Investir em livros sempre é algo positivo na formação de qualquer profissional. No entanto, com a tecnologia nos tempos atuais, é possível investir em uma biblioteca virtual e adquirir obras sem sair de casa. Pois, graças a internet, hoje é possível incrementar cada vez mais o acervo através de livros digitais. O único problema disso é se você ainda tem o romantismo de ler uma obra fisicamente e ter um contato palpável com ela. Nesses casos, os livros digitais acabam sendo quase “inimigos” dos livros físicos.

Para não alimentar uma visão tão radical, é preciso compreender que em ambos os formatos existem vantagens e desvantagens. Portanto, é possível fazer com que os dois possam coexistir. Vale ressaltar que esse mercado vem crescendo exponencialmente, conquistando cada vez mais adeptos da leitura digital. Para quem gosta de ler, é uma boa notícia.

Além disso, investir em uma biblioteca virtual pode ser uma maneira das instituições de ensino ganharem mais espaço físico, destinando o espaço que seria ocupado por uma biblioteca física para outras atividades, otimizando ainda mais os locais de estudo.

Porém, muitas pessoas ainda têm resistência com o formato digital ou também não possuem acesso a esses meios. Portanto, é preciso que a instituição saiba lidar com a democratização da leitura digital, de modo que não afaste aqueles que tem resistência com a tecnologia ou então não têm acesso.

Veja a seguir algumas vantagens e desvantagens de investir em uma biblioteca virtual.

Leia também: E-book grátis: como fazer uma redação nota mil!

Por que investir em uma biblioteca virtual

É importante lembrar que independente do formato do livro, digital ou físico, investir em uma biblioteca e na leitura sempre é válido. Afinal de contas, essa é a melhor maneira de montar um acervo de pesquisa eficiente. A tecnologia atinge a vida de todos, direta ou indiretamente. Como isso é algo inescapável no cotidiano de qualquer um, é preciso se adaptar a ela. Pois nem tudo é prejudicial ou sem vantagens.

Com o livro, isso funciona da mesma forma, a tecnologia está aí e isso é um fato inegável. A maneira que as pessoas se relacionam com o livro pode ser bastante complexa. Há quem sinta prazer em manusear o livro de diversas formas, folheando, organizando na estante entre outras maneiras. Esses leitores são aqueles que têm um romantismo maior pela leitura e necessitam de uma certa sinestesia para mergulharem no mundo da leitura.

Para essas pessoas, partir para a leitura no meio digital pode ser um problema, realmente. Mas é importante ressaltar que tudo é uma questão de adaptação e não quer dizer que para investir em uma biblioteca virtual a pessoa tenha que eliminar a biblioteca física.

Portanto, o importante é fazer com que essa duas modalidades coexistam e extrair o que há de melhor em cada uma delas.

Veja a seguir algumas vantagens de investir em uma biblioteca virtual.

1- Organização

Quem tem uma biblioteca física com muitos livros sabe da dificuldade que é encontrar certas obras quando ela não está organizada. Com um acervo digital a acessibilidade é muito simples, basta pesquisar nos arquivos e pronto! A obra estará em poucos segundos disponível para o acesso.

Além disso, a biblioteca virtual não necessita que você fique organizando ela constantemente. Basta colocar a obra conforme você entenda que é mais fácil de utilizar e nunca mais precisará se incomodar para arrumá-la. Pois, dependendo, de onde você escolheu armazená-la, o sistema já organiza para você.

2- Economia de espaço

Com a verticalização dos espaços urbanos na modernidade, as pessoas moram em locais cada vez mais reduzido em metros quadrado. Uma estante com livros no formato físico pode ocupar um lugar importante da sua casa, certo?

Em contrapartida, uma biblioteca virtual pode economizar um grande espaço em sua casa, pois o acesso dessas mídias ocorre através dos meios digitais, como: tablets, e-readers, celulares ou notebooks.

Em tempos onde se mora em lugares cada vez menores, armazenar livros em uma biblioteca virtual pode ser uma vantagem enorme para otimizar os espaços nas casas ou apartamentos.

Obviamente, uma estante bem organizada tem um efeito estético muito interessante para a casa, mas se o seu objetivo for economizar no espaço, armazenar os livros em local virtual pode ser uma estratégia e tanto.

3- Agilidade na entrega e redução de custos

Quem costuma comprar livros pela internet sabe o quanto é sofrida a espera pela chegada de uma determinada obra. Isso pode ser ainda mais grave se ela faz parte de uma pesquisa ou estudo com um prazo limite de entrega.

Com o livro digital, isso está resolvido, pois a entrega é instantânea. Isso fará você economizar bastante tempo e dinheiro, pois não existe taxa de entrega. Assim você poderá absorver a leitura com mais tranquilidade e com um custo menor.

Leia também: App para organizar os estudos: conheça 11 opções

4- Possibilidade de compartilhar os livros sem exigir a entrega

Quem montou uma biblioteca física e emprestou um livro, certamente, em algum caso, não obteve retorno por parte de quem pegou emprestado. Um dos grandes problemas dos livros físicos é que as obras esgotam e muitas delas não retornam ao catálogo.

Sendo assim, é preciso tomar cuidado quem você deixa frequentar a sua biblioteca, pois é difícil dizer não na maioria das vezes.

Com uma biblioteca virtual, esse problema está resolvido, pois é possível compartilhar o acervo dela de maneira infinita. Isso diminui bastante o incômodo de pedir o livro de volta para quem você emprestou.

Portanto, o livro digital permite que as pessoas tenham mais acesso à informação e possam compartilhá-la infinitamente através de qualquer meio digital.

As desvantagens de uma biblioteca virtual

Saiba que também existem desvantagens em montar uma biblioteca virtual:

1- Visualização

Para poder visualizar esse tipo de biblioteca, é preciso ter acesso a um aparelho qualquer que faça a leitura dos arquivos. Como o Brasil é um país desigual, muitas pessoas não têm acesso a um computador, tablet, celular ou até mesmo os e-readers. No entanto, isso impede que essas pessoas possam visualizar as obras.

Além disso, o livro físico em uma estante pode ser mais atrativo, isso também facilita muito a visualização das obras. Pois o acesso ao resumo é mais fácil ao ler na orelha do livro, por exemplo.

2- Exclusão

Para ser atrativa para os alunos, uma biblioteca virtual deve ser muito bem trabalhada. Embora a internet seja acessível a muitas pessoas, nem todas possuem acesso a ela. Nesses casos, isso pode gerar exclusão ao contrário de uma democratização da informação e das obras.

Portanto, isso é algo que exige um investimento e seja muito estudado para que a aplicação seja eficiente.

Onde estudar

Um bom acervo de livros pode levar você longe. Certamente uma graduação pode ser a melhor escolha para ter um caminho profissional promissor. Se você mora na região de São Paulo, saiba que é possível fazer um curso de graduação presencial no Centro Universitário FMU. Nele você poderá colocar em prática a sua bagagem de leituras e também aprenderá mais e terá acesso a mais informação para montar a sua biblioteca, sendo ela digital ou física.

Mas se você tem interesse em fazer um curso a distância de graduação, a instituição de ensino Estácio pode ser bastante indicada. Nela você encontrará diversas opções de cursos que podem levar você a uma futura carreira profissional.

Vale lembrar também que cada uma dessas instituições aceitam a nota da última edição da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, dependendo da sua pontuação, você poderá concorrer a uma bolsa de estudos de até 100%, ou seja, não gastará um centavo para obter o seu diploma de ensino superior.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre a importância e as vantagens e desvantagens em investir em uma biblioteca virtual, saiba que o importante é se sentir motivado a ler. Ter acesso aos livros é a melhor maneira de se destacar nos estudos e incrementar os conhecimentos.

Para isso, basta montar uma rotina de estudos eficiente e separar alguns minutos do seu dia para se dedicar a leitura. Com o passar do tempo, você se tornará um leitor voraz e terá pleno domínio da teoria.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui