Ciências Sociais: saiba como é o curso e o mercado

0
6
Se você tem afinidade com a área das humanas, fazer um curso de Ciências Sociais pode ser uma boa opção para iniciar a carreira. Esse curso pode ser um caminho profissional bastante interessante se você curte saber como se organizam as sociedades e investigar sobre eventos ou fenômenos que envolvem as estruturas políticas, culturais e econômicas. Além de movimentos sociais que explicam as condições atuais do mundo global ou local. Além disso, esse curso pode ser indicado se você gosta de ler e tem interesse em atuar no mercado de trabalho formal ou ir transmitir o conhecimento em sala de aula, como professor. Para entender mais como é o curso de Ciências Sociais, é importante que você leia esse texto até o final e assim descobrir mais sobre os fundamentos dessa graduação e quais as possibilidades profissionais que esse curso pode permitir a você.

O curso de Ciências Sociais

O curso de Ciências Sociais pode ser encontrado em duas modalidades de ensino: licenciatura ou bacharelado. Além disso, ele tem uma duração média de 4 anos e o que muda entre uma modalidade e outra são apenas as disciplinas específicas. Ou seja, para quem deseja ir para a área da licenciatura deverá cursar as disciplinas da área da educação e quem deseja ir para o bacharelado, nesse caso, o mercado de trabalho, deverá cursar as respectivas disciplinas para essa formação. Além das modalidades de titulação, o curso é fundamentado por três pilares muito importantes das ciências humanas. Veja quais são:
  • Antropologia;
  • Sociologia;
  • Ciências Políticas.
Embora as Ciências Sociais seja uma formação da área das humanas, é importante estabelecer uma diferença bem relevante entre as Ciências Sociais e Ciências Humanas. Enquanto as Ciências Sociais têm um foco de estudo no movimento coletivo dos indivíduos, as Ciências Humanas focam na parte individual do ser humano. Desse modo, as disciplinas correlatas dessa área podem ser a Psicologia e Biologia, por exemplo. A diferença fundamental entre essas duas áreas é o foco de investigação, onde uma parte do individual para o coletivo e a outra se preocupa apenas com o individual, ou seja, os aspectos humanos na individualidade. Mas embora tenha essa particularidade o curso de Ciências Sociais, vale lembrar que essa formação é interdisciplinar, pois abarca diversas disciplinas consideradas das Ciências Humanas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), por exemplo, como: Filosofia, História e Sociologia. Sendo assim, essas disciplinas reunidas, estudam os incontáveis aspectos sociais que atravessam os seres humanos, de modo que possam ser investigadas e compor uma disciplina que estude as relações sociais.

As disciplinas do curso de Ciências Sociais

Veja a seguir algumas das disciplinas que estão previstas no rol da grade curricular da graduação do curso de Ciências Sociais: Da área de Sociologia:
  • Introdução a Teoria sociológica;
  • Teoria sociológica Clássica;
  • Teoria sociológica Contemporânea;
  • Sociologia da Amazônia; do Trabalho; Urbana e Rural
Da área de Antropologia:
  • Introdução à Antropologia;
  • Teoria Antropológica;
  • Antropologia Brasileira;
  • Etnologia da Amazônia;
  • Métodos de Pesquisa em Antropologia.
Da área da Política:
  • Introdução à Ciência Política;
  • Teoria Política Moderna;
  • Política Contemporânea;
  • Estado, políticas Públicas e Meio Ambiente;
  • Pensamento político Brasileiro;
  • Política Brasileira.
Como o curso de Ciências Sociais é uma graduação interdisciplinar, você irá se deparar com outras disciplinas de diferentes áreas do pensamento, como Filosofia, Estatística Aplicada, Economia Política, Geografia Humana e Econômica do Brasil, História Econômica e Política do Brasil, Epistemologia das Ciências, entre outras. Há também algumas semelhanças com Serviço Social. Portanto, esse curso pode ser dinâmico e fornecer uma formação bastante ampla, com a possibilidade de estudar e compreender diversas disciplinas fundamentais para a área das humanas. Se você tem apresso por essa área, certamente, essa será uma ótima graduação.

O perfil para quem deseja cursar Ciências Sociais

Como esse curso é predominantemente da área das ciências humanas, é fundamental gostar das disciplinas que se relacionam com essa área. Além disso, gostar de ler é primordial, pois o curso tem uma carga teórica bastante extensa, além da própria densidade dos textos teóricos, caso contrário, será penoso concluir essa graduação. Se gostar de ler é um dos requisitos fundamentais, obviamente, escrever é um dos desdobramentos desse gosto, portanto, prepare-se para escrever diversos tipos de textos do gênero acadêmico, isso fará com que você pratique bastante esse tipo de escrita, o que fará com que você desenvolva ainda mais a habilidade de escrever e se expressar através do texto.

Mercado de trabalho

Quem se forma nessa graduação, torna-se um cientista social. As possibilidades de trabalho para esse profissional também podem ser bastante diversificadas e vale ressaltar que o cientista social é extremamente importante para o desenvolvimento de uma zona rural ou urbana. Umas das possibilidades de trabalho é dar aulas para a disciplina de Sociologia, caso o aluno tenha optado por seguir na modalidade licenciatura de ensino. Desse modo, poderá dar aulas em escolas públicas ou provadas e também nas universidades, caso tenha interesse em seguir nos estudos acadêmicos e investir em um mestrado e doutorado. Caso você tenha optado em não ir para a área da educação, uma boa opção pode ser trabalhar no setor público. Para isso, é preciso ficar de olho nos editais dos concursos públicos que estão em aberto. Você pode trabalhar em órgãos municipais, estaduais e até federais, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por exemplo, necessita de cientistas sociais no desenvolvimento dos projetos. Portanto, fique de olho para não perder nenhum concurso em potencial que possa ser um bom caminho profissional para você.

Sociologia x Ciências Sociais

Vale lembrar que essas duas áreas são bem semelhantes, mas possibilitam caminhos profissionais diferentes. A Sociologia é um dos pilares do conhecimento que fundamenta o curso de Ciências Sociais, desse modo, esse curso é um pouco diferente. Sendo assim, o curso de Sociologia tem o foco em questões como: comportamento humano e estruturas sociais, ou seja, esse curso está voltado para as relações humanas e para as questões sociais, culturais e políticas que atravessam a sociedade de um modo geral. Em contrapartida, a graduação de Ciências Sociais busca um aprofundamento maior nas questões antropológicas e estuda o desenvolvimento das estruturas sociais, com foco na história e na cultura, além dos comportamentos individuais e coletivos. Portanto, o estudante que deseja se tornar um sociólogo tem duas formações em potencial para seguir, o que muda são apenas poucas coisas específicas e o aprofundamento em certas disciplinas.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre o curso de Ciências Sociais, pode perceber o quão abrangente pode ser esse curso, além das inúmeras possibilidades para o mercado de trabalho. Para ir bem em uma graduação desse tipo, é importante aplicar uma rotina de estudos eficiente, somente dessa maneira é que os conteúdos ministrados durante a graduação serão melhores aprendidos. Além disso, cabe a você escolher qual a melhor área de formação para o seu perfil, se você gosta da educação, a licenciatura é a mais indicada, se gosta de pesquisas e um formação mais generalista, o bacharelado pode ser mais adequado. Portanto, escolha a área que mais se encaixa no seu perfil, desse modo, você terá grandes oportunidades de trabalho e sem dúvidas será um profissional bastante diferenciado. Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.