Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!
carreira de engenheiro civil

Podcast Guia de profissões: como é a carreira de um engenheiro civil

Iniciamos hoje em formato de podcast a série Guia de Profissões Vai de Bolsa, onde traremos entrevistas com profissionais de áreas com futuro promissor ou que ainda estão entre as mais procuradas pelos universitários. Esta primeira edição é sobre a carreira de engenheiro civil.

Conversamos com a engenheira civil residente da Corpore8, em Florianópolis, Fernanda Rosa, sobre como está o mercado de trabalho para esta área, os desafios diários na carreira e como é o dia a dia desta profissão.

Fernanda tem 15 anos de experiência em execução, gestão e planejamento de obras. Já executou obras residenciais, comerciais, públicas e industriais. É formada na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), no Rio Grande do Sul.

Durante a carreira, Fernanda já morou em cinco cidades diferentes. Ao longo destes 15 anos reúne experiência em controle de qualidade e produção, planejamento estratégico, tático e operacional e coordenação de grandes equipes.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Na entrevista que você vai ouvir a seguir a engenheira dá um panorama das mudanças que viu no mercado nestes últimos anos, explica quais as áreas dentro da engenharia civil que o estudante pode se especializar, além de contar como é esta faculdade.

O que é o guia de Profissões Vai de Bolsa

O Guia de Profissões Vai de Bolsa é uma série de entrevistas em áudio com profissionais de diferentes carreiras com o objetivo de mostrar como é a realidade do mercado de trabalho e o dia a dia daquele profissional.

Na jornada em busca de cursos e de uma profissão ou carreira que tenha relação com o seu perfil, muitas vezes os estudantes encontram informações vagas ou burocráticas sobre a carreira, sem o entendimento real do que o profissional da área faz.

Para esclarecer estas questões, nada melhor do que conversar com alguém que já está inserido no mercado de trabalho e tem bagagem nesta formação. Isso evita expectativas falsas com um curso ou a idealização com base apenas nas partes positivas daquela área de atuação.

Qualquer profissão ou graduação tem a parte boa e a parte mais desgastante ou não tão glamourosa assim. Através da série Guia de Profissões Vai de Bolsa vamos apresentar aos estudantes os dois lados desta moeda para ajudar nesta decisão tão importante sobre qual carreira seguir.

A carreira de engenheiro civil

Segundo dados de 2017 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), existem 967 cursos de engenharia civil no Brasil hoje.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

O curso tem 5 anos de duração, os dois primeiros são mais dedicados às disciplinas das áreas de exatas, como física, matemática e química, além de matérias de administração e economia.

Nos anos seguintes, o estudante terá disciplinas como geotecnia (ramo da engenharia civil e da geologia), transportes, construção civil, hidráulica e saneamento.

Vale destacar que a carreira de engenheiro civil é voltada para a execução de obras. Há várias frentes deste setor em que um profissional da área pode atuar e se especializar.

Na faculdade, o estudante precisará aprender e ter noções gerais de todas as etapas de uma obra, desde a parte de pesquisa (estudos de viabilidade, análise de características do solo, fundação) até todas as etapas de execução, incluindo parte elétrica, hidráulica e de infraestrutura, por exemplo.

Saiba mais no nosso podcast Guia de Profissões Vai de Bolsa: engenharia civil.

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *