Graduação

O curso de graduação é o pontapé inicial para os estudos começarem a vida acadêmica em uma universidade. Por isso é necessário entender os tipos de graduação, os cursos disponíveis e quais são as formas de estudo nessa área, além do tempo necessário para formação do estudante e a transformação em um profissional de sucesso.

A graduação

Ao fazer um curso de graduação, o aluno inicia sua vida acadêmica no ensino superior, permitindo, ao garantir seu diploma, exercer as diversas possibilidades de profissões na área de atuação que optou durante seu aprendizado.

Quem pode ingressar na graduação?

Quer iniciar os estudos em uma faculdade? Saiba que para isso é necessário concluir o ensino médio e apresentar o certificado de conclusão do curso para iniciar no ensino superior.

Os tipos de graduação

O aluno que deseja ingressar na faculdade para iniciar uma graduação pode escolher entre três formas de como quer estudar, mediante como deseja atuar no futuro:

Bacharelado
Ao escolher o curso de bacharelado, o estudante aprenderá mais sobre a profissão escolhida para seguir carreira. Vai se aperfeiçoar ao longo da graduação tanto de maneira prática quanto teórica. O curso de bacharelado costuma ter duração de 3 a 6 anos, sendo oferecido na maioria das universidades como uma opção de conseguir diploma e exercer uma profissão.
Licenciatura
O curso de licenciatura oferece conhecimento ao estudante na área escolhida e depois faz o aperfeiçoamento do aluno para que ele possa estar apto a ensinar outros estudantes em escolas de ensino básico, que engloba ensino fundamental, médio ou profissionalizante. A duração do curso de licenciatura, voltado para formar professores, costuma ser menor que o de bacharelado e seu tempo de conclusão gira em torno de 3 a 4 anos no máximo.
Tecnológica
Cursos nesse formato tem como foco a prática do estudante, permitindo que ele possa ingressar no mercado de trabalho em um curto período de tempo. A duração de um curso tecnológico costuma ser em torno de 2 a 3 anos até a sua conclusão.
Previous slide
Next slide

Qual graduação escolher: bacharelado ou licenciatura?

É normal o estudante ficar com dúvida entre os dois tipos de graduação, seja bacharelado ou licenciatura, mas para facilitar sua escolha é necessário pensar no que deseja fazer após formado.Se você pensa em trabalhar em uma empresa ou iniciar a sua própria, colocando em prática todas as técnicas que aprendeu ao longo da sua graduação, pode ter certeza que a melhor escolha é o curso de bacharelado na área que deseja atuar. Porém, se sonha em dar aulas e ensinar outras pessoas sobre uma determinada área de atuação, o ideal é escolher o curso de licenciatura, que permite lecionar em sala de aula, tanto presencial quanto virtualmente.

Conheça as formas de ingressar em uma graduação

Agora que já sabe quais são os tipos de graduação, é necessário analisar qual carreira deseja seguir.Depois que tomar essa decisão, você deve estudar bastante para tirar uma boa nota nos vestibulares, seja o da instituição de ensino que pretende iniciar a graduação, ou no ENEM, que abre diversas possibilidades conforme a sua nota.

ENEM:

Se deseja ingressar no ensino superior de uma universidade, saiba que uma das formas de entrar na faculdade é utilizando a nota do ENEM.A prova que acontece anualmente, permite ainda que o estudante, caso tenha um bom desempenho, consiga descontos imperdíveis em faculdades particulares e, em alguns casos, até 100% de bolsa de estudos, por meio do PROUNI (Programa Universidade para Todos).Fazendo a prova do ENEM é possível conseguir financiamentos para faculdades particulares pelo FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) ou entrar em uma instituição pública por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada).

Bolsas de estudos

Uma das formas de conseguir ingressar no ensino superior e ainda pagando menos é por meio de bolsas de estudos. Elas podem ser conquistadas por meio da nota do ENEM, conforme seu desempenho e critérios da instituição de ensino, ou prestando o vestibular da faculdade que tem interesse.

Quais são as áreas de atuação possíveis no ensino superior?

O estudante pode escolher entre as três áreas de conhecimento, que são, Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas e da Saúde. A partir dela, ainda é possível escolher entre oito especialidades, que são:

  • Ciências Agrárias;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências Sociais;
  • Engenharias;
  • Linguística, Letras e Artes.

Graduação à distância vale a pena?

Sim! A educação à distância (EaD) ganha novos adeptos a cada ano e o ensino tem a mesma qualidade das aulas presenciais.

Os estudantes têm a possibilidade de aprender tudo de forma virtual, com aulas ao vivo ou gravadas e contam com a ajuda dos professores que estão sempre à disposição em caso de dúvidas. Uma das principais vantagens é que o aluno pode aprender quando e onde quiser.

Além disso, esse modo de aprendizado é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) e se torna cada vez mais popular.

Você deve iniciar uma graduação!

Um curso de graduação, garante que tenha uma profissão e possa se destacar no mercado de trabalho. Além disso, ao ter um diploma em uma área de atuação, é possível conseguir uma remuneração melhor no comparativo com outros profissionais que não fizeram faculdade. Busque agora o curso que tenha interesse e dê um start na sua carreira de sucesso.

Cursos mais procurados

As mais lidas no último mês