Para driblar a alta competitividade no mercado de trabalho é muito importante investir em educação para potencializar o seu currículo. Mas, se o seu orçamento não permite um investimento alto, como o necessário para cursar o ensino superior, é fundamental saber como conseguir um bom desconto na faculdade.

Concluir o ensino superior agrega muito valor ao seu currículo e dá mais destaque nos processos seletivos. Para quem já está no mercado de trabalho isso também é um diferencial, pois pode ser uma alavanca para a progressão na faixa salarial. Segundo um relatório divulgado em 2017 pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), os profissionais brasileiros que têm ensino superior completo ganham 140% a mais do que quem parou os estudos no ensino médio.

 

Profissões valorizadas e dicas de como conseguir um bom desconto na faculdade

 

Como você pôde ver, quem conclui o ensino superior tem um salário maior do que aqueles que concluíram apenas o ensino médio. No entanto, mesmo quem já possui um curso superior precisa manter-se atualizado para atender às novas demandas do mercado de trabalho.

Com a transformação digital que está influenciando todas as áreas de atuação e segmentos da economia, inúmeras profissões começaram a ser requisitadas. Nesse cenário, a atualização é indispensável para quem quer manter-se competitivo e apresentando valor para as empresas contratantes.

Um exemplo dessa mudança constante do mercado de trabalho foi revelada por uma matéria publicada no portal G1, que apresenta algumas das profissões mais valorizadas em 2018. São elas:

– Analista de investimento;

– Controller;

– Diretores de Transformação Digital;

– Engenheiro ou Cientista de Dados;

– Secretária executiva bilíngue;

– Analista de mídias digitais;

– Analista contábil;

– Entre outros.

 

Para ajudá-lo a encaixar os estudos em seu orçamento, listamos uma série de possibilidades entre bolsas de estudo e descontos para que você possa encontrar a melhor opção de como conseguir um bom desconto na faculdade.

Ao final da leitura, será possível optar por um caminho muito estratégico que irá viabilizar a realização de uma faculdade e turbinar seu currículo. Continue e confira!

 

Como conseguir um bom desconto na faculdade: bolsas e descontos

 

Normalmente, bolsas e descontos não são cumulativos, exceto aqueles oferecidos pelo ProUni e pelo Fies, que podem se complementar. Cheque com a secretaria da faculdade que você pretende ingressar a vigência das regras daquela unidade.

Veja agora as principais modalidades de desconto oferecidas pelas universidades:

 

Desconto por pontualidade

Para os pagadores das mensalidades em dia, as faculdades costumam oferecer um desconto que pode chegar a até 10% no valor da mensalidade. Confira se a instituição em que você quer estuda oferece esse tipo de incentivo para os “bons pagadores” e busque o seu desconto.

 

Desconto por assiduidade

Algumas faculdades bonificam os alunos que frequentam com assiduidade as aulas do curso escolhido. Assim, quem tem uma alta porcentagem de presença pode receber descontos nas mensalidades.

 

Desconto familiar

Algumas faculdades dão descontos para integrantes da mesma família que estudem na mesma instituição. Quem sabe você não consegue convencer o seu irmão a buscar um aprimoramento junto com você e os dois pagam menos para estudar?

 

Abaixo, confira os principais tipos de bolsas oferecidos pelas instituições de ensino e como conseguir um bom desconto na faculdade:

 

Bolsa por mérito

Quem manda muito bem no vestibular pode ganhar bolsa de até 100% em algumas faculdades. Já aqueles que ficaram bem classificados no vestibular podem ganhar descontos menores, mas valiosos.

Outras instituições podem oferecer também certa quantia de dinheiro para os alunos que mantêm um ótimo rendimento nas disciplinas ao longo do curso, então vale a pena você conferir esse tipo de incentivo da universidade e caprichar nos estudos para pagar menos para fazer o seu curso!

 

Bolsa por idade

Algumas faculdades ofertam bolsas de estudos para candidatos acima de uma certa faixa etária. Cada instituição tem as suas regras para o valor dos descontos e a faixa etária.

 

Fies

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do governo federal que subsidia crédito para aqueles que não podem pagar as mensalidades de um curso superior. A exigência para participar do programa é prestar o Enem, alcançando pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação, além de cumprir requisitos de renda.

 

ProUni

Programa do Ministério da Educação (MEC), o ProUni significa Programa Universidade para Todos. Essa iniciativa do governo federal oferece bolsas de estudo parciais ou integrais para estudantes de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior.

No caso do ProUni, o Enem também é utilizado para classificar os candidatos e distribuir as bolsas de estudo. Os bolsistas parciais podem usar o Fies para financiar a outra metade das mensalidades, desde que seja para o mesmo curso e faculdade e que a soma dos dois benefícios não ultrapasse o valor da mensalidade com desconto.