Bolsas de Estudo com a Nota do Enem: Perguntas Frequentes

Acesse o Vai de Bolsa e confira mais de 800 mil bolsas de estudo disponíveis, os descontos podem chegar a 100%* em cursos de graduação e pós-graduação, seja presencialmente ou na modalidade de ensino à distância – EAD. Para calcular o seu desconto, basta informar a sua nota geral e selecionar como deseja estudar.

Faça o teste e descubra em média quanto de bolsa a sua nota vale!

Não se preocupe! O Vai de Bolsa oferece outras cinco formas de ingresso que não exigem a nota do exame.

Inscreva-se gratuitamente! Em até 48 horas após a solicitação, você receberá mais informações das instituições parceiras. 

Através do nosso simulador gratuito de nota do Enem, você consegue saber quais são as suas chances em mais de 35 faculdades particulares. Faça o teste!

O que é graduação: tire todas as dúvidas sobre o curso

Quem está finalizando o ensino médio geralmente começa a procurar por uma carreira e onde poderia trabalhar no futuro. Essa busca tem relação com o ensino superior e as várias formas de ingressar no mesmo. Mas existem muitos termos diferentes e nem sempre sabemos o significado de cada palavra. Por exemplo, você sabe o que é graduação?

De forma geral, a graduação é o primeiro nível da formação no ensino superior, que é uma etapa acima do ensino médio. Ela tem uma influência gigante na garantia de bom emprego no futuro e de uma formação acadêmica de qualidade. Além disso, possui várias “modalidades”, as quais diferem em foco e duração e influenciam na atuação profissional.

Se você quer saber o que é graduação, como fazer e alguns detalhes sobre essa formação, continue lendo este texto que preparamos. Vamos te mostrar mais detalhes e te ajudar a clarear a cabeça quanto ao universo das graduações.

Leia mais: Conheça os tipos de pós-graduação e qual mais combina com você

O que é graduação?

A nossa educação é dividida em etapas. Veja bem, existe o ensino fundamental, depois o médio e partimos para o superior. Chegando na última etapa, a primeira forma de ingressar é por uma graduação, que seria o ato inicial dentro do ensino superior. Ao finalizar a graduação, a pessoa tem em mãos a comprovação de um estudo mais qualificado, direcionado a uma área específica.

Assim, um graduado é alguém que possui um diploma e uma qualificação em um determinado nicho profissional. Por exemplo, um psicólogo precisou passar pela graduação em Psicologia para conseguir trabalhar e receber um salário condizente com sua atuação. Por isso, se você se graduar em uma área específica, poderá atuar dentro dela, seguindo a legislação local.

É bom lembrar que para conseguir ingressar a pessoa precisa ter terminado o ensino médio. Além do mais, no Brasil quem oferece esse tipo de formação são as instituições de ensino superior (IES), as quais podem se dividir entre Faculdade, Centro Universitário e Universidade. Essa distinção tem relação com o número de cursos oferecidos, assim como a avaliação da instituição frente ao Ministério da Educação (MEC).

Como ingressar?

Depois de terminar o ensino médio você já está apto para buscar um diploma de curso superior. Porém, o processo não para por aí. Geralmente, as IES exigem do aluno uma “comprovação” de suas qualidades, ou seja, se ele tem capacidade para ingressar no curso e se já possui os conhecimentos base para tal. Assim, o aluno deve fazer o vestibular, uma prova que aborda temáticas estudas durante o ensino médio.

A maior prova do Brasil é o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e muitas universidades utilizam ela para aprovar novos estudantes. Porém, outras adotam testes próprios, em especial as instituições particulares. Quem atinge a nota mínima de um curso determinado consegue iniciar a graduação.

Entretanto, existem outras formas de entrar na faculdade. Varia conforme a instituição, mas muitas vezes você pode se transferir de outra IES ou entrar após já ter feito a primeira graduação. Também tem a possibilidade de ingressar por processo seletivo, onde a faculdade analisa suas notas e define se você está apto para estudar no local.

Quais são os tipos de graduação?

Atualmente, a graduação é dividida em três modalidades: bacharelado, licenciatura e tecnológico. Elas diferem na duração, no foco e formato e basicamente utilizam os conhecimentos de forma diferente para formar profissionais aptos para atuar em diferentes esferas no mercado de trabalho. Veja a seguir como funciona cada uma:

Bacharelado: o bacharel agrega conhecimentos mais gerais durante uma graduação. Os estudos são mais amplos e com boa carga teórica e prática. Com isso, a pessoa tem uma boa bagagem para atuar de forma ampla, seja como professor universitário ou em empresas no mercado de trabalho. Em média, o bacharelado dura de 4 a 5 anos.

Licenciatura: o licenciado ainda tem muito do conteúdo dos cursos de bacharelado, mas conta com uma boa base de conhecimentos pedagógicos. Com isso, a licenciatura prepara profissionais para atuar em sala de aula, em especial no ensino fundamental e médio. A duração fica na faixa dos 4 anos.

Tecnológico: Essa modalidade é a mais prática e rápida. O curso foca em graduar profissionais já aptos para atuarem no mercado de trabalho, geralmente em áreas de gestão e administração. Por isso, quem opta pelo tecnológico já tem algo em mente de onde atuar. A duração fica entre 2 ou 3 anos.

O que é pós-graduação?

O nome é auto explicativo. Trata-se de um curso feito após a finalização de uma graduação. Com isso, é uma etapa adiante na formação superior e eleva ainda mais a qualificação do profissional. Para conseguir ingressar numa pós, você precisa ter finalizado a faculdade e ter em mãos o diploma.

As pós são divididas em lato sensu e stricto sensu. A lato sensu tem relação com especializações e MBA e duram em média um ano. O stricto sensu tem foco na parte acadêmica, podendo ser do tipo mestrado (com duração de 2 anos) ou doutorado (4 anos).

Leia também: Laboratórios modernos enriquecem a sua graduação

Agora chegou a hora de escolher o seu curso!

Deu de perceber como um curso superior te garante bom emprego e excelentes conhecimentos para o restante da sua vida, não é? Então agora é escolher o seu curso e uma ótima universidade para conquistar o diploma de curso superior.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre educação, vestibulares e dúvidas sobre o mundo universitário, continue lendo o blog do Vai de Bolsa. Até a próxima!

Faça seu pedido de bolsa!
Em quantas faculdades quiser, de uma só vez.

Negocie o seu desconto diretamente com as faculdades!

Confira os posts mais acessados do nosso Blog

Se você está procurando por conteúdo valioso e altamente acessado, não deixe de conferir esta seção.