Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

Graduação Flex: veja porque é opção para quem tem pouco tempo para estudar

graduação flex

A possibilidade de fazer a faculdade a distância virou um fenômeno no Brasil e no mundo. Na prática, quem opta pelo EaD busca praticidade e flexibilidade nos estudos. Ou seja, uma capacitação que se encaixe nas suas necessidades, rotina e também no seu bolso. No entanto, há uma tendência na busca por cursos EaD que preservem algumas características dos cursos presenciais. Estamos falando da graduação flex. Então, o que é um curso superior flex? Em outras palavras, é uma faculdade semipresencial, um meio-termo entre o EaD e o curso superior convencional.

Em geral, os cursos de graduação flex funcionam da seguinte forma: em primeiro lugar, todo o conteúdo das disciplinas é disponibilizado em uma plataforma a distância, para acesso pela internet, a qualquer hora e lugar, para você estudar. Em segundo lugar, periodicamente, a faculdade flex organiza encontros presenciais entre seus alunos para realização de atividades. Com isso, há uma maior interação entre os estudantes, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem. Na maioria dos casos, essas reuniões presenciais são realizados em locais chamados polos de apoio ao ensino a distância. Dessa forma, um curso flex alia o que tem de melhor no EaD e no presencial.

Na verdade, na maioria das vezes são salas de aula ou laboratórios disponibilizados pelas próprias instituições. A graduação flex é uma opção interessante para quem busca economia, já que cursos com características EaD são mais em conta que os presenciais. Além disso, é ideal para quem sente falta do relacionamento com colegas de curso e professores, do ambiente universitário, mesmo que por alguns momentos. Ou seja, respirar o ambiente universitário.

Se você se quer saber todos os detalhes sobre como é uma graduação flex, acompanhe o conteúdo abaixo!

Leia também: Melhores faculdades EAD: conheça as instituições mais renomadas

Graduação flex Estácio cursos

Grandes instituições de ensino a nível nacional oferecem em suas grades de cursos de graduação a modalidade semipresencial. No entanto, o termo graduação flex ficou mais popular na Universidade Estácio de Sá. Se você optar por algum curso flex na Estácio, terá a oportunidade de ter encontros presenciais com a sua turma pelo menos uma vez por semana. São os dias em que você conhecerá seus colegas e poderá tirar dúvidas presencialmente com os professores do curso. Há também encontros realizados em laboratórios.

Sendo assim, nos demais dias da semana, você segue com os estudos da sua casa, pela internet, por meio da plataforma EaD da universidade. Na Estácio, esse ambiente digital é conhecido como Sistema de Informações Acadêmicas (SIA). É onde são encontrados todos os textos, exercícios, material multimídia, fóruns de debate e canais com recursos interativos do curso.

O legal é que centros de ensino da Estácio podem ser encontrados em quase todos os Estados brasileiros, em centenas de cidades no país.

Esse número de unidades é muito importante, pois em um curso flex você terá que optar por um polo de apoio para frequentar as aulas presenciais. Preferencialmente, que esse polo seja na mesma cidade ou próximo da sua casa, para facilitar o deslocamento.

Leia também: Ensino Ead: como estudar a distância com bolsa de estudos

Quais os cursos oferecidos

Na Estácio, a grade de cursos semipresenciais oferecidos em todo o país pode variar a cada semestre. No entanto, costumam seguir uma mesma linha. Confira abaixo alguns exemplos de cursos flex disponíveis:

  • Administração
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Ciências Contábeis
  • Comércio Exterior
  • Educação Física
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica
  • Gestão Ambiental
  • Gestão Comercial
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Logística
  • Marketing
  • Pedagogia
  • Processos Gerenciais
  • Redes de Computadores
  • Serviço Social

Da mesma forma, é interessante conferir a lista completa de cursos oferecidos pela Estácio no site da universidade.

Quais as vantagens de fazer uma graduação flex?

De fato, as mensalidades de uma graduação flex são mais em conta do que os cursos presenciais. Com parte da graduação sendo EaD, você também economiza com deslocamento, já que não precisa sair de casa para a faculdade todo o dia. Você poupa um dinheiro também com alimentação, pois não precisa almoçar ou lanchar fora de casa.

Para quem acha que não consegue fazer uma faculdade presencial por falta de tempo, a graduação flex é uma boa escolha. Os cursos não deixam a desejar em relação aos presenciais. Além disso, o diploma de um curso flex tem a mesma validade de uma graduação presencial.

Veja abaixo um resumo sobre os motivos de escolher uma graduação flex:

  • Flexibilidade: você pode construir seus horários de acordo com as suas necessidades, e definir como e quando fará as aulas presenciais.
  • Acessibilidade: como na graduação flex parte das aulas ocorrem a distância, você será poupado de deslocamentos do trabalho ou de casa à faculdade, o que gera uma economia de tempo e dinheiro enorme.
  • Tempo: se você trabalha fora o dia inteiro, também pode optar por estudar no horário em que tem disponibilidade, por causa do conteúdo disponíveis na plataforma EaD.
  • Conforto: estudar em casa é um privilégio, não é verdade? Você utiliza o seu próprio computador, tablet ou outro dispositivo para acompanhar as aulas no conforto e estrutura do seu lar.

Leia também: Faculdade EaD ou presencial: como escolher?

Como faço para entrar em um curso flex?

No caso da Estácio, a forma mais convencional de ingresso em um curso de graduação semipresencial é por vestibular. Com a facilidade de que é possível agendar a data e horário da prova, que pode ser em uma unidade presencial ou polo de apoio EaD. Há ainda a opção de ingresso pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque com uma boa nota no Enem, você já pode conseguir uma vaga no curso flex sem precisar fazer o vestibular.

Mas se você não pretende fazer o vestibular, há ainda a opção de ingresso por transferência externa de outra instituição, ou ainda na modalidade segunda graduação. Nesse caso, é voltada a pessoas que já tem um diploma universitário e buscam uma segunda diplomação.

Engana-se quem acha que um curso EaD ou semipresencial é mais fácil de fazer. Em comparação com os cursos de graduação presenciais, as exigências são as mesmas, tanto nas provas como nas atividades das disciplinas.

Outras universidades que oferecem cursos flex

Há outras instituições de ensino superior que oferecem graduação flex. Podemos listar três universidades, que tem boa colocação no ranking do Ministério da Educação (MEC):

  • Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
  • Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR)
  • Universidade Brasil
  • Universidade de Franca (Unifran)
  • Universidade Positivo

As públicas também oferecem graduação flex

Assim como instituições privadas, principalmente as de grande porte a nível nacional, algumas universidades públicas também oferecem cursos de graduação flex. Talvez você não vá encontrar os cursos nessas instituições com a denominação “flex”. Porém, o conceito semipresencial é o mesmo. Nesse caso, a vantagem é cursar gratuitamente uma graduação em uma universidade pública, com ótima recepção no mercado de trabalho.

Em Santa Catarina, por exemplo, temos dois exemplos de instituições de ensino superior públicas que oferecem curso flex. Uma delas é a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que oferta cursos de graduação semipresenciais gratuitos de Pedagogia, Administração Pública, entre outros. A instituição conta com 12 unidades presenciais de ensino no Estado, além de mais 32 polos de apoio ao ensino a distância. É justamente nesses polos, grande parte em cidades do interior, que ocorrem os encontros presencias das turmas do EaD.

O outro exemplo é o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que oferece uma licenciatura Ead em Educação Profissional e Tecnológica. No IFSC são 22 unidades presenciais e outros 20 polos de apoio ao ensino a distância. A metodologia é composta pelo uso de videoconferências, webconferências, chats, aulas em laboratórios, além de aulas presenciais nos polos ou nos campi. Nessas aulas presenciais, os alunos têm a oportunidade de interagir com tutores e colegas de turma.

Ficou interessado por um curso flex?

Procure na internet pelas universidades públicas do seu Estado e verifique se oferecem cursos flex ou EaD semipresenciais. Faça isso antes de optar pelas particulares. Dessa forma, você pode ter a grata surpresa de encontrar um curso de graduação semipresencial de qualidade. E o mais importante: gratuito.

O ingresso via vestibular pode não ser tão concorrido assim. Fique de olho nos editais, processos seletivos e vestibulares. Nesse caso, a única etapa que você vai pagar é o vestibular ou processo seletivo.

Por outro lado, as faculdades privadas também oferecem ótimas opções de cursos flex, com mais liberdade para iniciar a data que quiser e com um processo seletivo mais simplificado.

Os preços também são mais acessíveis que as graduações convencionais. Em geral, as mensalidades costumam ficar abaixo de R$ 500.

Portanto, não tem mais desculpa para conseguir seu diploma de ensino superior. Quer fazer uma faculdade EaD mas sem perder a experiência do ambiente universitário? Os cursos de graduação flex foram feitos para você.

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.