Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Quando sai a nota do Enem 2021? Veja como conferir seu desempenho

Quando sai a nota do Enem 2021

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2021 ocorreram nos dias 21 e 28 de novembro. Antes disso, muita gente se preparou nos estudos para se dar bem na prova e garantir o tão sonhado ingresso no ensino superior. Ainda mais em tempo de pandemia do Coronavírus, que acabou atrasando todo cronograma do Enem nesta edição e gerou muita ansiedade nos estudantes. Passados alguns meses da prova, se você tem interesse agora em saber quando sai a nota do Enem 2021, saiba que ela já está disponível na internet. Inclusive, o resultado final do exame.

A verdade é que a pandemia mexeu com todo o calendário do Enem nesta edição, o que atrasou com algumas datas e prazos. Até porque ainda estamos vivendo a pandemia do Covid 19, mas que já demonstra um ritmo de desaceleração. Para você ter uma ideia, as notas e o resultado final do Enem foi divulgado apenas no início de fevereiro deste ano, a partir de consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No site do Inep, é possível conferir os resultados do Enem na forma impressa, digital e para pessoas privadas de liberdade (PPL). O fato é que o seu desempenho no Enem será o passaporte para realizar o sonho do curso superior.

Portanto, além de saber quando sai a nota do Enem 2021, vamos dar mais detalhes de outras datas do cronograma e informações sobre a prova, considerada uma das mais importantes no Brasil atualmente, além de falar sobre oportunidades de bolsas e financiamentos estudantis.

Leia também: Como usar a nota do Enem? Confira 6 opções para o seu futuro

Quando sai a nota do Enem 2021? Já é possível acessar!

Conforme já destacamos, a pandemia do Covid-19 acabou trazendo prejuízos para os estudantes que estão focados no Enem. Isso porque tiveram atrasos importantes no cronograma, resultados e no processo seletivo em si. Além, claro, de atrasar o próprio calendário dos semestres letivos dentro das universidades. Para se ter ideia, o Enem 2020 só ocorreu em janeiro de 2021, quase dois meses após o mês de novembro, quando sempre costumava acontecer.

No entanto, com a confirmação das provas em novembro, o cronograma começou a andar. Até mesmo porque com os avanços da vacinação a tendência é a situação se normalizar gradativamente. Com isso, em fevereiro, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, já disponibilizou as notas e o resultado final do Enem 2021.

Uma notícia boa, concorda? Pois pelo menos já dá para iniciar o ano sabendo se a sua nota foi suficiente para aprovação no curso que pretende ingressar na universidade.

Leia também: Como estudar: veja formas eficientes de fazer melhor e mais rápido

Como acessar o resultado do Enem 2021

Para consultar a sua nota na prova do Enem 2021 e o resultado final do exame, siga os passos abaixo:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Informe o número de seu CPF;
  • Preencha a sua senha do Enem (caso tenha se esquecido, pode pedir recuperação pelo próprio site);
  • Busque pelo link “Boletim de Desempenho Individual”;
  • Neste boletim você terá acesso às notas de todas as edições do Enem que você participou.

Entenda mais: Como consultar a nota do Enem em 5 passos? Entenda aqui!

Na Página do Participante é possível ver a pontuação das quatro provas objetivas (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática), bem como acessar a nota final da redação, uma das provas que geram maior expectativa e que acaba sendo decisiva no somatório final. No entanto, é importante você saber que o espelho da redação, com todos os detalhes da correção do texto, só fica disponível para consulta alguns meses depois.

Leia mais: Entenda como somar a nota do Enem e fazer a média

Quando sai a nota do Enem 2021?
Quando sai a nota do Enem 2021?

Saiba mais sobre o Enem 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova que funciona como a principal entrada dos estudantes no ensino superior no Brasil. Ele funciona como um grande vestibular nacional e ao contrário do que o nome diz, não se limita a estudantes que estão cursando o Ensino Médio. Portanto, estudantes que já concluíram o Ensino Médio e sonham em fazer uma faculdade também podem realizar a prova.

O Enem conta com 180 questões de múltipla escolha. No primeiro domingo de prova você precisa responder 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e suas Tecnologias, além de fazer a redação. Já no segundo domingo é dia de resolver as 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Fui mal no Enem. E agora? Mire nas bolsas e financiamento

Se após a conferência do resultado você percebeu que não mandou bem na prova, não se desespere. A pontuação que você conseguiu nas provas objetivas e na redação não foram suficientes para ingressar no curso superior que você queria, no entanto, há outras oportunidades. A nota do Enem é a porta de acesso para conseguir bolsas de estudo em universidades particulares, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). O ProUni oferece bolsas integrais e parciais. Para participar, basta ter um mínimo de 450 pontos na prova objetiva e nota maior que zero na redação.

Ah, importante: o ProUni também obedece a critérios acerca da renda e escolaridade dos candidatos. Ou seja, ele prioriza estudantes de baixa renda. Aqui você confere um guia do Prouni 2022 com todos os passos e dicas para conseguir a tão sonhada bolsa de estudo.

Se você foi mal na prova do Enem, e está passando por dificuldades financeiras, outra alternativa interessante é tentar um financiamento estudantil pelo Fies. O programa tem critérios de acesso bem parecidos com o Prouni. Na prática, você tem a possibilidade de fazer o seu curso dos sonhos em uma universidade privada, e só pagar as mensalidades após conseguir o diploma. Tudo isso por meio de um financiamento com o Governo Federal a juros muito baixos.

Leia também: Como conseguir bolsa para ir pra faculdade em 2022?

Quando sai a nota do Enem 2021? Agora você já sabe

Agora que você já está informado que as notas finais do Enem 2021 e como acessá-las, basta ficar atento aos próximos passos, como a inscrição no Sisu. Caso você não tenha ido muito bem no exame, mantenha o foco em se preparar para o Enem 2022 e quem sabe ano que vem você recebe a notícia que já pode ingressar numa universidade!

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.