Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

Citações sobre educação: 10 citações para Enem e vestibulares

Se você sonha em fazer uma faculdade e está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é importante que a redação esteja entre as suas prioridades na hora de estudar. Isso porque ela é determinante para uma boa classificação no exame. Aprender a usar citações de forma correta pode ser um ótimo diferencial e te ajudar a chegar na nota mil ou próximo dela. Você sabe usar citações sobre educação, por exemplo?

Pois bem, neste conteúdo vamos justamente destacar 10 citações sobre educação que você pode ter como coringa na hora de estruturar a sua redação. Como você já deve saber, a redação do Enem tem o maior peso da prova. Portanto, não dá para vacilar. Usar frases famosas de personalidades, filósofos e escritores mostra que o estudante possui um repertório, enriquece o texto e, por consequência, fortalece a argumentação do tema.

Então se o próximo tema da prova do Enem for educação, você já pode estar preparado com estas citações que selecionamos. Confira também qual a melhor forma de empregar essas citações, além de outros critérios avaliados pela banca para definir a nota da redação.

Leia também: Citações Enem: como usar e alcançar nota mil

Bolsa de Estudos
👉 A 1ª mensalidade da sua graduação a partir de R$ 59? Só a Anhanguera para oferecer um Vale Educação com esse desconto.

O que são as citações na redação do Enem?

Primeiramente, vamos falar um pouco das citações. Pois quando bem empregadas ajudam a embasar o seu ponto de vista, enriquecem o texto e dão mais credibilidade ao tema abordado. Ou seja, as citações trazem para o texto uma ideia ou a frase literal de uma pessoa com autoridade no tema. Elas podem ser diretas e indiretas.

Nas citações diretas é necessário escrever as palavras do autor exatamente da maneira como elas foram ditas ou escritas, utilizando aspas antes e depois da citação. Vamos a um exemplo de citações de Paulo Freire sobre educação. No livro “Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire reitera que a consciência crítica do estudante “emerge da educação como uma prática de liberdade”.

Importante você estar atento ao uso correto do ponto final nas citações. Se ela iniciar e encerrar a frase, o ponto final deve vir antes das aspas. Já se a citação encerrar a frase, use o ponto final depois das aspas.

Nas citações indiretas você acrescenta, com as suas palavras, a ideia ou a frase escrita, Não há necessidade de colocar as aspas, sempre indicando a autoria e a fonte correta da citação. Exemplo: No livro “Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire destaca que a educação vista como uma prática libertadora é essencial para que alunos interpretem de forma crítica a realidade social na qual estão inseridos.

Então, vamos às citações sobre educação!

Agora que já falamos um pouco sobre os tipos de citação, vamos entrar no tema educação. Visto que costuma ser recorrente nas provas do Enem e outros vestibulares. Selecionamos 10 citações sobre educação para você utilizar sem medo de errar. Muito pelo contrário, podem agregar muito ao seu texto, como vimos acima. Elas ainda podem ser empregadas em qualquer parte da redação. Seja na introdução, desenvolvimento ou conclusão.

Você pode encontrar boas citações em filmes e documentários, livros, músicas, frases de personalidades, de filósofos, poetas, educadores. Também pode se inspirar em economistas, dados estatísticos, leis. Há um vasto repertório que pode te servir de referência. Lembrando que o uso de citações não é obrigatório. Porém, podem ser um grande diferencial na sua redação.

Vamos então às citações para redação sobre educação, que no Enem deve ser escrita em formato de prosa, dissertativo-argumentativa.

Confira 10 opções para você utilizar

1 – “Educai as crianças e não será preciso punir os homens.”
Pitágoras, filósofo e matemático grego.

2 – “A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado.”
Carlos Drummond de Andrade, poeta, cronista e contista da segunda geração do modernismo brasileiro.

3 – “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”
Nelson Mandela, pai da moderna nação sul-africana, líder na luta contra o regime do apartheid.

4 – “A educação é a chave para abrir outros direitos humanos.”
Katarina Tomasevski, relatora especial da ONU sobre o direito à educação.

5 – “O conhecimento lhe dará a oportunidade de fazer a diferença.”
Claire Fagin, enfermeira e educadora norte-americana.

6 – “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. “
Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e autor da “Pedagogia do Oprimido”.

7 – “Se queres prever o futuro, estuda o passado.”
Confúcio, filósofo e pensador chinês.

8 – “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Cora Coralina, escritora, poetisa e contista brasileira.

9 – “A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta”.
Émile Durkheim – sociólogo francês.

10 – “A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.”
Aristóteles, filósofo grego.

Leia também: Séries redação Enem 2021: dicas para assistir antes de fazer a prova

Gostou dessas inspirações de citações sobre educação?

Agora é continuar estudando a praticando o uso de citações na redação para conseguir um ótimo resultado! Geralmente, a redação deve ter no mínimo de 7 linhas e o máximo de 30. Lembrando que além da estrutura básica do texto, ao final você deve elaborar uma proposta de intervenção para a resolução ou minimização do problema apresentado.

Se você tem dúvidas sobre como escrever uma redação no Enem e as cinco competências avaliadas, veja exemplos de redação nota mil e o passo a passo. E, claro, continue lendo mais conteúdos sobre educação no blog  Vai de Bolsa. Até a próxima!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *