Confira opções de cursos para quem gosta de ciências biológicas

Confira opções de cursos para quem gosta de ciências biológicas

Entender, estudar e observar todos os tipos de vida. Se você é um apaixonado por ciências biológicas, mas ainda não sabe qual área escolher, esse texto é perfeito para você. Nós separamos uma lista completa com várias possibilidades de profissões que abordam os tipos de vida: flora, fauna, seres humanos e animais. Algumas são para atuação ao ar livre, outras mais ligadas ao meio ambiente, e também na área da saúde.

Então, se você tem interesse nas ciências biológicas, saiba que dá para trabalhar como médico, naturologista, zootecnista, biologista, enfermeiro, quiropraxista e muito mais. Tudo depende das suas habilidades e também das suas preferências profissionais e pessoais.

Aqui, você vai entender um pouco mais dos cursos nessa área que estão disponíveis em faculdades e universidades de todo o Brasil. Você também vai compreender como a sua atuação no mercado de trabalho pode ajudar a melhorar o planeta.

Biologia

A área mais conhecida dentro das ciências biológicas é a biologia. Afinal, ela estuda os seres vivos, que são a essência dessa área. Saiba que se você optar por essa formação será o responsável por fazer a análise da interação dos seres.

Sua missão será a de realizar pesquisas científicas em laboratório ou em campo. A partir daí, poderá contribuir com soluções ou relatórios sobre os problemas encontrados.

Biomedicina

Temos mais uma área das ciências biológicas com a missão de estudar, mas em laboratório, as doenças que atacam os seres humanos. Assim, com algumas análises, é possível relacionar causa e efeito e propor soluções e tratamentos.

Na biomedicina, você vai trabalhar com uma equipe multidisciplinar para apoiar nessa missão, que costuma ser complexa. A sua rotina vai incluir o manuseio de materiais genéticos, estruturas de células, dos organismos, vírus, bactérias, parasitas, venenos e outros.

Educação Física

Parece ser uma função tranquila, mas não subestime o profissional de educação física. É mais uma área das ciências biológicas que atua no cuidado das pessoas. A sua função é encontrar possibilidades dentro das atividades físicas para tratar doenças, evitar transtornos no futuro e acelerar outros tipos de cuidados médicos, por exemplo.

Além de cuidar das pessoas, existe a possibilidade de trabalhar no marketing esportivo, gestão de clube, gerenciamento de equipes e etc.

Enfermagem

Esse é mais um curso das ciências biológicas para quem ama cuidar de pessoas. Se você não tem esse dom, melhor partir para outra escolha profissional. Como enfermeiro você vai trabalhar em setores de um hospital, diagnósticos e realização de exames.

Além disso, dá para trabalhar na fiscalização de unidades de saúde, coordenar equipes de técnicos e auxiliares, cuidar dos pacientes e muito mais.

Estética

É uma profissão que cresce e cada vez reúne mais profissionais de diferentes modalidades e capacidades. Dentro das ciências biológicas a estética é responsável por reunir técnicas que podem apoiar a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Dá para trabalhar em clínicas de massagem, drenagem linfática, depilação, hidratação e maquiagem. Engana-se quem pensa que é preciso saber apenas de beleza para atuar no ramo. Durante o período de graduação, você terá que dominar os conhecimentos sobre o corpo humano.

Sendo assim, estará apto para diagnosticar problemas na pele e encaminhar ao especialista responsável por cada um dos tratamentos de saúde.

Farmácia

Mais uma área complexa dentro das ciências biológicas. Esse profissional tem a capacidade de identificar doenças e orientar sobre o uso de medicamentos. Além disso, em locais como farmácias, empresas e órgãos públicos, atua no controle de qualidade dos medicamentos.

Um campo bem vasto e bastante promissor são as indústrias farmacêuticas. Sempre existem vagas e os salários costumam ser vantajosos.

Fisioterapia

Mais uma vez é preciso ter bastante paciência e gosto por cuidar de pessoas. Essa área das ciências biológicas é específica para profissionais que vão tratar de lesões. Dá para se especializar nos cuidados com gestantes, portadores da síndrome de down, idosos, pessoas que possuem más formações ou com problemas de postura, entre outros.

O importante é saber qual área gostaria de atuar e, se possível, fazer uma especialização para entrar no mercado de trabalho. Afinal, a fisioterapia tem uma atuação ampla e complexa.

Fonoaudiologia

Esse é o profissional que atua e estuda sobre a comunicação humana. Se você se interessas por essa área, terá a capacidade, depois de concluir a graduação, de avaliar e dar os diagnósticos sobre possíveis problemas de fala, audição, escrita e leitura.

Medicina Veterinária

Sua profissão vai além de cuidar dos bichos e garantir tratamentos e bem-estar animal. Você também será o responsável por cuidar da saúde da população. Afinal, tem a capacidade de identificar problemas nos animais que podem ser repassados para os humanos.

Então, o médico veterinário pode atuar também na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

Medicina

A função do médico passa a ser a de diagnosticar, remediar e curar doenças. Então, como um bom médico, terá que aprender a dominar todas as possibilidades do corpo humano. Dentro das ciências biológicas, essa é uma das áreas mais complexas.

Afinal, você precisa entender como funciona o corpo das pessoas e lembrar que cada uma tem suas individualidades. A função principal é garantir saúde e qualidade de vida para os pacientes.

Naturologia

Dentro das ciências biológicas, a naturologia usa métodos terapêuticos naturais. Sendo assim, você terá que usar dietas naturais, atividades físicas, massoterapia, fitoterapia, aromaterapia e todas as outras terapias alternativas para cuidar das pessoas.

Essa é uma área em constante evolução e que recebe cada vez mais pacientes e curiosos.

Nutrição

A missão de quem atua com nutrição é entender e melhorar o consumo de alimentos por pessoas e animais. A função vai muito além das dietas. É preciso pensar na segurança alimentar e prevenção de doenças, qualidade de vida.

Sendo assim, você terá a capacidade, depois de formado, de identificar as especificidades de cada pessoa e grupo social para prever soluções mais práticas e baratas para uma alimentação balanceada.

Odontologia

É a ciência que cuida da saúde bucal. Você terá que fazer restaurações, extrações, limpezas, próteses e cirurgias. Vale saber também que é a partir da boca que surgem muitas doenças e seus tratamentos. Então, você também tem a missão de resgatar a saúde das pessoas.

Pode trabalhar na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças bucais.

Psicologia

Como psicólogo, você será o responsável por identificar e cuidar dos sentimentos, atitudes e comportamento das pessoas. O seu ambiente de trabalho estará sempre envolto com as relações sociais. Sua missão será apoiar pessoas na busca por uma vida social mais ativa e saudável.

É preciso entender e dominar as relações humanas e suas influências nas percepções das pessoas.

Quiropraxia

Uma das áreas das ciências biológicas que tem ganhado destaque. Afinal, é com a quiropraxia que você tem a possibilidade de diagnosticar, tratar e prevenir os problemas mecânicos que atingem os sistemas do corpo humano. Sendo assim, você vai trabalhar com o sistema nervoso, o muscular e o esquelético das pessoas.

Sua função será manipular esses sistemas para diminuir dores e encontrar soluções para reabilitações crônicas.

Zootecnia

A zootecnia trabalha com a prevenção e o combate de doenças. Sua função é a de melhorar a saúde dos rebanhos e a qualidade dos produtos que têm uma origem animal. Então, além de tratar os bichos, você tem a missão de garantir a saúde das pessoas.

Depois de formado, você estará apto para trabalhar na garantia da quantidade e qualidade de alimentos de origem animal. Assim, poderá garantir para empresas e para a própria população que os produtos contêm boas características. Além disso, você pode trabalhar na adaptação do animal ao meio ambiente e, consequentemente, na sua produção.

Gostou das dicas em ciências biológicas?

Gostou das dicas e orientações sobre as áreas das ciências biológicas? Temos muito mais informações no blog Vai de Bolsa. Passe por lá e aproveite nossos materiais gratuitos e de fácil acesso. Nós temos muitas orientações sobre o mercado de trabalho e também sobre o mundo acadêmico.

Tudo o que você precisa saber para passar no vestibular escolhido e mais dicas para conseguir o primeiro emprego. Está precisando de uma bolsa de estudos? Nós podemos apoiar você nessa missão.