Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Áreas do design: confira as principais e como é o mercado de trabalho

áreas do design

As áreas do design atualmente contemplam os mais diversos segmentos. Isso porque o design está presente em praticamente tudo o que temos acesso no dia a dia: embalagens de produtos, anúncios, sites visitados, entre outros. Além disso, nos últimos anos, o mercado do design foi um dos que mais cresceu, tanto em oportunidades profissionais como na importância da área para a sociedade.

Dessa forma, design é um caminho amplo e uma área muito promissora. Pois é fundamental na relação das pessoas com os produtos e nos serviços prestados pelas empresas. Por esse motivo, saber quais as áreas do design é um caminho para entender esse mercado e verificar as oportunidades, que vão muito além do design gráfico. Você já pensou em ser, por exemplo, designer de games ou UX Designer?

Em suma, compreender as áreas de atuação do design é saber o quão diversificada e produtiva pode ser a carreira para quem deseja seguir por esse caminho. Inclusive, para identificar qual área do design ganha mais. Se você tem curiosidade para saber mais sobre os afazeres de um designer e onde estes profissionais costumam atuar, esse texto é para você. Neste artigo vamos explicar quais as possíveis áreas de atuação do design e como está o mercado de trabalho.

Ah, e não esqueça de contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Vale a pena conferir! Inclusive, oportunidades na área do design, como Design Gráfico, Design de Interiores, Design de Games, Design de Produto, Design de Produto e Design de Moda.

Leia também: Saiba tudo sobre o curso de Design Gráfico

Qual a função do design?

O design é aquilo que torna algo mais atraente, ou seja, visivelmente mais bonito. Porém, o conceito vai muito além dessa concepção. A definição de design varia muito dependendo do contexto em que esta palavra é aplicada.

Primeiramente, vamos tentar entender para quê serve o design. Ele é basicamente um segmento que busca soluções criativas e inovadoras, é uma atividade responsável por planejamento, gestão e criação de serviços ou de produtos. Por isso, os designers costumam ser profissionais extremamente sensíveis e criativos, porque conseguem encontrar a ordem no caos. Atender as necessidades do produto e do público-alvo não é tarefa fácil.

Em alguns setores da empresa, algumas áreas do design também são importantes, por exemplo: na inovação, na identidade, na comunicação e na qualidade dos serviços, tanto dos clientes externos como internos. Essas são reflexões importantes que devemos ter para começar a compreender o quão importante é e como o design está presente no dia a dia como uma ferramenta inovadora de variadas aplicações.

Leia também: Design de Games x Jogos Digitais: entenda a diferença

Quais são as áreas do Design e suas funções?

Quem é designer pode atuar nas mais diversas áreas buscando soluções inteligentes e viáveis, visando sempre o melhor custo e planejamento. Veja a seguir quais são elas:

  • Ambiente;
  • Comunicação;
  • Produto;
  • Serviço.

É importante dizer que essas áreas são amplas dentro do design. Ou seja, em cada uma delas há vários segmentos que compreendem atividades diferentes. Nesse sentido, vamos detalhar um pouco mais abaixo.

Ambiente

O profissional que optar por esse segmento dentro do design poderá atuar em diversos espaços que necessitam de planejamento, sejam residenciais, comerciais ou espaços públicos dos mais diversificados. Um designer sempre vai encontrar uma solução viável para resolver os problemas de um projeto ruim muitas vezes, de forma funcional e estética, ou seja, tornando o espaço mais agradável. Veja um dos seguimentos mais conhecidos dentro dessa área.

Design de Interiores

O designer de interiores é responsável pelo projeto de decoração, atua especificamente em ambientes internos, estabelecendo relações estéticas que são funcionais e organiza os objetos de acordo com o espaço disponível. Pode trabalhar em parceria com arquitetos e também em espaços residenciais ou comerciais, como lojas e restaurantes.

Quer conhecer oportunidades de cursos de Design de Interiores? Acesse a plataforma Vai de Bolsa!

Leia também: Designer de interiores: saiba como é o curso e o mercado de trabalho

Comunicação

Essa é uma área que abarca a parte do design gráfico, editorial, tipografia, design digital, entre outros. Essa área tem como objetivo atingir um público-alvo. Por exemplo: um jornal ou um site precisam de designer gráfico para funcionarem, pois ele é responsável pelo projeto ou meios de tornar possível a comunicação entre empresa e público ou empresa e funcionário. Veja alguns seguimentos dentro dessa área:

Design Gráfico

Um profissional dessa área é responsável por organizar as relações ordenadas estético-formais de elementos textuais ou não, cria logotipos ou marcas e embalagens. Pode atuar em agencias de publicidades, editoras, gráficas ou empresas que solicitem projetos desse segmento.

Veja as oportunidades de cursos de Design Gráfico na plataforma Vai de Bolsa!

Leia também: Saiba tudo sobre o curso de Design Gráfico

Design de jogos

O design de jogos é uma extensão da área do design que se aplica a criação de jogos eletrônicos e digitais. Também é uma área muito promissora em relação ao mercado de trabalho, com o avanço das práticas de gamificação.

Profissionais dessa área podem atuar na criação, gestão e projetos dos jogos de videogame, desde o início da produção até a fase de testes. É preciso considerar que, atualmente, jogos não são voltados apenas ao entretenimento. Em outras palavras, é possível desenvolver jogos como método complementar de ensino nas escolas, ou ainda, aplicados ao tratamento de alguma doença motora, por exemplo.

Veja oportunidades de cursos de Design de Jogos/Games na plataforma Vai de Bolsa.

Design de moda

O designer de moda é responsável pela aplicação estética de roupas ou acessórios. Muitas vezes, é uma área confundida com a própria moda. O Brasil é um país muito influente na moda, profissionais dessa área são relevantes para o fomento cultural prestando consultorias e assessorias para os eventos dessa área.

Confira aqui cursos de Design de Moda nas principais instituições de ensino do país.

Leia também: Saiba tudo sobre o curso de moda

Produto

Nessa área, o profissional deverá compreender técnicas para desenvolver e saber identificar uma forma que seja criativa para elaborar projetos e agregar valor aos produtos. Dessa forma, implica saber qual tecnologia usar, como se comporta o público-alvo que quer atingir e como atribuir uma identidade ao produto que quer comercializar. Um bom projeto de design pode fundar uma grande marca.

Dentro da área de design de produto, há por exemplo o design de embalagens e o design de móveis.

Veja aqui oportunidades de cursos de Design de Produto com descontos imperdíveis na plataforma Vai de Bolsa.

Serviço

Aqui é fundamental que o profissional tenha a sensibilidade para identificar as características de consumo. Quais usuários utilizam determinado serviço, quais funções são desempenhadas por esse serviço e qual conteúdo deve ser agregado a ele. Veja alguns segmentos conhecidos dessa área:

Web designer

Essa vertente é uma extensão do design gráfico, o foco desse segmento é a criação de  projetos gráficos de sites, blogs ou mídias digitais. Um profissional dessa área pode atuar em um vasto campo profissional, seja para empresas de produção de conteúdo, como freelancer ou até mesmo em casa como home office.

UX Designer

O UX Designer, ou designer de experiência do cliente. Em tradução livre, UX é experiência do usuário que, quando relacionada ao design, trata diretamente da relação que um usuário estabelece com um produto ou serviço. O Ux Designer é o responsável por garantir a satisfação de um usuário ao otimizar a sua experiência dentro de uma plataforma digital, tornando-a mais funcional, confiável, usável e até mesmo prazerosa.

Pode atuar em empresas, agências de marketing digital, startups, entre outros negócios.

áreas do design

Designer de joias

O designer de joias é responsável pela criação e elaboração do desenho das joias e peças que serão produzidas e comercializadas. O profissional leva em conta o tipo de material utilizado, o tipo da peça, entre outras características. Pode atuar junto à indústrias de joias, ou joalherias. Além disso, pode contribuir na criação de coleções de joias junto a grandes marcas do segmento.

Leia também: Design de joias e ourives: são a mesma profissão?

Mercado de trabalho para o designer

Como você pode ver, as áreas do design oferecem inúmeras possibilidades para quem deseja construir carreira. Isso porque o design vai muito além do Design Gráfico, por exemplo, com o surgimento de novas áreas, como a UX Design, ou design de experiência de usuários na web. Nesse sentido, o campo digital tem proporcionado muitas oportunidades para profissionais que se interessam na área.

Como estudar

Da mesma forma que as áreas do design são diversificadas, as possibilidades de estudar também são. Portanto, não existe um curso de graduação que abranja todas as áreas dentro do design. É importante você filtrar qual segmento você se identifica para poder acertar na escolha do curso. Há cursos inúmeros disponíveis em instituições de ensino públicas e privadas.

Mas o caminho mais fácil é contar com a plataforma do Vai de Bolsa para pesquisar pelo seu curso de graduação nas melhores instituições de ensino do país, em com bolsas de estudo de até 70%. Inclusive, oportunidades na área do design, como Design Gráfico, Design de Interiores, Design de Games, Design de Produto, Design de Produto e Design de Moda.

Áreas do Design: qual é a sua?

Agora que você tem mais conhecimentos sobre as áreas do design é mais fácil de escolher um direcionamento. Se você gostou desse assunto e quer saber mais sobre outras áreas e outras carreira, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Lembre-se que na plataforma do Vai de Bolsa você pode procurar pelo curso de graduação de seu interesse nas principais instituições de ensino do Brasil, e com possibilidade de bolsa de estudo de até 70%. Vale a pena acessar e conferir.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.