Cadastre-se
Cadastre-se e receba dicas, descontos, notícias e informações sobre o mundo da educação!

5 dicas de como acordar cedo para estudar

Muitos estudantes optam por ter uma rotina de estudos que começa logo pela manhã. A ideia é ótima, mas tem um grande impeditivo para muita gente: acordar cedo! Se você também é dessas pessoas que fazem careta, colocam o celular no modo soneca e trocariam qualquer coisa por mais 15 minutinhos de sono, esse texto é para você! Isso porque vamos mostrar algumas técnicas de como acordar cedo para estudar. Separamos cinco dicas para você saber de uma vez por todas como acordar cedo para estudar, com o objetivo de evoluir nos estudos. Temos certeza que você vai obter bons resultados. Confira como fazer!

Como acordar cedo para estudar?

1 – Durma bem

A primeira dica pode parecer clichê, mas é a mais importante. Dormir bem é extremamente necessário para que você acorde disposto. Além disso, ter uma boa noite de sono, é o que faz nosso cérebro armazenar melhor o que estudamos e aprendemos ao longo do dia. Mas, para dormir bem não basta apenas ir deitar na hora certa, ou então acordar na hora certa. Perceba qual é o melhor ciclo de sono para você – algumas pessoas se sentem muito bem com 6h dormidas, enquanto outras, precisam de pelo menos 8h de sono por noite.  Defina qual horário você vai dormir e qual horário deve acordar. E crie uma preparação antes de ir para a cama: o ideal é acalmar o seu corpo com cerca de 1h antes de deitar. Evite mexer no computador ou no celular e assistir televisão, também não é interessante ficar em ambientes muito claros. Busque atividades relaxantes, e na hora de dormir opte por ambientes totalmente escuros. Se entra luz pela sua janela, ou pela porta, use máscaras de dormir.

2. Acorde bem para estudar

Agora você já sabe que deve possuir uma rotina de sono adequada, para garantir uma boa noite de sono. Mas, como ter aquela disposição para acordar cedo e estudar? Ao acordar, não se renda ao botão soneca do seu celular. Ele te dá a falsa impressão de que dormir mais um pouco será bom para você. Mas, na verdade, ele faz justamente ao contrário. Utilizar o botão soneca do seu celular, inúmeras vezes, pode causar uma confusão no seu relógio biológico, e fará com que seja cada vez mais difícil sair da cama cedo. Quando acordar, foque no seu objetivo e se necessário utilize a técnica do impulso de ação. A técnica diz que, depois de definir que você irá levantar da cama, você tem apenas 10 segundo para fazê-lo. Ou seja, quando pensar “agora vou levantar”, faça uma contagem regressiva e levante assim que chegar no Zero. Outra técnica interessante para acordar é se alongar e espreguiçar e também mexer no seu cabelo. Dar leves puxadinhas no cabelo, estimula os vasos sanguíneos da região, e podem te dar um up nesse momento.

3. Acordar cedo para estudar começa por ser saudável

Como conseguir acordar cedo e disposto para estudar, se o seu corpo não está saudável? Então, se você quer manter uma rotina de estudos matinais e estar disposto a acordar cedo, sem grandes esforços, seja saudável. O primeiro ponto é: alimente-se bem. Não inclua guloseimas e doces de forma exagerada na sua rotina. Dê preferência para frutas e legumes e não faça refeições pesadas perto dos estudos ou da hora de dormir. Além disso, coma nos intervalos corretos e não passe tempo demais sem comer. Lembre-se também, que é importante manter o seu corpo hidratado. Então, beba bastante líquido, e dê preferência para águas e sucos. Se você gosta de café, use-o a seu favor. Vale beber uma xícara de café quando sentir seu corpo pesado e cansado, pois a cafeína é um estimulante natural e vai te ajudar a ficar mais concentrado e com mais atenção. Evite apenas tomar muito café, de forma que seu corpo fique agitado demais e também de beber grandes quantidades no período da noite, pois isso pode estragar sua noite de sono. Além de se alimentar bem, é importante que você inclua atividades físicas no seu dia a dia. Reserve pelo menos 30 minutos para se exercitar, isto vai te ajudar a ser muito mais produtivo nos estudos. Se você realizar exercícios aeróbicos e com mais impacto, opte por treinar pela manhã. Isso porque exercícios físicos deixam o seu corpo mais disposto e alerta, o que é ótimo para dar um gás pela manhã e péssimo para descansar e dormir a noite. Caso queira fazer algo mais light, opte por alongamentos ou caminhadas. Evite, para isso, medicamentos, como a Ritalina, que podem trazer muitos perigos para o corpo.

4. Tenha uma rotina para conseguir acordar cedo para estudar

Criar rotinas é sempre muito importante para os estudantes, ainda mais para aqueles que querem saber como acordar cedo para estudar, de forma eficiente. Então, crie um calendário e siga-o: comece com um bom café da manhã, depois se alongue, ou faça uma caminhada. Em seguida, vá para a sua rotina de estudo. Mantenha-se longe de coisas que possam tirar sua concentração logo pela manhã: o recomendado é ficar longe de redes sociais, noticiários ou e-mails. Se você não gosta de acordar cedo e possui dificuldade em manter-se produtivo pela manhã, opte por incluir na sua rotina atividades que você gosta de fazer e que te proporcionem bons momentos. Utilizar métodos de estudo também é uma forma eficaz para estabelecer uma rotina.

5. Ache um local adequado para estudar

Para conseguir aquele pique para acordar cedo para estudar, tenha um local apropriado para a realização dos estudos. Se você tentar estudar na cama, no sofá, ou em algum local de descanso, provavelmente não vai conseguir ter foco total nos estudos. Busque estudar em uma biblioteca ou em locais apropriados para isso. Se optar por estudar em casa, separe um espaço silencioso, longe de distrações. Além disso, converse também com as pessoas que moram com você, peça apoio para esse momento importante de sua vida. Prepare o ambiente com tudo que for necessário para seus estudos, como livros, post its, computador, lápis, caneta e papel. Dessa forma, você evita se levantar o tempo todo para buscar os materiais. Lembre-se que, a iluminação também é muito importante, ainda mais para quem quer acordar cedo para estudar. Afinal, a claridade ajuda a despertar. Então, estude em um local iluminado, se necessário, utilize uma luminária.

Comece amanhã!

Agora com todas essas dicas, você já sabe como acordar cedo para estudar! Acesse mais conteúdos como este no Blog Vai de Bolsa!
Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *