como-conseguir-um-emprego-logo-apos-concluir-estudos-vai-de-bolsa

Como conseguir um emprego logo após concluir os seus estudos?

Conciliar estudos e trabalho durante a graduação, fazer estágio e tirar uma boa nota no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são algumas das grandes batalhas que o estudante precisa superar durante o ensino superior. Depois, com todas elas superadas, surge o desafio real de alguém formado: como conseguir um emprego logo após concluir os estudos?

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Brasil gerou 57.733 vagas de emprego com carteira assinada em outubro de 2018. Foi o quarto mês seguido com resultado positivo. No entanto, mesmo com o mercado de trabalho voltando a ficar aquecido, conseguir um emprego nesse cenário segue sendo desafiador. Com o diploma na mão, chega a hora de fazer um bom currículo, preparar-se para a entrevista, começar a buscar por oportunidades e ficar por dentro de algumas dicas e caminhos práticos que podem levá-lo a conseguir a sua vaga.

Quanto um bom currículo faz a diferença em como conseguir um emprego

Para conseguir a sua vaga, você não pode ser mais um simples profissional formado em uma faculdade que está buscando uma forma de conseguir um emprego. Para chegar lá, é preciso ter um diferencial. Mesmo recém-formado, um excelente currículo poderá ser o que irá destacá-lo.

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o MEGAVESTIBULAR Estácioque está chegando com 70%* de desconto em todo curso. Provas nos dias 17 e 18 de setembro!

Nesse sentido, talvez você esteja se perguntando: “mas como eu posso ter um excelente currículo se eu ainda não tenho muita experiência na minha área ou uma pós-graduação?”. A resposta é que para ter um currículo diferenciado você não precisa, necessariamente, desses itens.

A pessoa que está selecionando jovens talentos em uma organização ficará atenta a outros pontos em um currículo de recém-formado. Claro que um recrutador não espera encontrar muita experiência de trabalho de quem tem 20 e poucos anos, mas você pode contribuir com a busca feita pelo profissional dos Recursos Humanos da vaga que surgiu de outra forma.

Para que esse profissional se interesse em chamá-lo para uma entrevista, o seu currículo deve ser elaborado de forma criteriosa. Procure ser objetivo nas descrições, não coloque informações desnecessárias no seu currículo e cuide para que ele tenha um aspecto geral bem apresentável.

Itens como uma segunda língua, cursos profissionalizantes e técnicos, seminários, simpósios, feiras e estágios podem – e devem – ser descritos no seu currículo, sempre de forma objetiva. Também procure citar as experiências profissionais que você já teve, antes, durante e após formado.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Como conseguir um emprego com uma boa entrevista

Uma empresa gostou do seu currículo e o chamou para fazer uma entrevista. Até aí tudo bem, mas o que poderia ser um estímulo e um bom sinal para você pode se tornar uma desvantagem se você demonstrar nervosismo e insegurança diante do recrutador da vaga.

Se o currículo é o primeiro item importante para a sua busca de como conseguir um emprego logo, a entrevista será um passo fundamental e decisivo. Uma boa entrevista pode determinar – até mais que o seu currículo – se você conseguirá ou não a vaga de emprego disponível.

O momento da entrevista é fundamental no processo de como conseguir um emprego porque é nesse momento que os recrutadores e, muitas vezes, os seus possíveis chefes conhecem os seus diferenciais e a sua forma de organizar e apresentar ideias. Como atualmente as habilidades de trabalho em grupo e de encontrar soluções para problemas são mais valorizadas do que muitos conhecimentos técnicos, é na entrevista que você poderá demonstrar essas e outras habilidades importantes para o mercado de trabalho.

Veja algumas dicas que a rede Universia oferece para quem está procurando demonstrar autoconfiança e serenidade no momento de uma entrevista de trabalho:

  • Procure pesquisar sobre a empresa antes de ir para a entrevista. Com isso, você estará não apenas demonstrando interesse real pela vaga, mas também poderá apresentar algumas ideias para a companhia dentro da sua área de interesse – e conforme a entrevista evoluir;
  • Prepare-se para alguns tópicos que podem surgir na conversa, como o clássico de falar sobre os seus pontos fortes e fracos, mas sem se estender muito em cada tópico;
  • Mantenha diálogo aberto com o recrutador e mostre interesse sobre aspectos da empresa. Dessa forma, você já estará se preparando para o ambiente de trabalho que irá encontrar, caso seja contratado;
  • Procure respirar com tranquilidade, para manter a calma. Quando emitir as suas opiniões, busque falar devagar e com calma;
  • Não pense de forma negativa sobre si mesmo. Caso esses pensamentos surjam, procure trocá-los por pensamentos de autoconfiança.

A Universia também elencou alguns erros comuns em entrevistas de trabalho e que você deve evitar quando estiver frente a frente com um recrutador:

  • Não se atrase. Isso pode ser visto como um problema de credibilidade e de capacidade do candidato em cumprir prazos e compromissos;
  • Não faça de conta que você é alguém que você não pode comprovar que é. Ou seja, não se supervalorize, apenas fale de características e de conhecimentos que podem ser comprovados pela sua trajetória profissional e acadêmica;
  • Evite ao máximo se desviar de um assunto quando questionado. Independentemente da pergunta que for feita, procure se esforçar para falar do assunto com naturalidade;
  • Não cometa o erro de evitar o contato visual com o recrutador. Se você quer passar confiança, busque responder tudo com calma e olhando diretamente para o seu interlocutor.

Por onde começar a busca por uma oportunidade?

A internet substituiu a necessidade dos candidatos que buscam como conseguir um emprego de bater de “porta em porta” nas empresas em que eles desejam atuar. Hoje, é possível identificar diferentes oportunidades de emprego através de buscas pela internet.

Inicie a sua jornada de como conseguir um emprego cadastrando o seu currículo em sites de emprego. Há diversas opções de sites específicos para seleção de candidatos e para o preenchimento de vagas. Esses portais trabalham com um vasto banco de dados e de oportunidades que são atualizados quase que diariamente. Há sites gratuitos e outros, com uma conta paga, que apresentam valores especiais. E você pode pesquisar por região, por título da vaga, cargos, pré-requisitos e outros itens.

Nas mídias sociais também são encontrados grupos que anunciam gratuitamente centenas de vagas de emprego. Há desde grupos específicos para os diferentes tipos de profissões até aqueles que trabalham de forma mais genérica uma determinada cidade ou Estado, por exemplo. Além de procurar vagas nestes locais, é importante ter e manter um perfil atualizado no LinkedIn.

Fora do mundo virtual, você pode se cadastrar nas agências de emprego da sua cidade, ficar atento aos concursos públicos e aos anúncios dos classificados nos jornais.

Envie seu currículo para professores que lhe deram aula e com os quais você tem certa proximidade. Faça o mesmo com colegas de turma que já estão empregados na sua área e podem lhe dar uma ajuda e/ou indicação.

Outro caminho que você pode seguir na busca de como conseguir um emprego é buscar as páginas do tipo “Trabalhe Conosco” nos sites das empresas na qual você tem interesse. Muitas empresas abrem vagas diretamente nos seus sites e/ou trabalham com banco de talentos. Vale pesquisar referências na sua área na sua cidade e região e cadastrar o seu currículo nestes sites.

Diferenciais para quem busca como conseguir um emprego após formado

Independente da sua área de atuação, atualmente é fundamental que o profissional busque estar sempre em evolução. E de que maneira você pode demonstrar isso? Não basta ter concluído o ensino superior. Para se diferenciar dos seus colegas pode ser importante investir em um curso de pós-graduação após a faculdade.

Você acha que não vai conseguir se dedicar à busca de uma oportunidade de trabalho e, ao mesmo tempo, “emendar” uma pós-graduação? Uma alternativa viável para você podem ser os cursos de pós-graduação a distância. Há ótimas opções de formação oferecidas por universidades como Unyleya e Estácio e que podem ser concluídas em menos de um ano ou, no máximo, em até dois anos.

Além de investir em um curso de pós-graduação, busque participar de eventos corporativos, simpósios, mesas-redondas, seminários e palestras da sua área de formação. Nesses lugares você conseguirá fazer networking profissional. Esses eventos podem der uma boa oportunidade de você deixar uma boa primeira impressão e de abrir portas para você.

Além das dicas deste post, tenha ânimo, coragem, perseverança e disposição para correr atrás de um trabalho. Boa sorte!

 

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *