Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
bacharel em direito

Bacharel em Direito: quais são as áreas de atuação?

Considerado o queridinho da área de Ciências Humanas, o curso de Direito permanece entre os mais procurados do país. Afinal, estamos falando de uma das profissões mais tradicionais e valorizadas do mercado. Se o seu sonho é cursar uma faculdade na área saiba que há muitas oportunidades de atuação para o bacharel em Direito, seja na esfera pública ou privada.

Você vai sair da universidade com conhecimentos sobre as principais leis, as decisões judiciais e as teorias jurídicas aplicáveis no Brasil. A área que vai escolher atuar vai depender das suas afinidades, preferências e pretensões salariais. Mas, no geral, independente da carreira escolhida, o profissional de Direito está entre os mais bem remunerados do país.

Neste conteúdo vamos falar quais são as áreas de atuação para os bacharéis, que vão além da advocacia. Algumas, inclusive, permitem atuar sem ter a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). São muitas as vagas para bacharel em Direito. Confira quais áreas combinam mais com você!

Leia mais: Entenda como é o curso de Direito no Brasil

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

A carreira de um bacharel em Direito

O bacharelado em Direito concede ao estudante o título de bacharel. O bacharelado pode ser visto como um curso mais generalista, que aborda os principais ramos jurídicos e constrói a base para que você possa estudar os campos mais específicos.

O curso de bacharelado em Direito é distribuído em dez semestres, com duração média de cinco anos. É uma graduação que exige do estudante bastante leitura para assimilar conteúdos sobre constituição, códigos civis e tributários.

No entanto, ao se formar bacharel em Direito você não poderá sair atuando como advogado. Para isso, deve ser aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Caso você não queira trabalhar inicialmente com a advocacia, existem outras carreiras bem interessantes que você pode seguir.

Portando, o diploma da faculdade te permite trabalhar em qualquer função não exclusiva de advogado. Confira algumas delas!

Correspondente jurídico

O correspondente jurídico trabalha em escritórios ou em empresas auxiliando advogados em questões administrativas e de teor jurídico. É uma função vantajosa para o bacharel que não quer montar um escritório próprio, por exemplo.

Entre as suas atribuições podemos destacar a realização de cópias, protocolos, retirada de alvarás, realização de consultas, elaboração de peças com a supervisão de um advogado que tenha OAB. Assim como também fica responsável por emitir guias e verificar o andamento de processos.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Jurista

Nesta carreira, o bacharel em Direito atua como pesquisador em estudos no ramo jurídico (acadêmicos ou não). Quem escolhe esta área geralmente adora debater sobre assuntos jurídicos e passará boa parte da sua rotina de trabalho analisando decisões jurisprudenciais de outros tribunais ou países. A intenção é que este profissional se torne autoridade na sua área de pesquisa. Um jurista pode ministrar palestras, escrever livros ou dar aulas.

Professor acadêmico

Uma outra opção de trabalho para o bacharel em Direito é seguir a carreira acadêmica. Neste caso, ao se formar na área, é necessário que você continue estudando e invista em especializações, em Mestrado e, posteriormente, no Doutorado. O grau de conhecimento exigido para contratação vai depender de cada universidade. Outra área bacana de atuar é a de cursos preparatórios para concursos públicos.

Cargos públicos para bacharel em Direito

Se a sua pretensão é ter estabilidade financeira, há muitos concursos para bacharel em Direito. Muitas vagas não exigem a aprovação no Exame da OAB. Entre elas os cargos de Auditor da Receita Federal, Oficial de Justiça, Delegado de Polícia, Escrivão da Polícia Militar, Diplomata. Também entram cargos de análise judiciária e consultoria legislativa.

Profissões para bacharel em Direito aprovado na OAB

Vimos acima algumas das opções de carreiras jurídicas para bacharéis em Direito sem OAB. Para quem opta em fazer OAB existem outras possibilidades de atuação. Na verdade, há uma especialidade da advocacia para cada área do Direito. Vamos abordar, resumidamente, algumas destas áreas. A intenção é te ajudar na escolha, caso você tenha pretensão de advogar ou seguir outra carreira que exija a carteira da OAB.

Direito civil

Como advogado civil você vai defender os interesses das pessoas civis e jurídicas. Isso envolve toda a etapa de processos jurídicos, negociações ou acordos. Se preferir, também pode atuar prestando consultorias jurídicas na verificação de negócios. São muitas áreas de atuação como ações de cobrança ou despejo, adoção, contratos de compra e venda, casos de danos morais e indenizações, inventário, testamento.

Direito ambiental

Como advogado ambiental você será expert em leis ambientais para poder fazer acusações ou defesas dessa causa. Desta forma, vai atuar para garantir o cumprimento das leis conforme a constituição e leis internacionais.

Direito penal

Nesta área, você atua como advogado criminalista defendendo os direitos de seu cliente, seja ele culpado ou inocente. Você deve elaborar a defesa do cliente nos inquéritos policiais ou em ações penais. Você também pode escolher trabalhar com o Direito Penal Empresarial elaborando defesas ou acusações para crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro, entre outros.

Direito trabalhista e previdenciário

Aqui o advogado pode trabalhar em processos e disputas entre instituições e empregados. Além disso, também pode prestar consultorias em contratações e demissões. Entram questões de erros de rescisões, cálculos de horas extras e férias, desvio de funções, casos de ausência de pagamento de comissões.

Promotoria

Para exercer essa profissão você deve ser aprovado em concurso público. Vencida esta etapa, você será responsável por garantir que a justiça seja feita e os crimes sejam esclarecidos. Isso engloba a fiscalização e a adoção de medidas caso suspeite de crimes. Você pode atuar como o defensor da sociedade e seus interesses ou como promotor da área criminal como responsável em orientar casos de ação penal pública.

Leia também: Direito EaD: como funciona o curso? Vale a pena cursar?

Bacharel em Direito: muitas oportunidades de atuação!

Gostou de conhecer algumas das áreas que você pode atuar ao se formar em Direito, seja com ou sem a OAB? Agora é só escolher a área que mais tem a sua cara!

Para mais conteúdos como esse, continue acessando o nosso blog!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *