualidades do Enem.

Leia também: Modelos de introdução para a redação do Enem

Incêndio Amazônia

Ainda considerando as atualidades 2019, temos os incêndios na Amazônia. Sem dúvida estiveram e estão no centro das atenções no país e no exterior. A maior floresta tropical do mundo, a Amazônia possui a maior biodiversidade e também a maior bacia hidrográfica de todo o planeta. A fauna é rica e conta com cerca de 30 milhões de espécies, muitas delas ainda não catalogadas ou estão em estudo. Além da riqueza natural, a região é fundamental para manter o equilíbrio de chuvas no Brasil, Caribe e Oceano Pacífico.

O tema é tão grande e complexo que você pode relacioná-lo com diferentes contextos. Saiba que quando o desmatamento aumenta, a emissão de vapor de água para a atmosfera diminui. Como consequência, há redução de chuvas locais e em regiões mais distantes. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento na Amazônia foi 90% superior ao registrado no ano anterior. As queimadas em massa são investigadas.

Conservadorismo no Brasil e no mundo

Desde 2016 o Brasil vive o momento de maior instabilidade política e econômica da sua história recente. Tivemos, por exemplo, o impeachment de Dilma Rousseff e a Operação Lava-Jato (que denunciou um esquema de pagamentos de propinas bilionárias envolvendo grandes empresas). A reação dos eleitores, em parte, apresentou-se na polarização da eleição de 2018, quando o país elegeu Jair Bolsonaro como presidente, demonstrando o fortalecimento de uma direita conservadora.

Crise migratória

A imigração em massa é um forte candidato a cair na prova. Atualmente, grande quantidade de venezuelanos migrou para os países vizinhos, inclusive o Brasil, que já tinha recebido muitos haitianos. Este fato afeta áreas públicas como trabalho, educação e saúde.

Outro ponto também é a segurança. Começamos a falar de crise migratória em 2011, quando o fluxo de refugiados na Europa se intensificou e o Brasil também passou a receber refugiados. Em 2011, chegaram os haitianos. Mais recentemente, vemos o ingresso de venezuelanos. A situação na Venezuela, aliás, que enfrenta uma forte crise em que programas sociais foram cortados, a inflação está nas alturas e faltam alimentos e medicamentos, também é forte candidato à prova de atualidades do Enem.

Fontes de informação

Para você ter acesso aos possíveis assuntos do Enem 2019, separamos algumas dicas. São sites de notícias com credibilidade e com foco na informação.

BBC

Na BBC Brasil, você fica por dentro do que acontece no Brasil e no mundo. Com redações em Londres e São Paulo e mais de 200 repórteres internacionais. Além disso, navegando pelo site, você encontra uma página internacional. Sendo assim, ainda pode se atualizar sobre o que está acontecendo em todo o planeta.

G1

Você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo. Tudo sobre política, economia, emprego, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia, ciência, cultura e carros. O portal disponibiliza vídeos e textos. Além disso, tem um espaço para colunistas, ler este tipo de conteúdo pode ajudá-lo a saber como defender uma opinião.

Folha de São Paulo

Apesar do nome, atua nacional e internacionalmente. Você pode ficar informado sobre política, economia, cultura, esporte, entretenimento e mais.

Carta Capital

Um jornalismo crítico e transparente. Tem notícias sobre política, economia e sociedade com viés progressista. É um veículo de comunicação diferente dos habituais. Vale a pena a leitura. 

Como organizar as atualidades do Enem?

Você aprendeu que os assuntos são diversos. Então, é preciso se organizar. Para isso, você pode usar sites e aplicativos que guardam links ou mesmo selecionam conteúdos importantes.  Uma boa indicação é o Pocket. Ele está disponível para web ou mobile. Esse aplicativo salva seus links e até guarda tudo para ler off-line.

Outro recurso interessante também para mobile ou web é o Flipboard, que salva e organiza links em revistas digitais customizadas.

Além de atualidades Enem, temos muitas outras dicas no nosso blog do Vai de Bolsa. Acesse e confira todo o conteúdo gratuito para dominar a prova.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *