Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Biologia Enem: conheça os 8 assuntos que mais caem na prova

  • Enem
  • 26/set/19
  • por Shymenne Siqueira

A disciplina de Biologia é cobrada no Enem na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. E se você pretende entrar em um curso da área da saúde, por exemplo, é fundamental se dedicar ao estudo desta disciplina.

Estudar para o Enem é um processo que exige muita dedicação, mas também planejamentoAfinal de contas, é preciso otimizar e direcionar sua atenção para assuntos que podem ser determinantes para o seu resultado final.

Para ajudar você a se preparar com mais segurança e a planejar melhor os seus estudos, apresentamos neste artigo os 8 assuntos que mais aparecem na prova de Biologia Enem. Confira:

1. Ecologia

Considerado um dos assuntos que mais caem no Enem, a Ecologia é o estudo das relações de seres vivos entre e si e também com o meio em que estão inseridos. Geralmente, na Biologia Enem, a Ecologia é abordada e relacionada com questões ambientais e as causas e impactos das mudanças climáticas.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

2. Genética

É bastante comum que a Genética seja cobrada na Biologia Enem na forma de exercícios de prática. Porém, a dica é ficar alerta para todos os temas que envolvem a disciplina, como por exemplo:

  • Grupo sanguíneo;
  • Células tronco;
  • Imunização e anticorpos;
  • Doenças genéticas;
  • Alterações Cromossômicas;
  • DNA, entre outros.

3. Origem da vida e Evolução

Uma das partes mais importantes da Biologia, a Origem da Vida e Evolução é, geralmente cobrada como interpretação de texto.

Isso significa que a disciplina pode fazer parte de uma pergunta e ser relacionada a algum outro ponto específico da Biologia.

A dica é conhecer os os conceitos base e as teorias de Darwin e Lamarck, e se atentar para não cair nos mitos da Evolução.

4. Histologia e Fisiologia

A Histologia e Fisiologia abordam a anatomia humana e os sistemas do corpo humano.

Como as questões ligadas a Biologia no Enem costumam adequar o conteúdo cobrado ao cotidiano do aluno, essas disciplinas exigem atenção e interpretação do enunciado.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Por isso, além de conhecer os órgãos dos sistemas e os seus processos, é preciso que o aluno consiga interpretar e refletir sobre o problema proposto e associá-lo a teoria estudada.

5. Parasitologia e Programas de Saúde

O estudo dos parasitas e sua relação com os hospedeiros é outro tema constante nas questões de Biologia do Enem.

A dica para o estudante é conhecer as principais parasitoses humanas, os parasitas, as doenças, formas de transmissão e a profilaxia.

Neste contexto também são cobrados os Programas de Saúde focados na prevenção e no tratamento das doenças.

6. Citologia

A Citologia ou Biologia Celular é o estudo das células como um todo. Na prova de Biologia no Enem são geralmente cobrados os seguintes temas da Citologia:

  • Membrana plasmática;
  • Citoplasma;
  • Centríolos;
  • Ribossomos;
  • Retículo endoplasmático;
  • Complexo de Golgi;
  • Lisossomos;
  • Mitocôndria;
  • Núcleo.

Não deixe de ir para a prova do Enem sem ter um bom entendimento sobre a organização celular e suas principais organelas.

7. Taxonomia e Sistemática

Enquanto a taxonomia auxilia os cientistas a organizar o estudo dos seres vivos, a sistemática estabelece as relações de evolução entre eles.

Essas disciplinas costumam aparecer na parte de Biologia do Enem relacionadas a ordem das categorias e o seu sistema hierárquico.

8. Biotecnologia

A Biotecnologia é estudo da tecnologia baseada na biologia.

Essa disciplina aborda os processos biológicos que podem ser utilizados para melhorar condições de vida e também de setores como indústria e agricultura.

Por ser uma área de grande importância na atualidade, a Biotecnologia tem sido cobrada de forma constante na Biologia Enem.

Como estudar Biologia para o Enem

A Biologia Enem costuma abordar a disciplina relacionada a questões interdisciplinares da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Por isso, no momento da prova, é essencial que o candidato leia as questões com calma e muita atenção.

Mas como a preparação para o exame acontece meses antes, separamos algumas dicas para você estudar e arrasar na Biologia Enem: 

  • Atenção à leitura e interpretação;
  • Correlacione as disciplinas durante seu estudo;
  • Faça o maior número de exercícios possível;
  • Atenção aos detalhes e as “pegadinhas”;
  • Faça provas de edições anteriores;
  • Monte um cronograma de estudos;
  • Mantenha uma leitura diária de notícias do Brasil e do Mundo.

Muito além dos livros didáticos

Como a prova do Enem exige uma grande capacidade de interpretação e de relacionamento de dados e informações, é importante que você não se prenda apenas aos livros didáticos.

Aproveite conteúdos ricos e confiáveis disponíveis na Internet , como por exemplo os artigos publicados por universidades e em  veículos especializados.

Para deixar o estudo menos cansativo, aproveite os formatos diferentes disponibilizados no ambiente online e aprenda com a ajuda de vídeos, áudios, apresentações, infográficos, entre outros.

Muitos sites e canais do Youtube oferecem aulas gratuitas de determinados temas e disciplinas que podem cair no Enem. Veja alguns deles neste post

Esse tipo de material é excelente para que você possa tirar dúvidas e conhecer mais sobre o que te espera na hora da prova.

Prepare-se com a teoria e a prática

Conforme já citamos anteriormente, é de extrema importância o estudante preparar-se com a teoria, mas treinar os seus conhecimentos na prática pode fazer total diferença na hora da prova.

Isso significa que é preciso realizar testes práticos, simulados e resolver questões das provas de edições anteriores. 

Esses exercícios podem ser facilmente encontrados na Internet e costumam estar disponíveis em canais como:

Como você já deve ter percebido, a lista de estudos de Biologia é bem extensa, por isso, comece o quanto antes!

Geralmente a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que engloba a Biologia no Enem, é aplicada no primeiro dia e costuma ter 45 questões. 

Por isso, além de promover e ampliar o seu conhecimento, é importante que você se prepare também para fazer a prova e revisá-la com calma antes de entregar o gabarito.

Quanto mais preparado você se sentir para realizar a prova, com maior tranquilidade conseguirá analisar, interpretar e responder as questões do Enem. Veja também quais os assuntos que mais caem nas provas de Português, História, Física, Matemática, Química e Geografia.

E para se manter informado sobre o Exame e conferir dicas de estudo e formação profissional, continue acompanhando o nosso blog!  Aqui você encontra um canal gratuito de informação e educação para ajudar você em sua próxima conquista.

Boa prova!

 

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *