Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
bolsa de mestrado

Como funcionam as bolsas de mestrado? Entenda aqui!

  • Bolsas
  • 6/maio/21
  • por Shymenne Siqueira

Entrar em um mestrado é o sonho de muitas pessoas, mas também é algo desafiador. Acontece que, em muitos casos, os estudantes encontram outros desafios ainda maiores quando são aprovados nesse tipo de pós-graduação e uma bolsa de mestrado pode ser a solução que tanto buscam para conquistar definitivamente o título de mestre.

É que o mestrado exige uma dedicação quase integral do aluno, que precisa se dedicar às pesquisas, possui um alto volume de leituras, inúmeras atividades e, é claro, preparar sua dissertação. 

Por isso, muitos alunos do mestrado são obrigados a deixar seus trabalhos. Mas, como nem todos podem se dar ao luxo de ficar sem essa renda, as bolsas de mestrado se tornam a solução e o objeto de desejo desses mestrandos.

Neste artigo conheça mais sobre como é o mestrado, qual o perfil dos estudantes que buscam essa formação, as particularidades desse tipo de pós-graduação e também as principais formas de se conseguir uma bolsa de mestrado. Vamos lá?

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

O que é o mestrado?

O mestrado é uma pós-graduação stricto sensu que busca fazer com que o aluno aprofunde seus aprendizados da graduação através da ampliação de seu conhecimento a respeito de um tema de interesse acadêmico.

Essa descrição pode até parecer confusa, mas em resumo, podemos dizer que o mestrado forma profissionais como mestres em determinados assuntos de relevância para o universo acadêmico.

A princípio, o mestrado é procurado principalmente por aqueles que desejam atuar como professores universitários ou pesquisadores. Porém, nada impede que um profissional com o título de mestre atue no mercado de trabalho, onde poderá contribuir para o exercício da profissão escolhida.

Por que o mestrado exige tanta dedicação?

Um mestrado dura, em média, dois anos. E, apesar da carga horária não ser das mais extensas, o curso exige muita dedicação e empenho fora da sala de aula.

É que os mestrandos têm um alto volume de leituras para fazer, além de pesquisas e da participação em eventos acadêmicos.

Praticamente cada disciplina do curso de mestrado possui um trabalho final a ser entregue no final do semestre. Esses trabalhos muitas vezes são seminários ou artigos científicos que podem ser publicados depois.

Alguns cursos de mestrado também exigem que o aluno participe de atividades extracurriculares, como congressos, por exemplo.

Tudo isso exige muita dedicação e, é claro, tempo.

Todas essas atividades são fundamentais para que, ao final do Mestrado, o aluno conclua sua dissertação, que deverá ser feita com base em uma pesquisa empírica, ou seja, com coleta de dados. Além disso, obrigatoriamente, essa dissertação precisa trazer contribuições para a área de conhecimento escolhida pelo aluno como objeto de estudo.

Quais tipos de mestrado existem?

Se você já concluiu uma graduação superior, você está apto a entrar em um processo de seleção para o mestrado.

Mas, antes disso, é de extrema importância conhecer os dois tipos de mestrado que existem: o acadêmico e o profissional.

De forma resumida, o mestrado acadêmico tem como foco formar profissionais que desejam atuar como professores ou realizarem pesquisas em universidades e faculdades. Já o mestrado profissional é voltado para a formação de profissionais que desejam aplicar inovações científicas e tecnológicas no mercado de trabalho.

Independente da modalidade de mestrado escolhida, é preciso se dedicar ao curso e estar disposto a abrir mão de diversas outras atividades para poder estudar e aproveitar ao máximo os dois anos de mestrado.

Qual o perfil do estudante de mestrado?

Se você deseja fazer um mestrado é importante avaliar se esse tipo de curso tem a ver com o seu perfil de estudante, ou melhor, se você gosta e está disposto a dedicar horas do seu dia aos estudos.

Além disso, o curso de mestrado exige que o estudante aja como um pesquisador, ou seja, tenha muita curiosidade, esteja atento aos detalhes e, principalmente, goste muito de ler e escrever.

A organização é outra característica básica para quem deseja entrar em um mestrado. Pois, como já citamos, serão horas de estudo, trabalhos e pesquisa, o que pode deixar o seu dia praticamente todo voltado para o mestrado.

Um ponto de extrema importância para o aluno que deseja fazer um mestrado é a fluência em inglês, ou ainda, em uma terceira língua. É que muitos materiais que serão estudados estão em outro idioma, além disso, algumas atividades avaliativas são feitas em inglês.

Como conquistar uma bolsa de mestrado

Como já citamos na introdução deste artigo, muitas vezes os estudantes precisam abrir mão de seus trabalhos em tempo integral para poder se dedicar ao mestrado e concluir todas as leituras, trabalhos, artigos e seminários que o curso exige.

Por isso, buscar por uma bolsa de mestrado é o auxílio que muitos precisam para poder continuar o curso com total dedicação, mas sem que isso influencie negativamente em suas finanças.

Além disso, nem todos os estudantes conseguem fazer o mestrado em uma universidade pública e buscam a realização desse sonho em universidades privadas, que vem expandindo cada vez mais suas opções de curso e com alta qualidade.

Conheça aqui, as principais formas de se conseguir uma bolsa de mestrado:

Bolsa de Mestrado da CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – é uma instituição governamental que tem como função fomentar a pós-graduação gratuita para stricto sensu

Isso significa que  através da CAPES, os alunos interessados podem conseguir bolsa de estudo para desenvolver pesquisas e também fazer um mestrado e até mesmo doutorado.

As bolsas de mestrado da CAPES são distribuídas diretamente às instituições de ensino superior, mas para isso, os cursos devem ter nota igual ou superior a 3 na avaliação da Coordenação.

As regras para que os estudantes concorram a essas bolsas podem variar conforme a universidade. Porém, algumas dessas regras são válidas para todas, como por exemplo a permissão para que o aluno acumule uma atividade remunerada e o recebimento da bolsa.

Outra regra da CAPES é que os alunos não podem acumular bolsas oriundas de agências públicas de fomento.

Em 2021, o valor médio de uma bolsa de mestrado da CAPES é de R $1.500,00.

Bolsas do CNPq

O CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico – é outra instituição do governo voltada para o desenvolvimento científico. Entre as bolsas disponibilizadas estão as de mestrado, doutorado pleno e doutorado sanduíche no Brasil.

A bolsa de mestrado do CNPq possui o mesmo valor da bolsa oferecida pela CAPES, no valor de R $1.500,00. Os interessados em concorrer às bolsas devem buscar pelos editais do CNPq ou entrar em contato com as instituições de ensino que recebem apoio do órgão.

Bolsa de mestrado FAP

Uma outra opção para quem deseja uma bolsa de mestrado é buscar pelo auxílio das FAP – Fundações de Amparo à Pesquisa

As FAP oferecem bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado e a seleção ocorre através da análise de propostas. Em média, uma bolsa de mestrado de uma das fundações estaduais tem o valor de R $1.701,90.

Os beneficiados são escolhidos através de uma seleção de análise de proposta de alunos regularmente matriculados em cursos de mestrado de instituições privadas e públicas em seus respectivos estados.

Descontos especiais para egressos

Algumas instituições de ensino privadas possuem programas especiais de apoio a ex-estudantes. Alguns desses programas contemplam também descontos para os egressos que desejam fazer um mestrado na mesma instituição onde concluíram a graduação, ou mesmo outra pós-graduação.

Agora que você já conhece mais sobre o mestrado e os desafios dessa formação, é hora de se voltar para seus estudos e seu autoconhecimento e decidir se está pronto ou não para encarar esse desafio que é um dos mais bonitos e o sonho de milhares de jovens e profissionais do mundo todo.

E não se esqueça, se precisar de um apoio financeiro para que o sonho de se tornar um mestre se realize, busca pelas bolsas de mestrado.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *