Bolsa de Biomedicina: saiba como conseguir a sua!

bolsa biomedicina

Se você gosta da área da saúde, sonha em cursar Biomedicina, mas não tem condições financeiras no momento, saiba que existem outros caminhos para ingressar numa faculdade particular. Isso mesmo, você pode ir atrás de uma bolsa para Biomedicina, por exemplo. Têm ótimas opções de programas de bolsas disponíveis para te ajudar.

Muitas pessoas acreditam que é difícil conseguir bolsa, mas muito pelo contrário. É perfeitamente possível ter acesso a ótimos descontos nas mensalidades e até mesmo bolsa integral, dependendo da necessidade do estudante. Seja pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou bolsas institucionais.

Neste post, vamos justamente te mostrar como conquistar uma bolsa de Biomedicina e o tão desejado diploma de ensino superior. Confira a seguir todas as dicas que preparamos!

Leia também: Como ganhar bolsa de estudos do governo

Como é o curso de Biomedicina?

Antes de nos aprofundarmos em como garantir uma bolsa de Biomedicina, vamos falar um pouquinho do curso, que tem duração de 4 anos.

No geral, a graduação de Biomedicina prepara o profissional para trabalhar na prevenção, diagnóstico, proteção e recuperação da saúde das pessoas. Isso tudo através de pesquisas voltadas à cura de doenças, análises clínicas de materiais biológicos, desenvolvimento de medicamentos e vacinas.

O currículo de Biomedicina é direcionado, principalmente, à área de ciências biológicas. Portanto, você vai estudar bastante bioquímica, fisiologia e microbiologia. Mas também terá ao longo da graduação conhecimentos em administração laboratorial, comunicação e estatística. Entre as disciplinas que constam na grade curricular da maioria as universidades estão:

  • Anatomia Humana;
  • Biossegurança;
  • Bacteriologia Clínica;
  • Parasitologia Clínica,
  • Genética Humana;
  • Biofísica.

Como conseguir uma bolsa de Biomedicina?

Agora que você conheceu um pouco sobre a graduação, vamos falar das principais opções de bolsa de Biomedicina. Sem dúvida alguma delas vai se encaixar nas suas necessidades! Afinal, qualquer pessoa pode pleitear uma bolsa de estudos na universidade. No entanto, a sua aprovação vai depender dos pré-requisitos exigidos.

A bolsa de Biomedicina pode ser parcial, com descontos na mensalidade, ou 100% integral, sem custo algum. A duração da bolsa também vai variar conforme cada programa. Veja a seguir como funciona!

Pelo Prouni

Com o Prouni (Programa Universidade para Todos), do Ministério da Educação, você pode conseguir bolsas de estudos integrais (100%) ou parciais (50%). Para isso, precisa atender a algumas exigências de renda e escolaridade:

  • Ter realizado a última prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Não pode ter zerado na redação e ter conseguido nota mínima de 450 pontos em conhecimentos gerais;
  • Ter cursado o Ensino Médio em uma escola pública ou em escola particular como bolsista integral;
  • Para bolsas integrais, comprovar renda familiar per capita (por pessoa) de até 1,5 salário mínimo;
  • Para bolsas parciais, comprovar renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

A abertura das inscrições do Prouni acontecem duas vezes por ano, geralmente em janeiro e junho.

Pela nota do Enem e vestibular

Uma boa pontuação no Enem pode te levar a uma aprovação de bolsa pelo Prouni. Mas caso não atenda a algum requisito, você pode usar essa nota para tentar uma bolsa de estudos diretamente com a universidade escolhida para cursar Biomedicina. A maioria das instituições oferecem bolsas institucionais e, por isso, vale você se informar quais apresentam os melhores benefícios para ingresso no curso.

Muitas vezes, uma nota do Enem pode até substituir a inscrição no vestibular e te garantir uma bolsa de Biomedicina. No geral, quanto maior for a média, maior é o percentual de desconto da bolsa.

Outra vantagem que pode lhe garantir uma bolsa é o seu desempenho no vestibular na instituição de ensino. Os primeiros colocados costumam ganhar bolsas parciais e integrais. Então, bora estudar, né?

Sobre as inscrições, elas variam conforme os programas e exigências de cada instituição. Portanto, informe-se com antecedência para não perder os prazos.

Bolsa de Biomedicina pelo Vai de Bolsa

Aqui no Vai de Bolsa, você também encontra o desconto que precisa para uma bolsa de Biomedicina. Tudo de forma segura, rápida e simples. Para ver as opções de bolsa, basta ir até a home da nossa página, lá você encontra o curso de Biomedicina que deseja, presencial, EAD ou híbrido, cidade que vai estudar e muito mais.

É só escolher as opções e clicar na busca, que vão aparecer as melhores oportunidades de ingresso no ensino superior. Depois é só escolher a melhor opção de bolsa de Biomedicina, fazer uma pré-matrícula e pagar a taxa solicitada para começar a estudar. O pagamento é extremamente seguro e pode ser feito por pix, cartões de crédito ou boleto bancário.

Em caso de dúvidas, você consegue contato pelo WhatsApp ali dentro do próprio site, só clicar no ícone do aplicativo. É importante ressaltar que você ainda precisará passar pelo processo seletivo da universidade, seja vestibular ou nota do Enem.

bolsa biomedicina

Pelo Fies

Outra forma de garantir o sonhado diploma de Biomedicina é tentar ser aprovado pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Ministério da Educação. Nesta modalidade, você consegue melhores formas de pagamento para o seu curso, com um financiamento para toda sua graduação a juros zero ou uma parte a juros mais baixos. Ao terminar a graduação, você quitará o curso em mensalidades.

O programa não se trata de uma bolsa, mas pode ser uma alternativa, caso as outras não tenham dado certo. Para participar, é necessário atender a alguns requisitos básicos, como:

  • Possuir renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos para a modalidade Fies e até cinco salários mínimos para o P-fies – ofertado por instituições financeiras que contam com recursos do governo federal;
  • Ter participado do Enem (edições a partir de 2010), não ter zerado na redação e ter obtido pontuação mínima de 450.

As inscrições para o Fies ocorrem duas vezes pelo site Fies Seleção.

Leia também: Bolsas e ajuda de custos que podem lhe ajudar na faculdade

Viu como é possível conseguir a sua bolsa de Biomedicina?

Agora é pleitear a sua bolsa de estudos e partir para a matrícula! Continue nos acompanhando no blog Vai de Bolsa para ficar por dentro de todas as novidades e informações sobre bolsas e o universo da educação.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?