Você quer muito realizar o sonho de entrar na faculdade, mas não conseguiu uma vaga em uma universidade pública e também não tem condição de pagar uma universidade privada? Ou já está numa universidade, porém, precisa economizar? Nesse post, vamos dar dicas de como conseguir bolsa na faculdade.

Na verdade, existem várias formas de como conseguir bolsa na faculdade e não precisar pagar mensalidade para estudar. Ou, ainda, pagar parte dos valores, o que já é uma grande ajuda para custear os estudos.

Primeiramente, você deve conhecer todos os tipos de bolsas que você têm a disposição, e depois, escolher qual é a melhor opção para você.

Como conseguir bolsa na Estácio de Sá?

A Estácio oferece bolsas de graduação e pós-graduação de até 100% dependendo da sua forma de ingresso e nota do Enem ou vestibular Estácio. Atualmente, a faculdade, que é referência em custo-benefício de cursos superiores no Brasil, vem atraindo cada vez mais estudantes por conta da infraestrutura e excelentes condições para quem busca uma faculdade privada com ensino de qualidade. Quer estudar na Estácio com uma bolsa de até 100%? Conheça os cursos, formas de ingresso, preços e condições clicando aqui: Estácio Graduação Estácio Pós-Graduação

Como conseguir bolsa na faculdade pelo Prouni?

Sabe como conseguir bolsa na faculdade? Uma das opções mais conhecidas é o Programa Universidade para todos (Prouni), do Governo Federai, que tem como objetivo a inclusão social por meio da disponibilização de bolsas de estudo para o ensino superior. O programa foi criado em 2004 e oficializado em 13 de janeiro de 2005.

Desde sua criação, o Prouni tem auxiliado jovens de baixa renda, que estudaram exclusivamente no ensino público ou com bolsa integral em ensino particular, a ingressarem em universidades particulares de todo o Brasil. Ele já auxiliou milhões de estudantes a conquistarem um diploma universitário. Em 2005, por exemplo, 112.275 estudantes foram contemplados por bolsas do programa, e este número só cresce. Já em 2018 o total de bolsistas contemplados pelo programa foi de 417.276.

Com bolsas de 50% ou 100%, os estudantes podem se matricular em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para solicitar uma bolsa do Prouni o estudante deverá realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), com a média mínima de 450 pontos e com nota da redação superior a zero.

Tipos de bolsas

O Prouni possui duas modalidades de bolsa de estudos, a integral e a parcial.

  • Parcial: A bolsa parcial corresponde a 50% do valor do curso. Sendo assim, para participar dessa modalidade, o candidato deve ter renda familiar per capita acima de 1,5 salário mínimo e abaixo de 3 salários mínimos.
  • Integral: Nesta modalidade o estudante recebe 100% de bolsa para a graduação. Entretanto, a renda familiar per capita deve ser abaixo de 1,5 salário mínimo;

Pré-requisitos

Conheça todos os pré-requisitos para participar do Prouni e receber bolsas de 50% ou 100% para a graduação na rede privada:

  • Ter realizado a última edição do Enem, ou seja, o exame deve ter sido realizado no ano anterior ao processo. Enquanto que, para vagas remanescentes, o exame deverá ter sido realizado após 2010;
  • Nota mínima de 450 pontos de média no Enem;
  • Não ter zerado a redação do Enem;
  • Renda familiar comprovada de até três salários mínimos para bolsas de 50%;
  • Renda familiar comprovada de até um salário mínimo e meio para bolsas de 100%;
  • Assim como ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares.

Pessoas que cumpram os requisitos abaixo também podem participar do programa:

  • Pessoas que possuam algum tipo de deficiência;
  • Professores da rede pública de ensino básico em exercício, que estejam incluídos no quadro permanente da instituição e que esteja concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

No Blog Vai de Bolsa, nós já traçamos um passo a passo para conseguir uma bolsa de estudo. Quer estudar na Estácio com uma bolsa de até 100%? Conheça os cursos, formas de ingresso, preços e condições clicando aqui: Estácio Graduação Estácio Pós-Graduação

 

Financiamento Estudantil

Caso você não consiga nenhuma bolsa de estudos, pode optar também por um financiamento estudantil, como o FIES. Saiba mais detalhes:

FIES e P-FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é hoje o maior programa de financiamento estudantil do Brasil. Foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2001. Seu objetivo é democratizar a educação superior, levando oportunidades para que estudantes de baixa renda consigam um diploma universitário.

Requisitos do FIES e do P-FIES

O FIES é válido para universidades presenciais e particulares. Para solicitar o financiamento, o estudante deverá estar dentro dos parâmetros de renda bruta familiar do programa. A renda bruta máxima deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quem tem renda familiar de 3 a 5 salários mínimos por pessoa, pode participar do P-FIES. O Programa de Financiamento Estudantil (P-FIES) é uma modalidade recente de financiamento estudantil público. Sua diferença para o FIES é apenas o valor da renda familiar.

Também é necessário que o candidato tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos anteriores, a partir de 2010. Além disso, o estudante deve ter tirado no mínimo 450 pontos na média geral das provas e uma nota acima de zero na redação.

Como se faz a inscrição

Para se inscrever, o candidato precisa acessar o portal do Fies no período específico de inscrição e responder um formulário socioeconômico. Neste formulário o candidato terá que inserir seu CPF, data de nascimento, e-mail, CPF de todos que fazem parte do seu núcleo familiar e que possuam mais de 14 anos, além da renda bruta mensal de cada integrante da família.

Na inscrição o candidato também deve escolher quais são os três principais cursos que ele quer prestar. Vale lembrar que a escolha é por ordem de prioridade. Lembre-se que é possível alterar as opções de curso apenas durante o período de inscrição. Os candidatos pré-aprovados deverão complementar a inscrição pelo site e posteriormente validar as informações junto à universidade. O próximo passo é assinar o contrato do financiamento no banco.

Pagamento

No Fies, o estudante só começará a pagar as parcelas do financiamento após a conclusão do curso. Geralmente, o valor é dividido em várias parcelas, e número de parcelas depende muito do contrato. O Fies e o P-Fies não cobram juros sobre o parcelamento.

Conheça mais opções de Financiamento Estudantil acessando aqui.

Há uma bolsa esperando por você

Quer estudar na Estácio com uma bolsa de até 100%? Conheça os cursos, formas de ingresso, preços e condições clicando aqui: Estácio Graduação Estácio Pós-Graduação Tem alguma dúvida? Precisa de ajuda para conseguir sua bolsa de estudos? Envie um email para nós em: contato@54.161.16.38. Nós podemos ajudar você!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui