Existem dois tipos de estudantes: os que já sabem que profissão seguir e onde buscar a sua qualificação, e os que não sabem ao certo que rumo tomar, apenas querem adquirir conhecimento e maturidade no processo. Independentemente de em qual desses tipos você se encaixa, é certo que você faz parte do grupo que pode conseguir uma bolsa de estudos para faculdade. As bolsas proporcionam oportunidades excelentes para todo perfil de estudante que deseja ter melhores chances no mercado de trabalho.

Uma pesquisa que analisou a nota de mais de um milhão de universitários brasileiros no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) mostra que os estudantes com bolsa tiveram nota mais alta do que estudantes não beneficiários. O estudo foi realizado por Jacques Wainer, professor titular do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, e Tatiana Melguizo, professora associada da Rossier School of Education da University of Southern California. Com melhores notas e mais participação nas atividades acadêmicas, alunos bolsistas saem na frente no mercado de trabalho. Para que você também tenha essa chance, confira abaixo o passo a passo para conseguir uma bolsa de estudos para faculdade.

 

Descubra como você pode aumentar suas chances de ganhar uma bolsa de estudos para faculdade

 

Se o seu objetivo é conquistar uma bolsa de estudos na faculdade, a primeira dica é que você se prepare para isso desde o fim do ensino médio. Boas notas nessa fase serão um diferencial e, às vezes, um pré-requisito para conquistar uma bolsa de estudos para faculdade. Além disso, a sua dedicação ao longo da graduação também será um ponto exigido. Notas baixas e pouca frequência são motivos para você perder uma bolsa.

Portanto, se você está finalizando o ensino fundamental, ou se está no ensino médio, você deve começar a se preparar desde já. Isso porque o seu passado escolar conta e muito na hora de conquistar uma bolsa de estudos. Para que essa chance seja potencializada, será fundamental fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que, geralmente, as faculdades exigem a nota mais recente do exame dos alunos que estão concorrendo a uma bolsa de estudos para faculdade.

Além do Enem, a nota nos vestibulares também pode garantir uma bolsa institucional, ou seja, oferecida pela própria instituição de ensino. Em algumas universidades, por exemplo, se o aluno acerta pelo menos 75% das questões do vestibular, recebe uma bolsa de estudos integral válida até a conclusão do curso. Em outras, o primeiro e o segundo colocado recebem bolsa de 100% e 50%, respectivamente. Na Estácio, por exemplo, as bolsas de estudo começam em 30% e podem chegar a até 100% do valor do curso.

Por tudo isso, vale a pena buscar informações detalhadas na faculdade que você pretende estudar. Todavia, não importa quais sejam os critérios dessa universidade, esta é uma dica que vale sempre: procure conquistar boas notas, porque elas geram ótimas oportunidades de bolsas de estudos.

 

Fique atento aos prazos e documentos exigidos para acessar uma bolsa de estudos para faculdade

 

Vamos começar este item levando em consideração a bolsa oferecida pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Essa iniciativa do governo federal acontece duas vezes por ano: uma vez no primeiro semestre e outra no segundo semestre.

Para se inscrever no Prouni é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. O aluno também não pode ter tirado nota zero na redação.

As inscrições para o ProUni são feitas apenas pelo site do programa. Para conseguir se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem 2018 e a sua senha. Se o estudante estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deve usar a mesma senha utilizada nesse outro programa.

Se você não estudou em escola pública durante o ensino médio, terá que esperar as aulas começarem para conquistar uma bolsa estadual, institucional ou de pesquisa. O caminho para esse tipo de bolsa de estudos para faculdade é diferente.

Para essas bolsas, você deverá pagar a matrícula e a primeira mensalidade e aí então correr atrás de informações específicas dentro da sua instituição de ensino. Nesse momento começa a sua corrida contra o tempo, pois, após conquistar o direito a uma bolsa de estudos na faculdade, você só a receberá no mês subsequente.

O segredo é se envolver nas atividades do seu curso e conversar com os professores e veteranos. Muitas instituições oferecem bolsas de estágio também, onde você trabalha e ganha descontos.

Mas fique atento a um detalhe importante: mantenha os seus documentos de identificação em dia. Confira a validade da sua Carteira de Identidade (RG) – ela deve ter menos de 10 anos –, tenha fotos 3×4 atualizadas na carteira e comprovantes de residência e renda. Esteja sempre preparado às oportunidades do seu curso e/ou instituição de ensino e boa sorte!

 

Gostou desse conteúdo? Então acompanhe o nosso blog e confira outros textos sobre bolsas de estudo, ensino técnico, ensino superior e mercado de trabalho.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui