Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
bacharelado em humanidades

Bacharelado em humanidades: saiba tudo sobre esse curso interdisciplinar

Estar indeciso na escolha do curso superior é muito comum entre os jovens que acabam de se formar no ensino médio. No entanto, o que em primeira vista parece um problema, na verdade, pode ser o caminho da solução. Estamos falando dos cursos de bacharelado interdisciplinares, mais especificamente do bacharelado em humanidades. Esse curso possibilita uma formação ampla em várias áreas e ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

Há algumas universidades que já oferecem esse modelo de graduação. Na prática, o aluno tem a possibilidade de conseguir um diploma de nível superior após dois ou três anos de estudos. Aí, já facilita o ingresso no mercado de trabalho. Depois, caso desejar, inicia um novo ciclo de estudos para uma área mais específica. Em uma espécie de segunda graduação.

Nesse sentido, o bacharelado em humanidades oferta uma formação geral nos campos social e profissional. Confira mais detalhes nesse post e veja se o curso é o que você estava procurando.

O que é Bacharelado Interdisciplinar?

Antes de abordar o curso de humanidades em específico, vamos detalhar um pouco melhor o que é bacharelado interdisciplinar. Os Bacharelados Interdisciplinares (BI) são opções de graduação que possibilita ao estudante mais flexibilidade em sua formação. Como adiantamos acima, essa modalidade permite iniciar com uma formação generalista e finalizar com a formação específica.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Os cursos no modelo BI são comumente ofertados no Brasil em alguns segmentos, tais como o bacharelado em humanidades, saúde, ciência, tecnologia e artes. O bacharelado em humanidades é oferecido em algumas instituições de ensino federais, tais como a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ofertam o curso também a Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Na UFBA, por exemplo, a taxa de evasão nesse curso é 10% menor em relação aos demais cursos de graduação da universidade. A universidade também tem a prática de reservar 20% das vagas nos outros cursos para alunos que finalizaram o primeiro ciclo do bacharelado interdisciplinar. Ou seja, há chance de experimentar disciplinas de outros cursos.

Vantagens da modalidade

Um estudante que cursa bacharelado interdisciplinar em humanidades pode trabalhar com turismo, economia ou filosofia. Como você pode ver, são áreas bem diferentes, mas abordadas por quem cursa esse bacharelado. Para você ter uma ideia, o histórico escolar dos alunos que fazem o bacharelado em humanidades é sempre diferente um do outro. Pois depende de escolhas individuais.

Por essa razão, essa modalidade de bacharelado é considerada a formadora dos profissionais do futuro. Isso porque resultam em diplomados com uma formação versátil. Esse profissional tem a capacidade de resolver problemas que seriam solucionados por pessoas de duas áreas distintas, por exemplo. Em outras palavras, imagine um geógrafo com conhecimentos de química. É um grande diferencial no mercado.

Opção para estudantes indecisos

Essa é uma das principais vantagens do bacharelado interdisciplinar. Ou seja, ser a solução para os estantes indecisos, que não sabem ao certo qual curso de graduação fazer. Desse modo, não precisa esperar para cursar o vestibular. O modelo de estudos dividido em ciclos permite essa diferenciação.

Na Universidade Federal do ABC, por exemplo, o curso é ofertado desde 2005, considerado o pioneiro no Brasil, e é dividido em três ciclos. O primeiro deles é o bacharelado interdisciplinar, o segundo é a formação profissional e o terceiro a pós-graduação. O resultado disso é a flexibilização do currículo universitário e a formação de um profissional com conhecimentos mais amplos.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Com isso, os estudantes podem elaborar a combinação personalizada de módulos com disciplinas obrigatórias, limitadas e de opção livre. Levando em conta sempre os seus interesses, afinidades, e o caminho profissional que deseja seguir.

Em outras palavras, o que mais difere do bacharelado comum é a possibilidade de fazer um curso superior sem ter certeza da área profissional que quer trilhar.

Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

O bacharelado interdisciplinar em Humanidades oferece uma formação ampla. Durante os cerca de três anos de curso, o estudante aprenderá ferramentas e conceitos para obter melhor senso crítico. Além disso, será preparado para o mercado de trabalho com um olhar diferenciado. Em cada universidade, o bacharelado em Humanidades possui eixos de formação. Mas que em suma dividem-se em formação geral e formação específica.

O que se aprende no primeiro ciclo:

  • Estudos da sociedade contemporânea
  • Diferentes culturas
  • Estudo da língua portuguesa
  • Estudos étnicos-raciais
  • Atividades complementares e optativas

No segundo ciclo inicia a formação específica. Sendo assim, a grade disciplinar depende de cada área. Se for do campo do Direito, por exemplo, pode oferecer assuntos como:

  • Teoria do Direito
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Ciência Política
  • Direito Penal
  • Entre outras

Perfil do profissional

Entre as competências que o profissional formado em Humanidades, estão:

  • Formação acadêmica com bases sólidas em teorias, métodos e práticas
  • Interdisciplinariedade e diálogo com diversas áreas do conhecimento
  • Foco em dinâmicas de inovação científica, tecnológica, artística, social, voltados aos desafios e avanços do conhecimento
  • Revisar de forma constante as práticas educativas
  • Conseguir integrar a pesquisa e a extensão na mesma base curricular
  • Experiências nas áreas artística, humanística, cientifica e tecnológica
  • Pensamento crítico aguçado
  • Aptidão para trabalho em equipe
  • Autonomia intelectual

O mercado de trabalho para o bacharelado em humanidades

Como apontamos acima, o bacharelado em humanidades oferece um amplo campo de atuação ao graduado. O interessante é que o estudante pode obter o título de Bacharel em Humanidades, caso escolha por não cursar a parte específica. Caso contrário, ao adicionar a área específica, o diploma é de Bacharel em Humanidades com concentração naquela área escolhida.

O campo de atuação para esse profissional é bastante amplo, assim como a formação. Pode atuar em organizações públicas, empresas privadas e organizações não-governamentais. Outra opção é seguir carreira acadêmica, partir para um mestrado ou doutorado. Devido à formação bem abrangente, o que possibilita atuar em diversos campos profissionais, não há um salário definido para esse profissional.

O profissional de humanidades também pode atuar em museus, patrimônios, comunidades ou empresas voltadas à preservação da memória coletiva. É possível trabalhar com empreendimentos culturais, instituições de ensino, além de organizações de pesquisa. Outra possibilidade bem atraente é estudar para prestar concursos públicos de nível superior. Pois esse curso é de forte base teórica.

As possibilidades são inúmeras!

Outras opções de bacharelados interdisciplinares

As principais modalidades dos cursos interdisciplinares são Ciências e Humanidades; e Ciências e Tecnologia. A segunda opção tem mercado formado por empresas e órgãos que priorizem conhecimento tecnológico e estatístico, entre outros. Para essa opção, no segundo ciclo, são ofertados cursos como Física, Química, Matemática e até engenharias. Isso varia conforme a faculdade, além do tempo de duração.

Gostou do bacharelado em humanidades?

Se você vai prestar vestibular e está indeciso sobre qual curso escolher, temos um caminho interessante. O bacharelado em humanidades é uma formação moderna que pode ser a mais indicada para o seu perfil.

Confira mais detalhes sobre cursos, mercado de trabalho e outras dicas no blog Vai de Bolsa.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *