como conseguir um bom emprego

Como conseguir um bom emprego? 10 dicas essenciais!

Como conseguir um bom emprego? Essa é a pergunta que muitos se fazem, especialmente aqueles que estão em busca do primeiro trabalho. É um momento de muita ansiedade, e que todos nós já passamos uma – ou muitas vezes – na vida.

Além de esforço e dedicação, há outros pontos que podemos realizar para agilizar essa caminhada até um bom trabalho. Afinal, precisa de muita coragem e dedicação para começar um novo emprego.

Então, para começar, continue a leitura deste conteúdo. Vamos te dar 10 dicas que são essenciais para saber como conseguir um emprego. Acompanhe!

Leia também Quando fazer uma pós-graduação? Saiba como decidir!

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o VESTIBULAR Estácio que está chegando com 70%* de desconto em todo curso.

Como conseguir um bom emprego?

Se esse será o seu primeiro emprego ou está em busca de uma oportunidade melhor, sabemos que o caminho não é fácil. Você envia vários currículos, e muitas vezes nem obtém uma resposta.

Mas, calma. Confira nossas dicas. Elas vão te ajudar a entender melhor o mercado e a estar preparado para conseguir o trabalho dos seus sonhos. Confira.

1. Organização

O primeiro passo é organizar a sua rotina. Estabeleça um cronograma com suas atividades de cada semana. Inclua um número de horas por dia na procura de emprego, ajustes no currículo, fazer entrevistas, testes, etc. 

Estabeleça alguns prazos e metas nessa busca, e tenha foco durante o processo. Mas, lembre-se, você deve encarar com seriedade e compromisso.

2. Tenha um objetivo claro

Para ter sucesso e saber como conseguir um bom emprego é preciso definir um objetivo. Se você ainda não está trabalhando, sabemos que pode ter muito estresse envolvido, mas tente manter a calma.

Ter um objetivo fará com que você não saia se candidatando a qualquer emprego. Já que muitos deles não tem relação com suas habilidades, e nem é o que você realmente quer.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Então, pense no trabalho que você deseja muito, que corresponde com seu perfil, suas habilidades, formação, etc. Foque nele e comece a procurar emprego.

Faça uma lista com as melhores empresas para as quais você gostaria de trabalhar. E entre em contato com ela pelas redes sociais, por e-mail ou mesmo pela lista de vagas.

Dessa forma, você estará colocando todos seus esforços em algo que você deseja. E não simplesmente atirando para todos os lados. Até porque, as chances de ser chamado para um emprego que não é o que você quer, são bem grandes. Então, você pedirá demissão no futuro e voltará para esse ciclo.

3. Networking para saber como conseguir um bom emprego

Conhecer pessoas é uma ótima forma de conseguir um bom emprego. Amigos de escola, faculdade ou até ex-colegas de trabalho podem dar ótimas indicações para você.

Então, expandir essa rede de contatos é uma boa dica. Foque em quem pode ajudar você e também te abrir novas portas no mercado de trabalho.

Conheça pessoas que trabalham na área que você deseja e adicione nas redes sociais: o Linkedln é a rede ideal para isso. Essa pessoa pode recomendar você para a empresa que trabalha.

4. Saiba das tendências de mercado

Como você já sabe em qual área quer trabalhar – e talvez até tenha umas empresas em mente – é hora de saber mais sobre o mercado. Pesquise como está a profissão, quais são as tendências, funções que deseja atuar, etc.

Procure por livros ou artigos sobre esses assuntos e se mantenha atualizado. Assim, você poderá se mostrar um profissional antenado e ainda mais interessante. Isso aumenta suas chances de ser contratado.

5. Desenvolva as habilidades

Para saber como conseguir um bom emprego é necessário saber as habilidades necessárias para aquele cargo dos sonhos. Por isso, invista alguma parte do seu tempo em aprimorá-la, ou então, começar a ter o conhecimento.

Pode ser através de cursos gratuitos, nas redes sociais, artigos ou livros. Na internet encontramos uma infinidade de bons conteúdos sobre técnicas que precisamos aprender ou melhorar.

Potencialize seus pontos fortes e melhore aqueles que ainda não estão tão bons. Participar de palestras ou workshops é uma ótima maneira de pôr essa dica em prática também.

Veja como conseguir um emprego logo após concluir seus estudos.

6. Prepare um bom um currículo

Para saber como conseguir um bom emprego, o currículo ainda é a parte mais importante. Coloque tudo o que você já realizou na sua carreira, escrevendo frases sobre como foi a experiência.

Lembre-se de sempre mantê-lo atualizado com suas conquistas mais recentes. Reveja os pontos e retire aquele que não vale a pena mais ser citado. Mas deixe os que farão diferença para a vaga que deseja.

O visual do currículo também é um ponto importante. Alinhe as frases, deixe no mesmo tamanho e com a mesma fonte, com cores certas. E o mais importante, verifique a gramática e ortografia.

Coloque apenas as informações pessoais necessárias, como nome, e-mail e telefone. Evite deixar a pretensão salarial no currículo.

É necessário mostrar para a empresa que você é o candidato ideal para a vaga e que atende todas as necessidades. Por isso, deixe-o organizado, colocando os pontos fortes em destaque.

Leia também: Como responder a pretensão salarial: dicas para se sair bem na entrevista

7. Use a internet a seu favor

Hoje em dia as redes sociais são ótimos canais para divulgar vagas de emprego. Por isso, fique atento a elas também. Procure grupos no facebook e, principalmente, no Linkedln.

Coloque uma imagem no seu perfil que passe profissionalismo e destaque suas habilidades e formações. Isso porque os recrutadores poderão ver seu perfil antes de chamar para uma entrevista.

Além disso, há também os sites de emprego. Alguns deles são pagos, mas a maioria é gratuito para o candidato. Você pode descobrir várias vagas de acordo com seu perfil profissional, localização e claro, os cargos que quer ocupar.

8. Cuidar da sua saúde para conseguir um bom emprego

Um dos pontos fundamentais para você saber como conseguir um bom emprego é o cuidado com a sua saúde física e mental. O estresse pode atrapalhar muito o seu desempenho numa entrevista.

Para combater esse e outros problemas, tenha um sono de qualidade e faça exercícios. Esses são pilares básicos da qualidade de vida e impactam muito em outros aspectos.

9. Prepare-se para entrevistas

A entrevista é uma das partes decisivas. Você deve se preparar antes, para ter a melhor chance de mostrar ao empregador que você é o candidato ideal. Por isso, a preparação é fundamental.

Você deve se vestir adequadamente, respeitando o código de vestimenta e cultura da empresa – faça uma pesquisa antes da entrevista. Use roupas confortáveis e que transmita sua personalidade.

Lembre-se de evitar alguns comentários. Como falas negativas sobre outras pessoas ou empresas, não conte mentiras, evite o egocentrismo e faça perguntas mostrando seu interesse. Na primeira conversa, evite perguntar sobre salários e férias.

E alguns pontos que devem ser destacados são: pesquise sobre a empresa antes da entrevista, valorize e promova você mesmo destacando os pontos fortes, conhecimento e habilidades. E lembre-se de ser positivo, entusiasmado em trabalhar com eles e sorrir.

A linguagem corporal também pode falar por você, então evite braços cruzados. Além de movimentos bruscos.

10. Busque mais conhecimento

Para saber como conseguir um bom emprego é sempre necessário aumentar seu conhecimento sobre a área que quer trabalhar. Isso pode ser através de um curso, workshop, ou até mesmo de uma pós-graduação.

Você deve aproveitar a sua disponibilidade para estar sempre preparado, obtendo conhecimento necessário. Dessa forma, você mostrará mais qualificação e irá se destacar no mercado de trabalho.

Lembre-se de colocar sobre essas novas formações no currículo, mostrando que você tem mais do que uma formação acadêmica. Além disso, essa é uma ótima oportunidade de aumentar seu networking para conseguir um bom emprego.

A Estácio tem ótimas oportunidades de pós-graduação ou até de uma nova graduação para você. Confira no site.

Dessa forma, você estará cada vez mais preparado e saberá como conseguir um bom emprego. E assim, se realizar cada dia mais na profissão que você sempre quis.

Continue lendo mais artigos no blog Vai de Bolsa!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *