A busca por uma melhor capacitação profissional é o desejo de qualquer profissional que queira ter sucesso em sua carreira. A pós-graduação, por sua vez, é a porta de entrada para conseguir essa diferenciação no mercado de trabalho. Com tantas opções no mercado, é normal ficar em dúvida sobre qual curso de pós fazer, assim como sobre a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos pós-graduação.

Pensando em ajudá-lo a tirar as suas dúvidas, apresentaremos neste post dicas que poderão auxiliá-lo a identificar com maior facilidade o curso ideal para a sua trajetória. Também vamos citar as principais modalidades de bolsas de estudos pós-graduação e quais cursos são considerados preferenciais para você conseguir uma dessas oportunidades. Boa leitura!

 

Conheça melhor os diferentes tipos de pós-graduação

 

Mestrado, doutorado, especialização e MBA. Cada uma dessas pós-graduações tem uma finalidade e pode servir para um propósito específico de quem busca aperfeiçoar-se. Dessa forma, é importante conhecer um pouco sobre cada tipo de pós-graduação para evitar que uma escolha errada o afaste da sua área de atuação.

Antes de fazer a sua escolha, no entanto, é importante saber que o mercado de trabalho tem valorizado os profissionais com o chamado “perfil em T”. Mas o que isso quer dizer? Que esse profissional desenvolveu uma base “horizontal”, com conhecimento em diversas áreas de negócio, mas também conta com um conhecimento especializado, a chamada base “vertical”.

Esse é o perfil cada vez mais desejado pelo mercado, que valoriza profissionais que possam, através dos conhecimentos adquiridos, apresentar soluções para problemas complexos e/ou para novas demandas que surgem a cada dia em diferentes áreas de atuação.

Se você deseja seguir uma formação com o perfil em T, a pós-graduação é um caminho para que você consiga complementar o seu conhecimento generalista adquirido na graduação.

Uma pessoa graduada em Economia, por exemplo, e que deseja saber mais sobre Finanças, pode fazer um curso de pós-graduação com uma visão mais generalista sobre esse tema. Já se a pessoa fosse graduada em Administração e tivesse o desejo de trabalhar com Finanças, o ideal seria um curso específico sobre o assunto, como uma especialização nessa área.

 

Mantenha o foco no seu objetivo

 

Para acertar na escolha da pós-graduação, o profissional precisa realmente saber o que deseja com aquela nova formação. Cada tipo de pós atende a uma demanda e alguns cursos visam mais a inserção e o aperfeiçoamento do profissional ou o seu aprofundamento científico. Portanto, avalie qual curso de pós-graduação se adapta melhor ao seu perfil, ao seu momento de vida e à sua fase de trajetória profissional.

Se o seu interesse é atuar mais no mercado de trabalho, o mais indicado é que você faça uma especialização e/ou um MBA. Agora, se o foco é atuar no meio acadêmico, o ideal é fazer um mestrado e, posteriormente, um doutorado.

Vale lembrar que, mesmo desejando trabalhar em uma empresa, isso não o impede de fazer um mestrado. Se esse for o seu caso, é possível optar por um mestrado profissional ou mesmo adaptar todo o conhecimento adquirido no curso de mestrado e utilizá-lo na sua função dentro da sua companhia. Todavia, para isso, a dica é que você escolha uma pós que ofereça um conteúdo que possa ser aplicado no seu trabalho. Assim, você conseguirá fazer uma qualificação que o permita atingir os seus objetivos.

 

Avalie bem a sua disponibilidade para fazer uma pós-graduação

 

Qualquer curso de pós-graduação que você escolher exigirá tempo, disposição e recursos financeiros, então é importante saber exatamente qual será a sua disponibilidade. Fale com a sua empresa e veja as condições que ela pode oferecer para você – tanto de tempo quanto de incentivo financeiro. Confira o tempo e o horário do curso, a possibilidade de bolsa de estudos pós-graduação e a possibilidade de cursar online.

Também é importante escolher o momento certo, no âmbito particular, para fazer a pós. Veja a disposição da sua família e da sua empresa para isso. É muito importante conversar com o seu chefe e deixar claro o seu desejo profissional e de aperfeiçoamento.

Se não for possível fazer o curso de pós-graduação em um determinado momento, não desista. Converse com as pessoas ao seu redor para vocês negociarem o melhor momento para esse aperfeiçoamento, já que nunca é tarde para adquirir conhecimento e se capacitar.

 

Conheça as principais opções de bolsa de estudos pós-graduação

 

Antes de fechar com o seu curso, verifique as possibilidades de conseguir uma bolsa de estudos pós-graduação. É fundamental checar se a instituição de ensino escolhida participa de algum desses programas. Confira as principais opções de bolsa de estudos do mercado:

 

CNPq

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma agência de fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que oferece bolsas de estudo para cursos de especialização, doutorado, doutorado-sanduíche e pós-doutorado. As bolsas podem ser concedidas diretamente aos programas de pós-graduação ou para instituições de ensino. Saiba mais no site do CNPq.

 

Capes

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma agência de fomento do Ministério da Educação que é responsável por oferecer bolsas de estudos para as instituições de ensino públicas e particulares do País. Para receber esse benefício, a instituição precisa ter cursos de pós-graduação em mestrado ou doutorado com notas que sejam superiores a 3. Essas bolsas são passadas aos melhores alunos através de um processo seletivo organizado por cada instituição de ensino superior. Saiba mais!

 

Fundações estaduais

 

Presentes em quase todos os estados brasileiros, as Fundações de Amparo à Pesquisa foram criadas com o objetivo de ajudar os acadêmicos a conquistarem a sua capacitação com maior facilidade. Cada fundação tem o seu próprio regulamento, condições para a concessão de bolsa e seleção de candidatos. Verifique qual é a condição oferecida no seu estado em relação à bolsa de estudos pós-graduação.

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre algumas opções de bolsa de estudos pós-graduação, indique esta leitura para um amigo que esteja procurando uma oportunidade de aperfeiçoamento e o ajude neste momento tão importante da sua carreira!