Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Vestibulares e ENEM 2021: os principais temas da atualidade

Assim como o ENEM, os vestibulares estão cada vez mais contextualizados, com questões que misturam os temas tradicionais das disciplinas com temas atuais. Raramente são cobrados conteúdos técnicos de forma isolada, sem que sejam aplicados no contexto do dia a dia da sociedade. Por isso, se engana quem acha que não precisa se manter atualizado e que basta saber os conteúdos para se dar bem nas provas de ingresso ao ensino superior. Pelo contrário, os temas da atualidade são super importantes, tanto para fazer a redação, quanto para interpretar as perguntas das provas.

Mas com tanto conteúdo para estudar fica difícil se manter antenado em tudo que está acontecendo pelo mundo, não é? Pensando nisso, trouxemos para você um resumo das principais atualidades desde o início deste ano, para que você arrase na prova! Ficou curioso? Então continue a leitura e fique por dentro dos principais temas da atualidade dos vestibulares e do ENEM.

Leia também: Livros filosofia: veja 10 obras clássicas para ficar por dentro do assunto

Temas da atualidade dos vestibulares e do ENEM

Os conflitos na faixa de Gaza

A faixa de Gaza é motivo de disputa há anos e palco de muito conflito e derramamento de sangue. Este território é disputado por Israel e por Hamas, que possuem interesses políticos e religiosos distintos e lutam pela posse desta faixa continental, que fica localizada na costa do Mar Mediterrâneo. Este conflito esteve em destaque na mídia neste ano e há grandes chances deste tema ser abordado nas provas, pois só neste ano de 2021 já houveram mais de mil vítimas deste confronto, contando com mortos e feridos.

A onda de calor no Canadá 

Entre os temas da atualidade podemos ainda destacar o aquecimento global, que também não é uma novidade, mas continua extremamente atual. Pois os eventos climáticos resultados pelo efeito estufa estão cada vez mais evidentes, como os verões mais quentes e invernos mais extremos em muitas regiões. Um exemplo disso é a onde de calor que atingiu o Canadá, com dias de intenso calor e termômetros marcando 49,5°C! Os efeitos desta onda de calor não são somente a sensação térmica insuportável, pois houveram consequências muito mais graves. Matas passaram a pegar fogo e mais de 500 pessoas morreram em virtude do calor sufocante.

Em contrapartida, cidades do outro lado do mundo tiveram dias de intenso frio, afetando moradores de rua e pessoas com vulnerabilidade social. Levando, inclusive, pessoas à morte por falta de abrigo.

Os 35 anos de Chernobyl 

As datas comemorativas de eventos importantes no mundo são fortes candidatas de aparecerem nas provas do ENEM e dos vestibulares. E este ano o desastre de Chernobyl completa 35 anos. Por isso, este também é um tema que possui grandes chances de aparecer na sua prova. Este sem dúvida é um dos temas da atualidade para você se manter informado!

Temas da atualidade: o PIB Brasileiro

O Produto Interno Bruto (PIB) é um dos principais indicadores da saúde financeira do nosso país e serve para avaliar a atividade econômica do Brasil. Todos os anos o PIB é calculado através da soma dos bens e serviços produzidos e contratados no nosso território. E, desde o ano passado, o nosso PIB tem apresentado valores desanimadores. Com exceção do setor agropecuário, praticamente todos os setores ficaram estagnados ou tiveram quedas em suas movimentações econômicas. Isso demonstra que estamos sob alerta vermelho em relação à economia no país.

Guerra do Afeganistão 

A Guerra do Afeganistão também está entre os temas da atualidade candidato a cair na prova de 2021. Isso porque esse ano completam exatos vinte anos desde o atentado terrorista de 11 de Setembro de 2001. Este atentado foi um marco muito importante no conflito entre os EUA e o Afeganistão, que deixou mais de 3.100 mortos e foi orquestrado pelo grupo Talibã Al-Qaeda, de Osama Bin Laden. Desde então as forças militares enviadas ao Afeganistão tentam reerguer o país após sua derrota. Entretanto, o recém eleito presidente Joe Biden autorizou o retorno de todos os integrantes das tropas ao seu país de origem.

O fogo no Pantanal 

A região do Pantanal têm sofrido com inúmeras queimadas desde o ano de 2020. Isso ocorre porque na época do inverno o clima muda, se tornando mais seco e com menos incidência de chuvas. Com a baixa umidade do ar, até um simples atrito entre folhas secas pode iniciar um foco de incêndio. Esta é uma situação muito preocupante, pois o bioma Pantanal é extremamente importante por causa da diversidade de espécies que vivem ali. Por isso, este é um dos temas da atualidade que possui grandes chances de estar na sua prova também.

Leia também: Saiba tudo sobre o saque do FGTS para fazer faculdade

Curtiu saber mais sobre os temas da atualidade?

Aqui você entendeu um pouco sobre os temas da atualidade que podem cair no seu vestibular ou no ENEM, mas é necessário que você se aprofunde mais sobre estes temas para chegar no dia da prova pronto para se dar bem. Aprofunde a leitura e os estudos sobre estes principais temas da atualidade e não deixe de continuar se informando também aqui pelo nosso blog. Bons estudos!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.