Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Calendário de Vestibulares 2020

Escolher o curso e depois a faculdade para estudar é só o primeiro desafio da vida profissional. É preciso se dedicar bastante para conquistar uma vaga, principalmente em universidades públicas. Além disso, existem inúmeras datas, prazos e documentos. Por isso, separamos aqui um calendário de vestibulares 2020. Ele vai apoiar você nessa organização inicial.

Saiba primeiro, que muitas universidades usam apenas o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como resultado para liberar uma vaga. Então, assim que você escolher o seu curso e a sua faculdade pesquise sobre isso.

Depois, leve em consideração que se você quer acessar uma graduação no ano de 2020, a inscrição para o vestibular acontece muito antes. Cuidado para não perder o prazo.

Data dos vestibulares

É claro que para começar na carreira dos sonhos, para muitos estudantes, não existe limite geográfico. Mas aqui separamos o calendário de vestibulares 2020 das regiões sul e sudeste do país.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Então, você vai conferir datas de inscrição para buscar mais informações e não perder o prazo. Vale a pena fica atento:

Região sul
  • PUC/RS – 16/9 até 16/10/2019
  • UFSC – 11/09 até 14/10/2019
  • UEPG – 01/09 até 15/10/2019
  • UDESC – 19/08 até 07/10/2019
  • UENP – 09/8 até 06/10/2019
Região sudeste
  • UNICAMP – 21/11 até 10/01/2020
  • UERJ – 21/09 até 14/10/2019
  • IFNMG – 201/09 até 21/10/2019
  • CEDERJ – 17/09 até 24/10/2019
  • UNESP – 09/09 até 07/10/2019

Nota de corte para entrar no vestibular

Já que você está nessa empreitada para descobrir todo o calendário de vestibulares 2020, vamos entender melhor como funciona a nota de corte. Considerando o resultado do seu Enem, você pode acessar muitas universidades, pelo menos, as públicas. Com essa nota do Enem, é possível fazer inscrição no Sisu.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Só que para conquistar uma dessas vagas, é preciso ter uma nota mínima. A chamada nota de corte.

As notas servem apenas como indicativo para os candidatos de como está a concorrência naquele curso e modalidade durante o período de inscrições.

Ou seja, uma média das notas de todos os candidatos de um determinado curso. Os que tiverem notas mais altas ficam com as vagas.

A nota de corte então é a média das notas mais altas considerando uma base para que você consiga uma oportunidade de acesso.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Em 2019, por exemplo, o MEC passou a processar e divulgar as notas de corte em vários momentos durante os dias.

Vestibular de medicina

Entre os cursos mais concorridos, está o de medicina. O calendário de vestibulares 2020 para esse curso está no início desse texto.

Aqui, nós vamos falar dos dados divulgados na imprensa com base nas informações divulgadas pelo Ministério da Educação no site do Sisu. Em 2019, 63 das 129 instituições participantes do Sisu ofereceram cursos de medicina.

O importante é que entre os interessados em concorrer a uma vaga em medicina, a nota de corte foi entre 569,77 e 902,05.

No total, o Sisu 2019 ofereceu 4.647 vagas em medicina no primeiro semestre. Em geral, para medicina as notas de corte mais altas foram registradas nas disputas de ampla concorrência, quando não existe nenhum requisito de participação além de notas mínimas definidas pela instituição.

Das 28 notas de corte maiores que 800, sete são de concorrências com algum tipo de ação afirmativa, como a cota racial ou a reserva de vagas para estudantes da rede pública.

Sobre o curso de medicina 

O estudante de medicina adquire conhecimentos fundamentais nas áreas de cirurgia, ginecologia e obstetrícia e pediatria. Além de clínica médica e saúde coletiva, tornando-se competente para prestar assistência médica de qualidade.

Pode atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes. Sua formação contempla o exercício profissional dentro de princípios éticos e humanistas bem estabelecidos e lhe propicia as habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe.

O médico pode trabalhar em postos de saúde; clínicas e hospitais, privados e públicos; centros de pesquisa; laboratórios; consultório próprio ou de terceiros; magistério.

Disciplinas

– Ambiente e Saúde;
– Bases Moleculares dos Sistemas Orgânicos;
– Biomorfologia;
– Orientação Psicopedagógica;
– Saúde da Família;
– Seminário Integrado;
– Sistemas Orgânicos Integrados;
– Aspectos Legais da Prática Médica;
– Saúde do Idoso;
– Saúde da Família;
– Imagenologia;
– Doenças Infecciosas e Parasitárias;
– Emergências Médicas;
– Seminário Integrado;
– Oncologia e Hematologia;
– Cuidados Médicos em Radiopatias (Eletivas);
– Cuidados Paliativos (Eletivas).

Vestibular de direito

O curso de graduação em Direito é tradicionalmente concorrido, por ser considerada uma carreira de prestígio. Quem se forma abre portas para fazer os concursos públicos mais cobiçados: juiz; promotor, advogado da União, delegado da Polícia Federal; delegado da Polícia Civil.

A maior nota de corte, em 2019, da ampla concorrência ficou com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), com 866,35 pontos. A menor nota de corte para Direito ficou com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com 692,83 pontos. Ou seja, uma diferença muito grande!

A maior nota de corte Sisu 2018 para o curso de graduação em Direito também ocorreu na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), no campus de Marabá, com 851,09 pontos. Em segundo lugar, ficou a Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Belém, com 836,35 pontos. Em seguida, aparece a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Caicó, com 818,99 pontos.

Sobre o curso de direito

Além do calendário de vestibulares 2020, você precisa entender melhor sobre o curso que quer prestar.

Por isso, saiba que o curso de Direito tem como eixo principal o estudo e sistematização de processos para alcance das normas constitucionais. Com duração mínima de cinco anos (10 semestres), os alunos recebem formação técnica e humanista através de disciplinas que fundamentam as áreas do Direito. Como o Civil, Tributário, Ambiental, Penal, Trabalhista, entre outras.

O profissional graduado em Direito recebe o título de bacharel, e já pode atuar no setor público, através de concursos, atuando como: Defensor Público, Delegado de Polícia, Procurador da República, Promotor de Justiça etc.

Disciplinas

– fundamentos antropológicos e sociológicos;

– história do direito brasileiro;

– introdução ao estudo do direito;

– língua portuguesa;

– psicologia aplicada ao direito;

– direito civil;

– direito constitucional;

– direito penal;

– direito processual civil;

– direito processual do trabalho;

– prática simulada do trabalho;

– direito administrativo;

– direito da criança e do adolescente;

– direito internacional público;

– direito tributário.

Vestibular de Administração

Já que você conseguiu acesso ao calendário de vestibulares 2020, saiba como fica o curso de Administração. Ele é um dos mais procurados pelos estudantes. Por isso, também exige mais dedicação. Em São João do Piauí tivemos a menor nota de corte para Administração. Na IFPI (Instituto Federal do Piauí) ela foi de 570.33 em 2019, na modalidade Ampla Concorrência.

Já em Diamantino, no Mato Grosso a menor nota de corte foi de 583.11 na UNEMAT (Universidade Estadual do Mato Grosso). Esta nota também é de 2019 e na modalidade Ampla Concorrência.

Considerando a maior nota de corte para Administração foi de 782.1. Essa nota foi registrada na UFPA (Universidade Federal no Pará), na cidade de Belém em 2019, na modalidade de Ampla Concorrência.  Agora pegando uma instituição estadual como exemplo, temos em Ribeirão Preto – SP a USP (Universidade de São Paulo). Lá a maior nota de corte foi de 771.1, nota registrada em 2019, na modalidade Ampla Concorrência.

Sobre o curso de administração

A graduação em Administração privilegia o desenvolvimento de um profissional empreendedor, conectado com as demandas do mercado, integrando academia e empresariado. O profissional poderá empreender seu próprio negócio, bem como atuar em instituições públicas e privadas, consultorias e organizações não-governamentais. Em geral, atua com planejamento e gestão estratégica de negócios, administração financeira e orçamentária e gestão de pessoas, assumindo cargos de liderança, assessoria, consultoria, entre outras posições.

Disciplinas

– economia empresarial;

– fundamentos das ciências sociais;

– fundamentos de matemática;

– introdução à contabilidade;

– língua portuguesa;

– princípios de gestão;

– análise das demonstrações financeiras;

– análise de mercados e projeção de cenários;

– contabilidade gerencial;

– gestão de custos logísticos;

– gestão estratégica de pessoas;

– governança corporativa, risco e compliance;

– história dos povos indígenas e afro-descendentes;

– métodos quantitativos;

– técnicas de negociação.

Gostou das informações sobre o calendário de vestibulares 2020? Tem mais conteúdo à disposição no blog do Vai de Bolsa. Comece uma carreira de sucesso agora mesmo.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *