O que antes era considerado um diferencial, hoje é item obrigatório no mercado de trabalho. Segundo o site Catho, apenas 3% das pessoas são fluentes em inglês no Brasil, o que é uma porcentagem muito pequena. E por que isso acontece? Muitos não têm acesso à cursos extracurriculares, normalmente por conta do valor. Sendo assim, aulas gratuitas pela internet se tornaram um nicho interessante para professores. Conheça a seguir, 9 canais para aprender inglês de graça e aumentar esse percentual.

9 Canais para aprender inglês de graça

1. Inglês Winner

Considerado o maior canal para aprender inglês do YouTube e um dos maiores do mundo. O canal, fundado por Paulo Barros, que morou por um tempo nos Estados Unidos, existe desde 2008 e já conta com quase 1 milhão de inscritos.

Os vídeos são praticamente todos estrelados pelo autor que explica de maneira simples e didática. São 43 playlists dos mais diversos assuntos.

Citamos algumas delas a seguir:

Inglês básico: A maior playlist do canal. São 116 vídeos para quem está começando a aprender o idioma. Tem vídeo sobre fazer compras, sobre pegar ônibus, alfabetos, números e vários outros assuntos para os iniciantes. Veja exemplo abaixo:

10 maneiras de dizer … em inglês: é uma playlist com 18 vídeos que mostra 10 maneiras de dizer alguma coisa do dia-a-dia. Um dos vídeos é 10 maneiras de dizer “relaxa” em inglês. Outro mostra como dizer “não”. Outro vídeo explica 10 maneiras de começar uma conversa em inglês, entre outros.

Leia também: Os 8 melhores aplicativos para estudar inglês

2. English in Brazil by Carina Fragozo

Esse é um dos canais para aprender inglês mais visualizados, com 1,18 milhões de inscritos. A autora do canal, Carina Fragozo, é formada em Letras, doutora em Linguística pela USP e professora de inglês há mais de 13 anos. São 10 playlists com pelo menos 5 vídeos em cada uma. Seguem algumas:

Inglês no Enem: Arrase na Prova de Língua Estrangeira: é a maior playlist do canal com 28 vídeos. Em um deles, a autora indica 13 aplicativos para auxiliar no aprendizado do inglês.

Em outro vídeo da playlist ensina como interpretar textos em inglês. Também tem um vídeo com a prova de inglês do ENEM de 2018 comentada.

Playlists de viagem: são 8 playlists só de viagens. Cada uma mostra onde estudar inglês naquela cidade /país, locais turísticos, dicas sobre a imigração, intercâmbio e muito mais.

3. Tia do Inglês

Cláudia Marcela ou Tia Marcela, a Tia do Inglês é a autora desse canal no YouTube que existe desde 2013.

São quase 600 mil inscritos e 25 playlists para ajudar você a aprender inglês. A proposta de Marcela é ensinar com muito bom humor e descontração. As aulas são gostosas e divertidas e tem vídeo novo toda terça, quarta e quinta-feira. Algumas playlists que ela disponibiliza:

Acelere sua fluência: vários métodos diferentes de como acelerar a fluência. Ela faz comparação com vídeo games, com o jogo de lego, ajuda a montar roteiro de estudos e aumentar o vocabulário.

Gramática: são 77 vídeos somente desse assunto. Cada um detalha um assunto específico. Tem vídeo sobre como montar frases complexas, como usar certas palavras e/ou terminações, preposições, tempos verbais e outros.

Leia também: Conheça os melhores canais do YouTube para estudo

4. Ask Jackie

Jackie é norte-americana e mora no Brasil há quase 10 anos. O canal existe desde 2016 e traz dicas de inglês para quem fala português, mas com uma visão de quem tem o inglês como língua nativa. São mais de 500 mil inscritos no canal e 12 playlists que vamos conhecer um pouco agora:

Cultura Americana e Mais: nessa playlist ela fala sobre vários hábitos americanos e como utilizar o inglês para falar deles. Tem vídeo sobre os hábitos brasileiros que os americanos não aprovam e hábitos americanos que são considerados mal-educados no Brasil. Vocabulário sobre Halloween. Palavras que não são traduzidas do português para o inglês e muito mais. São 33 vídeos somente nessa playlist.

Respostas de Perguntas Frequentes: são 80 vídeos com dúvidas comuns respondidas. Dúvidas sobre uso de palavras, fala dos principais erros, porque ela resolveu ir morar no Brasil, como tornar seus filhos bilíngues, entre outros.

5. Inglês de Bolso

O canal é feito por Fernando Sprovieri e Bianca Urata. O canal na verdade não recebe atualizações há 3 anos, mas a proposta deles era ser mais um dos canais para aprender inglês de graça. Portanto, mesmo com apenas 4 playlists, foram fornecidas muitas aulas e dicas com muita descontração e informação.

Ferlog: essa playlist feita pelo Fernando é em formato de Vlog. São 13 vídeos com assuntos diversos. Em um deles, ele utiliza a dica de um programa para treinar a compreensão de músicas chamado Lyrics Training onde a pessoa ouve a música e tenta preencher com a letra correta.

Curso de Inglês Básico: são 73 vídeos com um curso completo de inglês básico. Não existem playlists com cursos intermediários e/ou avançados então só serve mesmo para iniciantes.

Leia também: Podcast Guia de profissões Vai de Bolsa: como é a carreira de um engenheiro civil

6. Mr. Teacher Paulo

Canal criado em 2012 com quase 400 mil inscritos. Quem produz o conteúdo é Paulo Cunha, que segundo ele, estuda inglês por conta própria desde criança.

Paulo mora nos Estados Unidos e tem como foco do canal ajudar quem quer aprender sozinho também. No total do canal são 13 playlists com alguns dos conteúdos a seguir:

Inglês para crianças: são 4 vídeos estrelados pelo filho de Paulo, Júnior, que fala sobre o mundo infantil. Tem vídeo sobre música, animais e desenho animado.

English in 2 minutes: uma série de 8 vídeos com cerca de 2 minutos cada com alguma dica rápida. Como pronunciar a palavra Brazil, como pronunciar Schedule, diferença entre House e Home, são alguns dos vídeos.

7. Inglês 200 horas

Canal criado em 2010 pela professora Sara Scarcelli que já tem mais de 20 anos de experiência no ensino de inglês. Inglês 200 horas é um método de ensino rápido do idioma que promete uma fluência em 87% dos alunos que utilizam o método. São 18 playlists com os mais variados assuntos:

Sara Scarcelli: são 136 vídeos com assuntos diversos. Fala sobre a prova do ENEM, dicas de pronúncias, carnaval, palavras em inglês que não existem português e muito mais.

Pronúncia: são 45 vídeos somente sobre esse assunto. Como pronunciar algumas palavras, letras e expressões. Também como pronunciar corretamente algumas palavras que parecem xingamento (e não correr o risco de xingar alguém sem querer). Diferenças entre o inglês britânico e o americano e muito mais.

8. Rachel’s English

Esse é um dos canais para aprender inglês que mais tem seguidores. São 2 milhões e 400 mil pessoas que acompanham Rachel, uma nativa americana que intitula seu canal como “seu recurso de pronúncia em inglês americano”.

Como o canal é feito por uma americana e o foco não são os brasileiros, os vídeos são todos em inglês, com closed caption em inglês também. Então se você está ainda no nível básico sentirá uma certa dificuldade. São quase 70 playlists com todos os tipos de dicas e aulas.

Get a Job in the US: são duas playlists com dicas para quem quer arrumar um emprego nos Estados Unidos. Na verdade, essa playlist está inscrita na categoria Educação do YouTube, o Youtube Learning que é composto somente por vídeos educacionais.

Cada uma tem 3 séries de vídeo com cerca de uma hora cada com todas as dicas necessárias sobre entrevistas, tipos de frases que se deve ou não usar entre outras.

Imitation Exercises: 20 vídeos compostos por exercícios de imitação. A autora expõe um discurso, ou o trecho de um filme ou seriado e o estudante deve repetir, aprendendo a pronúncia correta. Este é mais um dos canais para aprender inglês que, com dedicação, pode render bastante resultado.

9. Teacher Milena

Milena Gurgel, também conhecida como Teacher Milena é professora de inglês e musicista. Juntando essas duas paixões ela criou um canal no YouTube chamado Aprenda Inglês com Música, que é o último da nossa lista de canais para aprender inglês de graça na internet.

Em cada um dos vídeos, a professora escolhe uma música e traduz todas as frases. Depois ela explica o contexto de cada frase além de dar exemplos de outros usos. Por último ela mostra a pronúncia correta dentro da música.

São 7 playlists com inúmeras músicas desmembradas frase por frase. Ela divide essas playlists por temporadas.

Gostou de conhecer todos esses canais para aprender inglês? Agora é só escolher o canal preferido, separar um tempinho diário pra estudar e pronto! Continue acompanhando nosso blog e saiba mais sobre esse e outros assuntos!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui