Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Bolsa Prouni: como funciona e o que fazer para conseguir

Conseguir entrar na faculdade e ter um bom emprego é o sonho de muita gente. Especialmente nos dia de hoje, onde ter segurança financeira é uma necessidade de boa parte dos brasileiros. Porém, nem todos podem entrar numa faculdade pública ou pagar uma privada. Para isso existe o Prouni, um programa de bolsas do Governo. Mas você sabe como a bolsa Prouni funciona?

Basicamente, o programa oferece bolsa total ou desconto de 50% para alunos em universidades e faculdades particulares. Existem alguns critérios para conseguir acesso, mas é uma opção excelente para quem não pode arcar com todos os custos de uma graduação.

Quer entender como funciona a bolsa Prouni? Separamos um guia com todos os detalhes para você compreender tranquilamente o assunto.

Leia mais: Prouni como funciona e o que fazer para participar

O que é o Prouni?

Como comentamos, muitas pessoas não podem pagar pelo curso de uma universidade privada. Muitas vezes, os valores passam da casa dos R$ 1 mil mensais e considerando a realidade do nosso país, é um preço muito salgado. Uma outra opção seria tentar uma instituição pública. Mas a realidade é que, dependendo da graduação, é extremamente difícil de entrar pelo vestibular.

Pensando nesta situação, o Ministério da Educação (MEC) criou o Programa Universidade para Todos (Prouni), em 2004. A intenção é democratizar o acesso ao ensino superior, dando mais chances para estudantes de baixa renda conseguirem se formar na faculdade.

O programa já ajudou milhões de estudantes durante o período de atuação. Entretanto, existem alguns detalhes sobre como funciona a bolsa Prouni. Ela paga todo o curso? Qualquer pessoa pode ter acesso? Quais universidades aceitam o projeto?

Bolsa Prouni: como funciona?

Primeiro de tudo, é necessário entender a base. O programa é direcionado para estudantes de baixa renda e oferece bolsas integrais ou parciais, ou seja, descontos de 100% ou 50%. Existem critérios que precisam ser atendidos para a contemplação da bolsa. Muitos deles vão exigir um esforço para comprovar, mas nada impossível de conseguir.

Principais critérios:

  • O aluno deve ter feito a última edição do Enem;
  • Alcançar, no mínimo, 450 pontos e não zerar a redação;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos, para bolsas de 50%;
  • Renda familiar de até um salário mínimo e meio, para bolsas de 100%;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou a partir de bolsa integral em escolas particulares.

Além do mais, para conseguir bolsa, você não pode já ser graduado num curso superior. A única exceção é para professores efetivos em escolas públicas de ensino básico. Aí, alguns critérios caem, como a necessidade de ter renda familiar de até três salários mínimos.

Bolsa Prouni: quem aceita?

O Prouni é um programa voltado para universidades privadas. Por isso, só é possível entrar neste tipo de instituição a partir da iniciativa. Entretanto, nem todas as faculdades estão aptas para participar, por isso é importante verificar quais aceitam alunos do Prouni e são certificadas pelo MEC.

Via de regra, o programa divulga uma lista com o número de bolsas disponíveis em determinado período e quais universidades fazem parte do projeto. Algumas participam sempre, mas não dá nomear com certeza. Por isso, quando fizer a inscrição, é importante ver quais faculdades estão disponíveis.

E os cursos?

Nem sempre há bolsas para todos os cursos, isso porque as faculdades não têm obrigação legal de oferecer vagas para todas as graduações. Aí vem a nossa dica novamente: quando abrir o processo seletivo, busque os cursos disponíveis para conseguir a bolsa.

Ainda assim, licenciaturas e bacharelados são contemplados e não apenas na modalidade presencial. Alguns cursos a distância também ficam disponíveis, o que pode ser uma ótima opção para quem prefere estudar quando e onde quiser.

Bolsa Prouni: como funciona as inscrições?

Se você está concorrendo pela primeira vez, deve ficar atento às datas de cada etapa. As inscrições ocorrem duas vezes no ano, uma a cada semestre. O processo é dividido em chamadas. Uma para inscrição, outra para comprovação de documentos e outra para ver se foi aprovado.

Vamos deixar abaixo o cronograma do Prouni deste ano:

  • Início das inscrições: 6 de fevereiro de 2022;
  • Fim das inscrições: 9 de fevereiro de 2022;
  • Divulgação da primeira chamada: 14 de fevereiro de 2022;
  • Comprovação de informações da primeira chamada: 15 a 23 de fevereiro de 2022;
  • Divulgação da segunda chamada: 2 de março de 2022;
  • Comprovação de informações da segunda chamada: 2 a 9 de março de 2022;
  • Adesão à lista de espera: 16 a 19 de março de 2022.

Saiba mais: Como se inscrever no Prouni? Tudo que você precisa saber

Entendeu como funciona a Bolsa Prouni?

Agora é contigo! Fique atento ao cronograma e não esqueça de fazer sua inscrição. A faculdade dos seus sonhos está mais perto do que nunca. Segue lendo os conteúdos do blog do Vai de Bolsa e não perca informações importantes sobre educação, vestibulares e ensino superior.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.