Descubra como conseguir uma bolsa de Fisioterapia

bolsa fisioterapia

O fisioterapeuta tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e a sua função inclusive teve destaque na pandemia do coronavírus, com a importância da fisioterapia respiratória. Se você curte fisioterapia, mas não tem orçamento para ingressar numa faculdade particular, dá para correr atrás de uma bolsa de estudos, sabia? Têm vários caminhos que você pode buscar para conquistar uma bolsa de Fisioterapia.

Para conseguir o seu diploma de ensino superior a dica é ficar ligado nas oportunidades de bolsas que existem. E nada de pensar que é difícil, porque na verdade é perfeitamente possível de estudar com uma bolsa hoje em dia. Só é preciso estar bem informado a respeito e, claro, atender aos pré-requisitos exigidos dentro de cada programa.

Tem bolsa do governo federal, de convênio com empresas, das próprias instituições de ensino. Portanto, você pode sim conseguir a sua bolsa de Fisioterapia. Para isso, continue lendo este conteúdo especial do Vai de Bolsa e prepare-se para realizar o sonho de ter o diploma da graduação em mãos!

Leia também: Como conseguir bolsa para ir pra faculdade em 2022?

Como é o curso de Fisioterapia?

Antes de ir atrás da sua bolsa de Fisioterapia, saiba mais sobre o curso desse graduação da área da saúde, com habilitação em bacharelado. Ao ingressar nessa faculdade, você vai estudar, em média, 5 anos até se formar. Existem opções de cursos na modalidade presencial e semipresencial (aulas práticas acontecem na instituição de ensino).

Durante a graduação de Fisioterapia, o aluno estuda disciplinas das áreas de anatomia, saúde pública, fisiologia, traumatologia, neurologia, ortopedia, pneumologia, cardiologia, entre outras. Também será necessário fazer estágio obrigatório, geralmente em hospitais, clínicas e asilos, por exemplo.

Como fisioterapeuta, você vai cuidar da prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados às funções e movimentos do corpo. Portanto, precisa gostar bastante da área da saúde, ciências biológicas e de ter contato direto com as pessoas, certo?

Como entrar na faculdade com uma bolsa de Fisioterapia?

Agora você vai descobrir os principais caminhos para conquistar uma bolsa de estudos. Essa bolsa pode ser integral, quando não paga nada durante todo o curso, ou parcial, quando é preciso pagar algum percentual das mensalidades. Os valores variam para cada programa de bolsa. Os critérios de aceitação também são variáveis, mas se você se enquadrar dentro deles já pode ficar otimista para entrar com um pedido de bolsa de Fisioterapia.

Confira a seguir os principais tipos de bolsa para o ensino superior e veja qual melhor se encaixa nas suas necessidades. Vamos lá!

Conheça o Programa Universidade Para Todos

O Prouni destaca-se como um dos principais programas de bolsas para os estudantes de baixa renda. Se este for o seu caso, pode ser que o Prouni seja a solução para conquistar a sua bolsa de Fisioterapia. No entanto, você não pode ter diploma de ensino superior e ter realizado a última edição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim como precisa ter tirado no mínimo 450 pontos na prova de conhecimentos e não ter zerado na redação.

Sobre a renda familiar, também há algumas exigências do programa que você precisa saber. Para bolsas integrais, o candidato precisa ter uma renda máxima de três salários mínimos por pessoa. Já para bolsas parciais de 50%, a renda não pode ultrapassar cinco salários mínimos por pessoa.

Para finalizar, o Prouni contempla alunos que estudaram a vida toda em escola pública ou em escola particular com bolsa integral. Se você atende a todos os pré-requisitos, fique atento às inscrições que geralmente abrem todo início de semestre, ou seja, duas vezes por ano.

Tente uma bolsa pelo Enem ou vestibular

Essa é outra dica para conseguir se matricular com uma bolsa de Fisioterapia na faculdade. Uma ótima colocação no Enem pode te garantir uma bolsa de estudos. Isso porque a maioria das universidades particulares hoje em dia oferecem bolsas para os melhores colocados. Portanto, informa-se na faculdade de interesse e estude muito para arrasar na prova.

O mesmo vale para quem vai prestar vestibular para ingressar no curso de Fisioterapia. As melhores notas também costumam ser premiadas com bolsas ou descontos progressivos nas mensalidades. Então, o negócio é estudar bastante para tentar uma bolsa por mérito educacional.

Além disso, as próprias universidades particulares contam com bolsas específicas para ajudar alguns alunos. Seja por questão de baixa renda, transferência externa, melhores notas, como destacamos acima. Por isso, não deixe de se informar com as faculdades sobre as vantagens que elas oferecem.

bolsa fisioterapia

Informe-se sobre o convênio de empresas com universidades

Outra alternativa para ganhar uma bolsa de Fisioterapia é tentar um convênio via empresa. Isso, claro, se você trabalha em uma empresa. Muitos empreendedores valorizam a qualificação dos seus funcionários, portanto, firmam convênios de bolsas com universidades particulares, por exemplo. Ou, às vezes, até pagam diretamente uma parte da mensalidade do funcionário até a conclusão do curso.

Cada empresa e universidade terão as regras e benefícios específicos. Então é necessário que você se informe e corra atrás dessas informações. Fique de olho nas oportunidades!

Leia também: Como ganhar bolsa de estudos do governo

Conquiste a sua bolsa de Fisioterapia pelo Vai de Bolsa

Aqui no Vai de Bolsa, você também encontra o desconto que precisa para uma bolsa de Fisioterapia. Para ver as opções de bolsa, basta ir até a home da nossa página, escolher a cidade, procurar pelo curso de Fisioterapia, escolher se vai querer estudar presencial, EAD ou híbrido, e pronto! Clique em “buscar”, que vão aparecer muitas possibilidades de bolsas e descontos nas mensalidades.

Agora é só escolher a melhor opção para você e realizar uma pré-matrícula. O pagamento realizado pelo site é extremamente seguro. Você pode pagar por Pix, cartões de crédito ou boleto bancário. Em caso de dúvidas, você consegue contato pelo WhatsApp dentro do próprio site, clicando no ícone do aplicativo.

Leia mais: Bolsas e ajuda de custos que podem lhe ajudar na faculdade

Viu como é possível conseguir a sua bolsa de Fisioterapia?

Agora você já sabe os caminhos para conquistar a sua bolsa de estudos. Não perca mais tempo e matricule-se para iniciar em breve a sua carreira de fisioterapeuta.

Continue nos acompanhando no blog Vai de Bolsa para ficar por dentro de todas as novidades e informações sobre bolsas e o universo da educação.

Outros posts da categoria

Receba novidades por email:

Vai uma bolsa aí?