Concluir um curso de pós-graduação pode abrir várias portas no campo profissional e acadêmico. Com um diploma de pós, você poderá ser reconhecido como especialista e referência na sua área. Além disso, pode obter uma promoção no trabalho, por exemplo. Por outro lado, você sabia que uma pós-graduação pode ser o que faltava para você construir uma carreira internacional sólida? Portanto, se você tem interesse em trabalhar fora do país, comece a pensar em um curso de pós que contribua para o seu sonho.

Neste post, nós vamos detalhar cinco exemplos de cursos de pós-graduação com potencial para impulsionar uma carreira internacional. Além de avaliar a qualidade do curso de pós, você pode atentar se a instituição incentiva os alunos a obter experiências em outros países.

No Brasil, há várias instituições que mantém cursos de pós-graduação com padrão internacional. Ou, ainda, com módulos internacionais. Isso ajuda quem pretende apostar em uma carreira internacional.

Confira quais as nossas indicações neste post.

Leia também:  E-book grátis ensina como fazer uma transição de carreira. Baixe agora!

Como construir uma carreira internacional

Antes de escolher seu curso de pós, é importante você ficar por dentro sobre o que é preciso para construir uma carreira internacional. Se você quer chegar lá, entenda que a trajetória começa aqui, no Brasil. Como assim? Você pode adotar algumas práticas para acelerar o início da sua carreira profissional. Vamos citar algumas delas abaixo.

Faça um bom networking

Se você ainda está cursando uma graduação, ou até já se formou, porém, frequenta o ambiente universitário, precisa valorizar seus contatos. Em outros países, qualquer pessoa conhecida no âmbito profissional pode te ajudar a dar um primeiro passo na carreira internacional. Por isso, é muito importante cultivar relacionamentos.

Em outras palavras, ou fazer networking com professores e outros alunos em feiras e eventos universitários. Em alguma conversa, você pode fazer um grande contato para sua vida.

Domine outro idioma

Se você quer seguir carreira internacional, é imprescindível que domine outro idioma. Na maioria das vezes, ter inglês fluente é o básico. Tente aprender outro idioma além do inglês. Você precisará disso durante o curso de pós-graduação e quando for trabalhar ou estudar no exterior. Não se preocupe, que a tecnologia pode te ajudar a aprender outro idioma. Seja pela internet ou por apps pelo celular.

Leia também: 8 melhores apps para aprender inglês

Pesquise o mercado na sua área

Antes mesmo de escolher uma pós-graduação ou se arriscar em outro país, pesquise bastante o mercado lá fora na sua área. Verifique em qual país a demanda por profissionais com o seu perfil é maior e direcione seu esforço. Além disso, observe onde poderá encontrar outros cursos na sua área nesses países. Essa etapa é muito importante, e sem dúvida o seu curso de pós-graduação poderá ajudar nessa definição.

Pense na possibilidade de um intercâmbio

De fato, se você já tem uma experiência de intercâmbio no exterior, já é um ponto favorável para uma carreira internacional. Se ainda não teve oportunidade de fazer um, comece a pensar nisso. Você pode fazer um intercâmbio ainda na graduação, para fazer um curso livre de idioma ou apenas para trabalhar. Em todos esses casos, você ganhará uma bagagem internacional. Em suma, uma vivência no exterior que abrirá sua cabeça para uma carreira internacional.

Leia também: Intercâmbio: o que é preciso fazer?

Pós-graduações para buscar carreira internacional

Como falamos anteriormente, uma das maneiras para buscar uma carreira internacional é obter uma boa pós-graduação. Nesse sentido, não é preciso necessariamente sair do país para buscar cursos fora. Pelo contrário. Há cursos em instituições brasileiras que tem padrão internacional e podem ser o divisor de águas entre sua carreira no Brasil e seu trabalho no exterior. Principalmente, quando falamos de mestrado e doutorado.

De acordo com dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por volta de 12% dos cursos de pós no Brasil têm padrão internacional. Em outras palavras, significa que tiveram nota 6 ou 7 nas avaliações do órgão federal.

Nesse sentido, para compor nossa lista de indicações de cursos de pós-graduação para uma carreira internacional, selecionamos um curso em cinco áreas. São elas: Ciência da Computação, Economia, Administração, Ciências Contábeis e Informática. Todas com notas excelentes da Capes, o que confere padrão internacional. Confira:

1 – Administração de empresas – FGV/SP

Programa: Administração de empresas
Nível: Mestrado e doutorado
Modalidade: acadêmico
Número de docentes permanentes: 32
Nota: 7

2 – Controladoria e Contabilidade – USP

Programa: Controladoria e Contabilidade
Nível: Mestrado e doutorado
Modalidade: acadêmico
Número de docentes permanentes: 20
Nota: 6

3 – Ciências da Computação – UFMG

Programa: Ciências da Computação
Nível: Mestrado e doutorado
Modalidade: acadêmico
Número de docentes permanentes: 37
Nota: 7

4 – Economia – FGV/Rio

Programa: Economia
Nível: Mestrado e doutorado
Modalidade: acadêmico
Número de docentes permanentes: 15
Nota: 7

5 – Informática – PUC/Rio

Programa: Informática
Nível: Mestrado e doutorado
Modalidade: acadêmico
Número de docentes permanentes: 24
Nota: 7

Pós-graduação com módulo internacional

Outra opção de pós-graduação que pode impulsionar você a uma carreira internacional são as pós com módulos internacionais. Em outras palavras, são cursos cuja grade curricular prevê disciplinas em outros países. Nesses casos, estamos falando prioritariamente de cursos de pós no modelo especialização ou Master Business Administration (MBA).

Nesse modelo, as instituições de ensino ministram grande parte das disciplinas no Brasil. No entanto, parte da carga horária do curso é cumprida em outro país. Pode ser um curto período, de uma semana ou um mês, para acumular vivência na área em outro país. Além disso, oportuniza o aluno a conectar-se a outras culturas e empresas.

Nesse  sentido, a maioria dos programas de pós com módulos internacionais estão na área de administração e negócios. A desvantagem deste tipo de curso é que geralmente o custo é mais alto em relação às pós-graduações tradicionais.

Procurar pós em universidades fora do país

Por fim, outro caminho que pode ser seguido para obter uma carreira internacional é procurar logo de início um curso de pós-graduação em uma universidade fora do país. Você pode, por exemplo, tentar um mestrado em Portugal. O que acha? Já falamos por aqui também sobre as 10 melhores universidades portuguesas. Vale a pena pesquisar.

Outra possibilidade é a Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A experiência de fazer uma pós-graduação inteira no exterior pode ser muito positiva. Uma vez estudando naquele país, não é preciso aguardar a formatura para começar a trabalhar. Portanto, é possível conseguir estágios ou empregos nesses países enquanto você estuda para a pós-graduação.

Estudar uma pós-graduação está fora de cogitação para você devido o valor? Então, uma saída pode ser buscar uma bolsa de estudo. Pesquise!

Leia também: 5 opções de bolsas de estudos fora do país

Está pronto para a carreira internacional?

Neste post, você conferiu como a pós-graduação pode te levar para uma carreira internacional. São muitas opções viáveis. Sem dúvida, há um caminho certo para você chegar lá por meio da pós-graduação.

Acompanhe mais informações sobre cursos, capacitações, mercado de trabalho e dicas no blog Vai de Bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui