Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Gestão de tempo e outras dicas para aproveitar a sua faculdade a distância


Você sabe que cursar uma faculdade e fazer outros cursos complementares ou de aperfeiçoamento será muito importante para a sua carreira, certo? Mas como conciliar todos os seus compromissos do dia a dia com a rotina de estudos de uma graduação? Uma resposta cada vez mais frequente das pessoas tem sido: cursando uma faculdade a distância.

Para começar, o ensino online tem diversas vantagens. Estudar no conforto da sua casa, economizar o dinheiro do transporte e tempo de deslocamento são alguns pontos que ajudam a concluir que essa modalidade de ensino é mais barata e mais acessível. Além disso, você ainda tem a flexibilidade de escolher qual o melhor horário para fazer as atividades envolvendo a sua graduação e também para assistir às aulas.

6 passos para concluir a faculdade a distância com sucesso

Para tirar o máximo de proveito dessa experiência, a liberdade conquistada para os estudos deve vir aliada à disciplina e ao foco, atributos fundamentais para fazer uma faculdade a distância de maneira eficiente. É justamente sobre isso que falaremos a seguir.

Muito se engana quem acha que um curso feito em uma faculdade a distância será fácil. Às vezes, é necessário mais engajamento do aluno nesse caso do que em um curso presencial. Por isso, confira 6 passos para adotar bons hábitos e concluir esse desafio com sucesso:

Passo 1: Tenha um cronograma

É muito importante montar um cronograma com todas as disciplinas, dias e horários nos quais você vai dedicar uma parte do seu tempo para estudar e aprender. Monte, por exemplo, uma tabela com o dia que cada matéria deverá ser estudada e siga esse cronograma à risca. Assim, você garante a organização necessária para avançar no seu aprendizado e não deixa acumular muito conteúdo. Procrastinar os estudos na faculdade a distância pode ser tentador, mas é uma péssima ideia, acredite!  

Passo 2: Não se distraia com o ambiente

Estudar em casa muitas vezes é complicado. Seus familiares podem não saber dividir o tempo e interrompê-lo durante a aula, atrapalhando a sua concentração. Para resolver esse problema, adote um horário e comunique a todos que durante aquele período de tempo você precisará de silêncio e que ficará sozinho. Também faça sua parte e evite usar o celular, distrair-se com um vídeo na internet ou fazer muitas pausas no processo de estudar.

Passo 3: Aproveite os fóruns e o chat de discussão

Quem faz faculdade a distância também tem dúvidas e precisa do auxílio do professor para saná-las. As plataformas de ensino online e as instituições possibilitam o contato do aluno com o professor nesses casos, seja por chat, e-mail ou através dos fóruns. Aproveite essa oportunidade dada em cada aula ou em uma sequência de estudos e utilize esses canais de contato com os seus professores sempre que sentir necessidade. Isso agrega no seu conhecimento e possibilita formar um networking interessante com os colegas de classe e os docentes.

Passo 4: Tenha um ambiente de estudo adequado

Assim como quem mora com você deve respeitar seu horário de estudo, mesmo que ele só aconteça em casa, você também deve montar um ambiente adequado para assistir às aulas. Contar com uma boa iluminação e um espaço livre de ruídos é essencial para ter a concentração necessária e aprender melhor o conteúdo que os seus professores estão lhe passando.

Passo 5: Saiba que você será independente

Para cursar uma faculdade a distância é importante ter maturidade para compreender que o sucesso do seu curso só depende de você. A independência faz parte e você deve saber gerenciar seu tempo da melhor maneira possível a fim de encaixar todos os afazeres que você tem em um dia e a necessidade de dedicar-se aos estudos. Seus horários e tempo de dedicação serão ditados apenas por você e isso exige responsabilidade.

Passo 6: Seja autodidata

O último passo que vamos sugerir para você é o de buscar sempre por informações adicionais para complementar o material recebido pela faculdade. Procure por sites confiáveis e troque figurinhas com os colegas de curso sobre sites de interesse, canais no YouTube, blogs ou perfis no Instagram que trazem conteúdos agregadores para o seu aprendizado e o do grupo.

Pronto! Agora você já tem o passo a passo para concluir seu curso em uma faculdade a distância com sucesso. No entanto, talvez a dica mais importante seja: escolha uma faculdade a distância credenciada pelo MEC.

Se você tem mais dicas de como aproveitar ao máximo esse período de aperfeiçoamento, compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Gestão de tempo e outras dicas para aproveitar a sua faculdade a distância

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.