Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Cursos menos concorridos: conheça 20 opções fáceis de entrar no Sisu

Quais os cursos menos concorridos no vestibular e no Sisu? Essa costuma ser uma dúvida frequente para quem acabou de realizar o ENEM e tem um pouco mais de pressa de ingressar em uma faculdade.

Há cursos muito promissores para o seu futuro profissional sem ampla concorrência, e que acabam por oferecer uma ótima porta de entrada para uma graduação e por consequência, para o mercado de trabalho. Áreas como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Hospitalar, Turismo e Pedagogia, são algumas oportunidades que estão na lista!

Com essa lista que o nosso time do Vai de Bolsa preparou para você, é possível saber se o seu perfil se encaixa em algum desses cursos. O nosso objetivo é sempre te auxiliar a tomar a melhor decisão para o seu futuro!

Tendo o SISU como base para o texto de hoje, exploraremos alguns cursos de áreas diferentes com mais profundidade, assim você tem maior noção das suas opções e consegue selecionar de acordo com sua preferência com maior assertividade.

Leia também: Cursos que pagam bem: confira ótimas opções para ter um bom salário

O que é o Sisu?

Primeiramente, é importante saber que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação). Ele está no ar desde 2010 e é a principal ferramenta de ingresso ao ensino superior público. Para isso, o candidato deverá realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zerar a redação.

O processo seletivo do Sisu é realizado em uma única etapa, de acordo com o período estipulado para as inscrições, que ocorrem uma vez a cada semestre. Assim, o candidato seleciona a instituição de ensino que deseja concorrer a uma vaga, podendo selecionar entre duas opções de curso.

No entanto, valerá apenas a primeira selecionada, caso o estudante atinja o ponto de corte, sendo automaticamente excluída a segunda opção. Caso não atinja o ponto de corte na primeira opção, passará a concorrer na seleção de vagas da segunda. Enquanto isso, o candidato poderá trocar a opção de curso até encerrar o período válido de inscrição.

No fim, o sistema seleciona os candidatos que preencheram o número de vagas ofertadas em cada curso, da nota mais alta até a mais baixa, sendo a mais baixa a nota de corte.

Veja também: Como funciona o Sisu? Um guia completo para você usar o Sisu

Mas então, o que é a nota de corte?

É a menor nota do último colocado potencialmente classificado em algum curso. Ela também serve como referência para saber se a sua média parcial da nota do Enem é suficiente para ingressar no curso que você deseja.

É importante lembrar que ela não serve de garantia para que, naquele momento, você ingresse na faculdade. Afinal, o sistema não calcula a nota de corte em tempo real. Ela é modificada de acordo com os inscritos, podendo ser mais baixa ou mais alta até a hora do fechamento do cálculo.

Leia também: Nota de corte Enem: entenda como ela funciona

De olho na segunda chamada

Se você fez a inscrição em um determinado curso e não foi selecionado, ainda tem algumas opções.

Primeiro, a segunda chamada do Sisu. Isso porque, cada instituição marca uma data para o candidato ocupar a vaga no curso que foi aprovado. Caso esse candidato não compareça, uma nova chamada será feita. Assim, você deverá consultar a página de inscrição do Sisu para ver se não foi selecionado.

Quais os cursos menos concorridos Sisu

De acordo com site de simulação disponibilizado pelo MEC, as notas de corte mais baixas variam a cada instituição entre 499 e 540. Abaixo listamos 20 opções de cursos menos concorridos para você escolher durante o período do Sisu, com base nos últimos processos de seleção:

E lembrando que, além do ingresso pelo Sisu, você pode procurar por esses cursos no Vai de Bolsa com possibilidade de bolsas de estudo de até 75%. Vale a pena conferir!

No Vai de Bolsa você tem a oportunidade de estudar em mais de 35 instituições como Estácio, Wyden, Universidade Anhembi Morumbi, Unisul, Universidade Potiguar, UniSociesc e FMU!

Cursos menos concorridos
Cursos menos concorridos

Qual a lógica por detrás dos cursos menos concorridos?

Agora que você já tem uma ideia de como funciona o critério de seleção do Sisu e quais são, em média, as notas de corte mais baixas, é importante levar em consideração certas questões, como:

  • As instituições que oferecem os cursos;
  • Em quais cidades ficam essas instituições;
  • Qual a popularidade do curso;
  • Número de vagas disponíveis.

Essas questões são relevantes quanto à concorrência que você pode enfrentar ao escolher o curso. Uma graduação popular, obviamente, é mais concorrida. Outras, como Direito e Administração, têm um número maior de vagas, mas, em contrapartida, uma nota de corte mais alta. Isso porque a concorrência é grande.

Cursos menos concorridos são menos valorizados?

Não necessariamente. Muitas vezes pode ser um curso mais recente e, consequentemente, com menos procura no mercado. Existem áreas que estão em alta, como a gastronomia, por exemplo, que antigamente pouco se falava e não eram tão disputadas. A valorização dos cursos é muito relativa, não adianta você fazer Engenharia se não gosta de ciências exatas ou fazer Direito se tem antipatia pela leitura.

Alguns cursos são mais abrangentes e têm maior visibilidade no mercado. Mas isso não quer dizer que você não será recompensado ao se interessar por cursos menos concorridos. Lembre-se: o importante é fazer aquilo que almeja, pois dificilmente um profissional que não gosta do que faz terá realização com seu trabalho.

Outras opções para usar a nota do Enem

É importante saber que há outras opções interessantes que possibilitam que você tenha acesso ao Ensino Superior, como obter uma bolsa de estudos ou um financiamento estudantil. Confira as opções abaixo 👇

ProUni

Se você não conseguiu uma boa nota para passar no Sisu, mesmo em cursos menos concorridos, você pode tentar uma bolsa de estudos no Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal. Nele, há possibilidade de obter descontos de até 100% nas mensalidades.

Mas tudo vai depender da sua nota no Enem e de critérios socioeconômicos, como a renda per capita familiar.

Fies

O Fies é outro programa do governo. Ele permite o financiamento estudantil com juros bem abaixo do mercado, com o objetivo de facilitar o acesso ao ensino superior. Assim como no ProUni, o Fies também utiliza a nota do Enem e critérios de renda familiar.

Com o Fies, você pode pagar as mensalidades da faculdade quando terminar o curso. Mas, atenção: não é admitido ter zerado na redação do Enem para obter o Fies, além de ser necessário ter obtido em média 450 pontos na prova.

Bolsas de estudo para instituições de ensino privadas

São muitas as opções de instituições privadas que oferecem bolsas de estudos, seja com a nota do Enem ou outras maneiras facilitadas de ingresso.

Uma das melhores alternativas é o Vai de Bolsa. Aqui você não precisa comprovar renda e tem acesso à bolsas de estudo para o curso todo nas melhores faculdades do país.

1. Acesse o Site: Acesse o Vai de Bolsa

2. Faça seu pedido de bolsa, em quantas faculdades quiser, gratuitamente. Em até 48h você receberá mais informações das instituições!

Corra antes que as bolsas disponíveis acabem!

Nossas ofertas são limitadas e esgotam o tempo todo. Solicite agora a sua simulação de bolsas de estudos e receba prioridade na negociação.

Ao longo de todo o processo, a nossa equipe de atendimento está disponível para ajudar e tirar dúvidas através do WhatsApp.

Confira a seguir algumas das instituições parceiras do Vai de Bolsa!

Estácio

Uma das maiores universidades do país! São 53 anos de história e mais de 540 cursos espalhados pelo Brasil. A Estácio já formou mais de 700 mil profissionais já que prepara seus alunos para o mercado de trabalho.

Faculdade de Imperatriz (FACIMP)

Referência em cursos como Odontologia e Medicina Veterinária, a FACIMP iniciou sua trajetória há mais de 20 anos e hoje conta com mais de 45 cursos de graduação.

Wyden EAD

A Wyden EAD tem como objetivo transformar vidas através de uma educação de qualidade. O ensino à distância totalmente interativo, flexível e com amplo suporte acadêmico e profissional. Essa é a marca registrada da instituição, que oferece a melhor experiência em EAD.

FMU

A FMU, além de ter mais de 50 anos de tradição, é uma das maiores instituições de ensino superior à distância do Brasil. Oferece qualificação profissional com aulas 100% digitais, mais de 80 cursos de graduação e 300 de pós-graduação em 419 unidades no país. Além disso, 8 em cada 10 dos alunos da FMU já conquistaram uma vaga de emprego na sua área.

Universidade Anhembi Morumbi

São mais de 300 unidades da Universidade Anhembi Morumbi espalhadas pelo país, com cursos inovadores, professores altamente qualificados e o compromisso de formar profissionais empreendedores. Além disso, a grande maioria das graduações é destaque com nota máxima nas avaliações do MEC.

Centro Universitário UniBTA Digital

Um centro universitário de excelência em educação à distância, o UniBTA Digital tem como principais características a modernidade e a inovação. A instituição ainda foca na empregabilidade dos alunos, com o compromisso de formar profissionais diferenciados.

Unisul

Uma das melhores universidades de Santa Catarina, a Unisul possui 140 cursos, além de intercâmbio com diversas instituições de ensino em outros países. Todos os polos são credenciados pelo MEC e os cursos têm aulas 100% online e gravadas, podendo rever sempre que necessário.

Centro Universitário UniFavip (FAVIP)

Tradição em Pernambuco, a UniFavip já possui mais de 20 anos de história, sendo o primeiro Centro Universitário no interior do Nordeste. São mais de 125 cursos, com a maior avaliação do MEC no Sudeste, Norte e Nordeste.

Se você está pensando em uma alternativa mais rápida e econômica para acessar esses cursos, acesse o Vai de Bolsa e faça uma busca pela formação do seu interesse na sua cidade. Há descontos imperdíveis para você começar a estudar agora mesmo.

Agora que você já sabe mais sobre os cursos menos concorridos e quais as notas de corte, caso você se interesse por temas relacionados à educação, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

Gostou do conteúdo? Continue nos acompanhando!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.