4 dicas para ter sucesso apenas com o certificado de curso técnico

0
3

Muita gente acredita que o sucesso profissional está atrelado a um curso de graduação. Mas a verdade é que existem inúmeras possibilidades para quem tem apenas o certificado de curso técnico. Os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) tem tanta credibilidade quanto uma faculdade. Ou seja, podem oferecer capacitação de alto nível. Tudo isso em 24 meses! 

Além disso, os cursos técnicos são mais acessíveis, podem ser feitos por quem ainda não completou o ensino médio e oferecem oportunidades àquelas pessoas que querem ou precisam ingressar logo no mercado de trabalho.

Afinal, o Brasil ainda tem um déficit grande de profissionais de nível técnico e, mesmo em épocas de crise, é possível encontrar uma grande oferta de vagas de emprego. Assim como encontramos muitos cursos de graduação em instituições de qualidade, há também uma grande oferta de cursos técnicos.

Por isso, neste artigo nós vamos mostrar como conquistar sucesso profissional apenas com o certificado de curso técnico, além de dar dicas sobre os cursos mais valorizados no mercado hoje. Continue lendo e entenda!

Leia também: Baixe grátis o nosso e-book Guia para conquistar o primeiro emprego

4 dicas para quem tem apenas o certificado de curso técnico

1 – Garanta que seu certificado tem validade

Em primeiro lugar, você precisa garantir que seu curso tem validade diante do Ministério da Educação (MEC). 

Todas as unidades de ensino brasileiras que oferecem cursos técnicos devem ser credenciadas no Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica). É esse sistema  que garante a autenticidade dos diplomas emitidos em território nacional. Esse registro comprova que a escola é autorizada pelo MEC a oferecer o curso. 

Além disso, o curso técnico precisa cumprir alguns requisitos, como exigir a conclusão do Ensino Fundamental antes do ingresso e ter duração mínima de 18 meses. Portanto, antes mesmo de começar seu curso, você deve procurar saber se o diploma emitido pela instituição é válido e se vai acrescentar ao seu currículo. 

Da mesma maneira, é interessante pesquisar sobre a reputação da unidade, conferir a infraestrutura e buscar pela opinião de antigos alunos. Tudo isso vai ajudá-lo a concluir seu curso em uma escola séria e reconhecida pelo mercado de trabalho. 

Leia também: Conheça os melhores cursos técnicos para quem quer trabalhar logo

2 – Escolha o curso certo 

Outro fator importante para conquistar reconhecimento apenas com o certificado de curso técnico é a escolha do curso. Muitas coisas precisam ser levadas em conta neste momento. Além da oferta de vagas no setor e das tendências da economia, você precisa também considerar suas próprias habilidades e sua aptidão para a área.

Atualmente, existem cerca de 130 cursos regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC). Distribuídos em áreas como: meio ambiente, saúde, processos industriais, gestão e negócios, turismo e hotelaria, segurança, informação, design, alimentação, entre outras. 

Então, escolha o setor no qual deseja atuar e comece a pesquisar sobre as opções com melhor inserção no mercado. E, depois de escolher o curso, você ainda precisa definir o formato no qual deseja estudar. Caso ainda esteja no ensino médio, vai precisar optar por dois formatos: cursos integrados ou concomitantes. 

No primeiro, você tem apenas uma matrícula e faz curso técnico e ensino médio juntos, com matérias misturadas. Já no outro, as duas modalidades de ensino são paralelas e cada uma acontece em um turno separado, com matrículas separadas. Por fim, existe o curso subsequente, para quem já concluiu o ensino médio. 

Tudo isso vai influenciar na forma como você entra no mercado de trabalho e nas oportunidades que surgem. 

3 – Desenvolva habilidades complementares

Se você já conquistou o certificado de curso técnico, talvez as duas dicas anteriores não sejam mais tão úteis. Mas isso não significa que você não pode conquistar o sucesso profissional agora!

Ainda existe a oportunidade de desenvolver outras habilidades e complementar a sua formação. Dependendo da área, pode ser que apostar nas chamadas soft skills seja muito mais útil do que o certificado de curso técnico em si. 

Então saiba entender quais as oportunidades da sua área e procure saber em quais requisitos você pode se sair melhor. Nem sempre o diploma vai ser determinante na escolha de um profissional. 

Muitas vezes, outros conhecimentos, assim como uma postura adequada, são bem mais importantes. Cada vez mais, com as transformações no mundo do trabalho, são valorizados os profissionais criativos, sociáveis e capazes de resolver problemas com agilidade. E tudo isso pode ser adquirido além da sala de aula tradicional. 

Se for possível, procure conversar com profissionais de referência na sua área. Busque desenvolver uma rede de contatos e se espelhe em colegas que são bem sucedidos, na sua opinião. Tudo isso vai ajudar a melhorar sua visibilidade no mercado e inspirar seu crescimento. 

Leia também: Habilidades mais procuradas no mercado de trabalho: saiba quais são!

4 – Continue estudando 

Por fim, continue sempre se aperfeiçoando com o apoio de cursos livres. Esse formato permite que você siga se especializando, mesmo sem um diploma de nível superior. Eles são muito úteis para aprender questões pontuais ou se atualizar sobre alguma mudança no seu trabalho. 

Além disso, continuar estudando mostra que você é um profissional comprometido e sempre está buscando desenvolvimento!

Hoje em dia, existem inúmeros cursos online gratuitos que podem ajudar a melhorar o seu currículo. Já nas universidades públicas, você pode encontrar cursos de extensão, que geralmente estão vinculados a um departamento de ensino, mas são abertos para o público.

Mas atenção! Procure por cursos com certificado. Assim, você pode comprovar o que estudou e incluir essa capacitação no seu currículo. 

Conheça o curso técnico certo para você

Por fim, se você viu todas as nossas dicas mas ainda não decidiu qual curso técnico escolher, veja algumas opções a seguir e entenda o que faz cada profissional!

Técnico em Programação

Se você quer ter sucesso apenas com o certificado de curso técnico, então a área de TI pode ser uma ótima opção! O técnico em programação pode ter salários que chegam a mais de 3.500 reais, de acordo com o portal de empregos Vagas.com, e trabalha com o desenvolvimento de softwares. 

Técnico em Logística

Já o técnico em logística é o profissional que atua no transporte de mercadorias e serviços e busca melhorar a eficiência desses processos. Ele ganha, em média, até 3.200 reais, segundo o Vagas.com. 

Técnico em Recursos Humanos

Para quem gosta de lidar com pessoas, o técnico em recursos humanos pode ser uma ótima formação! Esse profissional é responsável por auxiliar na gestão de pessoas da empresa, gerencia benefícios. E também cuida para que os deveres trabalhistas sejam cumpridos. Seu salário pode chegar a mais de 4.322, de acordo com o Vagas.com.

Técnico em Segurança do Trabalho

Outra formação para quem quer ter sucesso apenas com o certificado de curso técnico é na área de segurança do trabalho. Esse profissional identifica fatores de risco, propõe medidas de redução de danos e elabora políticas de segurança para os trabalhadores de determinada empresa. Ele pode ganhar até 3.589 reais. 

Técnico em Enfermagem

Quem tem vontade de atuar na área da saúde também pode conquistar sua vaga no mercado de trabalho apenas com o certificado de curso técnico. E uma das opções para isso é o técnico em enfermagem

Esse profissional auxilia as equipes de enfermagem em clínicas e hospitais. Assim como também pode ser contratado para trabalhar na casa de pacientes idosos, entre outras ocupações. O salário pode chegar a mais de 2.400 reais, de acordo com o Vagas.com.

E se você ainda não encontrou o que procura, confira mais algumas opções em outros posts aqui no Vai de Bolsa:

Neles, você vai encontrar informações sobre diferentes carreiras e também novas dicas para conquistar sucesso profissional somente com o certificado de curso técnico. Boa sorte!