como descobrir minha vocação

Como descobrir minha vocação? 9 dicas para se encontrar

Todos já se perguntaram pelo menos uma vez “como descobrir minha vocação profissional”? Bom, a resposta pode não aparecer facilmente, mas com estudos e dedicação você encontrará.

Os estudantes do terceiro ano devem estar preparados para uma das maiores escolhas: a carreira. E para tomar essa decisão importante é preciso orientação. Dessa forma, poderá escolher a melhor opção.

Para te ajudar nisso, continue a leitura desse conteúdo. Mostraremos 9 dicas para você saber como descobrir sua vocação.

Como descobrir minha vocação?

De acordo com a pesquisa da Companhia de Estágio, a vocação profissional é o principal critério usado pelos estudantes para escolher uma faculdade ou um curso técnico. Ainda mostra que aqueles que escolhem baseado nos gostos pessoais são os mais otimistas em relação ao mercado de trabalho.

Muitas pessoas podem demorar para saber como descobrir sua vocação. Por isso, nunca é tarde para encontrar seu real interesse.

1. Autoconhecimento para saber como descobrir minha vocação

Para responder a pergunta de “como descobrir minha vocação” o primeiro passo é o autoconhecimento. Você deve analisar suas características pessoais para imaginar como será a profissão ideal no futuro.

Uma pessoa extrovertida e comunicativa pode ter muita facilidade de trabalhar com jornalismo ou relações públicas. Mas se você é uma pessoa que gosta de matemática e tecnologia, uma carreira na engenharia ou informática pode ser a ideal.

Porém, essa não é uma regra definitiva. É apenas um ponto de partida para você poder saber “como descobrir minha vocação”. O importante é ver o que você gosta de fazer no seu tempo livre e ligar com coisas presentes em profissões.

Afinal, a profissão que você escolher, deverá realizá-la com vontade. Por isso, é muito importante saber do que você gosta e se ver fazendo isso. Além disso, é fundamental saber também do que você não gosta. 

O autoconhecimento é um ponto importante para todos os aspectos da vida. Precisa de dedicação para desvendá-lo totalmente. E a cada ano pode ser que seus gostos mudem. Por isso, é um processo constante em nossas vidas.

Assim, não se frustre tanto caso mude de ideia no meio do caminho. O fundamental é se manter fiel a você e seus gostos e tomar novas decisões baseado nisso. 

2. Esteja informado sobre as carreiras

Pesquise bastante sobre as carreiras que mais lhe atrai e que tem muito a ver com seus gostos. Se você gosta muito de animais, é provável que alguém já tenha lhe dito sobre fazer o curso de veterinária.

Porém, para isso, será necessário ajudar animais bem feridos. Se essa não é uma imagem que você quer ver, pense em outro curso.

Avalie o currículo do curso que pretende. Veja se os conhecimentos necessários encaixam no seu perfil. Por exemplo, um estudante de música será testado durante o vestibular numa prova prática.

Quanto mais informações você tiver sobre as profissões, mais fácil será responder “como descobrir minha vocação?”. Dessa forma, você também evita criar falsas expectativas.

Escute também a opinião de professores, familiares e se conhecer alguém que já atua naquela profissão que você quer. Mas lembre-se, eles apenas darão suas opiniões, e quem tomará a decisão será você. Avalie pontos positivos e negativos de acordo com sua perspectiva.

3. Converse com profissionais mais experientes

Continuando o tópico anterior, conversar com alguém que já tenha trabalhado, ou ainda trabalhe, com aquilo que você quer é fundamental. Dessa forma, você também terá a visão de como é o dia-a-dia da profissão, salários, etc. Assim, já poderá se ver fazendo aquilo, ou não. 

Faça perguntas, veja se você tem o perfil para essa profissão. Mas é importante destacar que o fato da pessoa ter, ou não, uma habilidade para exercer um cargo, não significa que ela será bem sucedida. Ou então, ser realizado profissionalmente.

4. Feiras de profissões

Feiras de profissões acontecem todos os anos. Essa é uma boa tática para conhecer mais sobre alguma carreira, ver as melhores faculdades para cursá-la e ainda falar com os profissionais sobre. 

Além disso, acontecem inúmeras palestras falando mais detalhes sobre as carreiras. E ainda, verá outras profissões que não são tão divulgadas, mas que existem, e podem ser a sua vocação.

Normalmente, elas acontecem dentro das faculdades. Por isso, verifique na agenda da sua cidade. Assim, você poderá se programar para ir, e esclarecer muitas dúvidas ao vivo, conversar com pessoas experientes, e conseguir saber “como descobrir minha vocação”.

4. União dos interesses pessoais com os profissionais

Escolher a carreira que você irá seguir é um passo bem importante. Mas antes de tudo, ela deve ser algo que lhe traga felicidade, pois só assim, você atingirá o sucesso. Por isso, é preciso juntar seus interesses pessoais com os profissionais.

Claro que não pode deixar de lado a remuneração. Pois ela será um ponto importante para garantir conforto e qualidade de vida. Imagine que você sonha em ter família, mas a profissão não oferece uma renda familiar boa. Então ou você terá que trocar de carreira, ou procurar complementar o salário com outras atividades.

5. Procure ajuda profissional

Além de falar com pessoas que trabalham com aquilo que você pensa em fazer, uma ótima dica para responder “como descobrir minha vocação” é conversar com profissionais como pedagogos, professores e até psicólogos.

Eles poderão te ajudar com uma orientação de carreira, encontrando aquelas mais adequadas para o seu perfil. Além disso, poderão aplicar testes para avaliar suas características e habilidades para encontrar opções adequadas.

A internet também está cheia de testes vocacionais. É uma boa opção fazê-los – além de serem de graça – já que apresentam perguntas mais simples, dando uma noção.

Com essas informações, você já conseguirá limitar suas alternativas e pesquisar mais profundamente sobre as opções que restaram. E também, pode olhar para áreas de atuação e habilidades necessárias para cada um.

6. Hobby ou uma profissão?

Se você tem um hobby, pense em transformá-lo na sua carreira. Ou então, pelo menos já vai saber que caminho quer seguir. Se você gosta de leituras e escritas, pode se dar bem no curso de jornalismo ou de direito. Mas se você já gosta de prédios, de fazer cálculos, talvez engenharia ou arquitetura.

Se você já faz alguma coisa para vender, pode imaginar um curso profissionalizante que ajude seu negócio e sua carreira. O importante é pensar em algo que você terá prazer em fazer. Por isso, faça uma lista com suas atividades preferidas para te ajudar na busca por uma profissão.

7. Tenha paciência

Principalmente para aqueles que estão na fase de se candidatar às universidade, bate um desespero, pensando “o que eu quero fazer?”. Mas tenha calma nesse momento, pois não irá ajudar ficar agoniado.

É só questão de tempo e procura para você solucionar o questionamento “como descobrir minha vocação?”. Tente responder algumas perguntas, como “o que você se vê fazendo?”, “o que você gosta muito de fazer e o que você não gosta”, “quais são suas habilidades?”, etc. 

Não existe uma fórmula mágica, infelizmente. Mas não é uma tarefa impossível. Procure ler sobre as profissões, assista vídeos na internet, faça testes e tudo mais o que estiver a seu alcance.

Hoje em dia, há guias de carreiras falando mais sobre as profissões, como se especializar em uma área, oportunidades de trabalhos, requisitos, entre outros pontos. Há sites e blogs também especializados nesse assunto.

O importante é fazer uma escolha com calma, e com base nas informações que você tem. E não tenha medo de mudar de ideia no meio do caminho.

8. Permita-se mudar

É muito normal escolher uma carreira, acreditando que ela seja a decisão correta, e depois se arrepender. Sim, há pessoas que têm mais facilidade em escolher, mas não se prenda a isso.

Tenha em mente que é sempre possível mudar, em qualquer etapa. Isso não deve diminuir você de nenhuma forma, pois é algo normal. Esteja pronto para traçar novas metas e ir atrás de outras profissões. Às vezes, pode ser uma segunda graduação, ou então uma especialização.

Responder a pergunta “como descobrir minha vocação” não é uma tarefa fácil. Por isso, vá com calma e no seu tempo. Siga as dicas, tenha foco, dedicação e planejamento para tomar essa decisão.

Para te ajudar a entender todas as profissões, continue lendo os conteúdos do blog Vai de Bolsa!

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *