citações enem

Citações Enem: como usar e alcançar nota mil

  • Enem
  • 24/out/19
  • por Cristiane Cesar

A redação do Enem é sempre um bicho de sete cabeças para o vestibulando, mas este artigo quer ajudar você, com esta seleção de citações, a alcançar a nota mil.

Trazer a frase de um autor ou escritor famoso para contextualizar a sua argumentação pode aumentar a relevância do seu texto ao mostrar maior propriedade e conhecimento sobre o assunto falado. Mas cuidado, pois uma frase mal contextualizada pode causar efeito reverso.

Antes de dar uma lista de citações para usar no Enem, vamos relembrar pontos importantes para você elaborar uma redação nota mil.

Estrutura da redação Enem

A página do Enem no site do Inep indica que a redação exigida deve ser escrita em formato de prosa, dissertativo-argumentativa, sobre um tema atual seja na área da ciência, da cultura, da sociedade ou política.

Além da estrutura básica do texto, ao final o estudante deve elaborar uma proposta de intervenção para a resolução ou minimização do problema apresentado.

TEMA ->TESE -> ARGUMENTOS -> PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Vale lembrar que a redação tem sido limitada normalmente ao mínimo de 7 linhas e máximo de 30.

Quais as competências avaliadas?

Cinco competências foram definidas como parâmetro de avaliação para a elaboração da redação:

  • Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  • Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Dois professores são responsáveis pela avaliação da redação, e cada um deles pode atribuir 0 a 200 pontos para cada competência.

Dessa forma, o aluno pode chegar a atingir mil pontos na redação por professor. Ao final, é feita uma média aritmética a partir da quantidade total de pontos dada pelos dois professores.

Capacidade de argumentação

A capacidade de argumentação refere-se à Competência 3 como quesito avaliativo.

Nesse sentido, é essencial que o candidato baseie sua redação e os argumentos que comprovam sua tese a partir de fatos, dados estatísticos, experiências comprovadas, relatos de causa-efeito, livros e citações que darão respaldo ao assunto abordado e à tese proposta.

Dentre todas essas possibilidades, a importância das citações no Enem é indiscutível por ser um registro histórico das ideias ali descritas.

É importante também utilizar autores e obras de renome e que sejam referência em suas áreas de conhecimento, fontes confiáveis de informação para que tragam embasamento idôneo e confiável ao texto.

Citações Enem

Dessa forma, selecionamos algumas citações para uso na redação do Enem. Elas estão divididas em algumas categorias básicas, mas há citações que podem ser utilizadas em outros contextos temáticos, de acordo com a linha de argumentação utilizada.

Vamos conferir!

Economia

“Os economistas tinham sobretudo a obrigação de não nos andarem a calcular inflações e a taxa de juro e essas coisas, mas dizerem de que maneira é que nós podemos fazer avançar a gratuidade da vida.” (Agostinho Silva)

“A economia significa o poder de repelir o supérfluo no presente, com o fim de assegurar um bem futuro e sobre este aspecto representa o domínio da razão sobre o instinto animal.” (Thomas Atkinson)

“O que distingue uma época econômica de outra, é menos o que se produziu do que a forma de o produzir.” (Karl Marx)

Educação

“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.” (Immanuel Kant)

“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” (Paulo Freire)

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” (Nelson Mandela)

Diversidade

“Ser livre é conseguir flutuar entre a diversidade e a multiplicidade, sem perder a própria identidade.” (Dimos Iksilara)

“A diversidade garante que crianças possam sonhar, sem colocar fronteiras ou barreiras para o futuro e os sonhos delas.” (Malala Yousafzai)

“O que temos que fazer é encontrar uma maneira de celebrar a nossa diversidade e debater nossas diferenças sem fraturar as nossas comunidades.” (Hillary Clinton)

Cultura

“A cultura está acima da diferença da condição social.” (Confúcio)

“É preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo.” (Simone de Beauvoir)

“Cultura é o ciclo que o indivíduo percorre para chegar ao conhecimento de si próprio.” (Soren Kierkegaard)

Direitos humanos

“Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades.” (Papa Francisco)

“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.” (Hannah Arendt)

“É uma boa coisa exigir liberdade para nós mesmos e para aqueles que concordam conosco; mas, é uma coisa ainda melhor e mais rara dar liberdade a outros que discordam de nós.” (Franklin Delano Roosevelt)

Política

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes.” (Winston Churchill)

“A política não deveria ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça.” (Aristóteles)

“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.” (Eça de Queirós)

“Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta.” (John Galbraith)

Desigualdade e injustiça social

“A injustiça secular dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos.” (Ariano Suassuna)

“Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.” (Mahatma Gandhi)

“A injustiça em qualquer lugar é uma injustiça em todo lugar.” (Martin Luther King)

“Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica.” (Paulo Freire)

“O Brasil, último país a acabar com a escravidão, tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.” (Darcy Ribeiro)

Meio ambiente e sustentabilidade

“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a ganância.” (Mahatma Gandhi)

“Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-la a amar seu semelhante.” (Albert Schweitzer)

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi)

Juventude

“O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu caráter.“ (Sócrates)

“Cada hora de tempo perdido na juventude é um embrião de infelicidade no futuro.“ (Napoleão Bonaparte)

“A serenidade e a vitalidade da nossa juventude baseiam-se em parte no fato de que nós, ao subirmos a montanha, não vermos a morte, pois ela encontra-se do outro lado da encosta.” (Arthur Schopenhauer)

Filosofia

“Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo.” (George Santayana)

“O homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado.” (Jean-Jacques Rousseau)

“Os fins justificam os meios.” (Maquiavel)

“O mundo se tornou mais parecido com aquele de Maquiavel.” (Bertrand Russell)

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.” (Nelson Mandela)

“A concordância faz com que permaneçamos estacionados. A discordância faz com que cresçamos.” (Mário Sergio Cortella)

Combate a violência

“A violência alcançada pela violência é o equivalente a uma derrota, pois é passageira.” (Mahatma Gandhi)

“A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota.” (Jean-Paul Satre)

“A não-violência leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objetivo de toda evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens.” (Thomas Edison)

Tem outras citações Enem para compartilhar? Escreva nos comentários!

Outro ponto importante para escrever uma boa redação é estar por dentro do que está rolando pelo mundo, para ajudar você a ficar antenado fizemos um ebook com as atualidades de 2019 que é importante relembrar antes da prova. Clique aqui e baixe gratuitamente.

  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *