Como é o curso de geografia: carreira e mercado de trabalho

0
4

Você sabe como é o curso de Geografia? Em resumo, um graduando desse curso estuda o planeta Terra e sua ocupação pelo homem. Além disso, analisa como o homem modifica o território ocupado e os fenômenos significativos às paisagens terrestres como a erosão, por exemplo. A carreira de geógrafo também abrange diversas áreas de atuação para o profissional, tanto no mercado de trabalho como de forma acadêmica.

Se você deseja saber mais sobre como funciona o curso de Geografia, aqui neste post você encontrará informações relevantes para esclarecer todas as dúvidas.

Como é o curso de Geografia

É importante saber que dentro do curso de Geografia existem duas modalidades de ensino: licenciatura e bacharelado. Desse modo, ao cursar Geografia, você pode optar por dar aulas ou trilhar o caminho da pesquisa e até ingressar no mercado profissional. O que irá diferenciar entre uma modalidade e outra são as disciplinas específicas.

No curso de licenciatura, por exemplo, será necessário cursar as disciplinas referentes à educação, como Libras ( Língua Brasileira de Sinais), Psicologia da Educação, estágio de docência, entre outras. Enquanto na outra modalidade, será preciso a elaboração de um TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso).

Sobre o curso de bacharelado em Geografia, essa é a faculdade que irá graduar aqueles que estarão aptos a interpretar os aspectos sociais e econômicos referentes ao espaço terrestre. A duração de um curso de geografia pode variar de 3 a 4 anos. Isso vai depender muito da instituição.

Disciplinas do curso de Geografia

Veja a seguir algumas das disciplinas que são comumente oferecidas para esse curso:

  • Cartografia
  • Geografia do Brasil
  • Geografia do Mundo
  • Geografia Econômica
  • Topografia
  • Geologia
  • Geomorfologia

O curso de Geografia abordará muito mais do que países e capitais. Portanto, é muito mais do que uma ciência. Na Geografia, estuda-se os milênios evolutivos da terra. A faculdade permitirá que você tenha uma ampla análise sobre a forma que o ser humano interage com o espaço geográfico, como ele influencia na paisagem e como modifica estruturas que comprometem o relevo, a economia e a habitação.

Por outro lado, pode ser também uma ciência que irá fornecer subsídios e conhecimentos para que o homem compreenda melhor o espaço que vive. Desse modo, é possível planejar alternativas para evitar danos que causarão impactos ambientais. E até mesmo desenvolver soluções para sanar problemas causados pelo manejo ruim da interação entre homem e natureza.

Além dessas áreas, um graduando do curso de Geografia estudará os planetas do sistema solar e algumas relações que eles estabelecem com o planeta Terra. Sendo assim, esse estudo não é restrito apenas à Astronomia.

Como é o perfil de quem estuda Geografia

A premissa básica para estudar geografia é ser curioso. Um aluno desse curso precisa ser movido pela curiosidade. Lembre-se de que a Geografia é uma ciência composta por várias áreas do pensamento.

Ser observador também pode garantir a você enormes vantagens. Pois um profissional dessa área estuda os relevos, as modificações da paisagem. Além disso, os processos de mudança naturais dos diferentes terrenos. Dessa forma, além de boa observação será necessário também paciência, pois muitas vezes os resultados demoram anos a aparecer.

Se você é detalhista, essa também será a sua área. Um geógrafo analisa cada detalhe da composição das rochas por exemplo. A disciplina de Geologia irá trazer grandes diversões caso você goste de análise.

Gostar do ambiente que trabalha também é fundamental. Para isso a Geografia dará espaço para você escolher qual gosta mais. Você poderá estudar Geografia Urbana ou Rural, entre outras. Gostar de mapas também pode ser um indicativo para quem deseja cursar Geografia. A disciplina que explora essa área é a Cartografia. Dentro desse campo você aprenderá mais sobre os fusos horários e os modelos de mapas existentes.

Atuar como professor é opção

Além de todas essas opções, você deve identificar se o seu perfil se enquadra como professor. Nesse caso, é possível trabalhar nas salas de aula.

Para isso, você deverá optar pela modalidade de ensino que abarca as disciplinas da licenciatura. Caso a sala de aula não seja muito a sua área, você poderá ingressar na modalidade de bacharelado e assim ingressar na pesquisa ou mercado de trabalho.

Portanto, saber mais sobre como é o perfil de quem faz um curso de geografia permite que você perceba o quão versátil é essa área de atuação.

Áreas de atuação do curso de Geografia

Como pode ser observado até aqui, o curso de Geografia não se restringe apenas à sala de aula. Um profissional dessa área pode seguir por diversos caminhos. Para isso, saiba que existem algumas áreas que estão em alta:

Ecoturismo

Um profissional desse ramo pode trabalhar com excursões dentro de parques ecológicos. Nesse sentido, muitas pessoas buscam alternativas para esse tipo de lazer. O ecoturismo é uma forma das pessoas aproveitarem o turismo de forma sustentável e ecológica, causando o menor impacto ambiental possível. Lembre-se que um profissional da área da Geografia conhece com detalhes as regiões e as paisagens, sendo elas modificadas pela ação do homem ou por fenômenos naturais.

Geografia Urbana

Toda cidade grande tem problemas com o transporte público ou mobilidade urbana, certo? Então, um geógrafo pode auxiliar e muito a buscar soluções para esses problemas. Através da geografia de transportes, ele poderá fornecer estudos sobre o sistemas de transportes da cidade e trabalhar em conjunto com engenheiros e arquitetos e assim buscar soluções alternativas.

Planejamento agrícola

Um geógrafo também poderá auxiliar quem é do campo e deseja saber se o manejo das pessoas irá causar algum tipo de impacto ambiental. Ele poderá trabalhar em conjunto com os profissionais da agronomia.

Geopolítica

Essa é uma área de atuação para quem gosta de misturar as coisas. Se você gosta de saber como a economia se movimenta e como se modificam os territórios através de acordos políticos e como são firmados certos acordos entre os países. Se você gosta dessas relações, talvez essa seja uma área em potencial para você atuar.

Topografia

Essa é basicamente a ciência que estuda todos os tipos de acidentes geográficos. Saiba que uma estrada não é possível de ser construída sem a atuação de um profissional dessa área. Esse profissional fornece muitos detalhes de como se configura o espaço de um terreno e qual poderá ser o impacto de alguma obra em determinado solo. Sendo assim, é fundamental a presença desse profissional em qualquer obra e, na Geografia, essa também será uma área em potencial para você atuar.

Afinal, o que é o curso de Geografia?

Como pode ser observado, o curso de Geografia permite uma vasta atuação. É uma das faculdades que se relaciona muito bem entre a área das humanas e das exatas. Pois, ela envolve o conhecimento das duas áreas.

Lembre-se de que a Estatística é uma área da exata que está presente na Geografia, assim como a Geopolítica, que é uma área que utiliza os recursos das Ciências Sociais, portanto, das humanas.

O enfoque sobre cada área poderá variar muito entre cada universidade. Talvez seja interessante você conferir como se configura o curso de Geografia que você pretende cursar.

Sendo assim, quando se observa com mais cuidado as possíveis áreas de atuação de um geógrafo, alguns mitos podem cair. Um exemplo muito claro é de quem optar por fazer esse curso será apenas professor e na verdade não é bem assim.

O campo de atuação do geógrafo é muito abrangente e fundamental nas diversas áreas que afetam o desenvolvimento humano, seja na área da educação ou até mesmo na mobilidade urbana.

Para ingressar no curso de Geografia, basta você procurar uma faculdade e fazer o vestibular. Ou também utilizar sua nota do Enem. Há instituições públicas e privadas que oferecem o curso em todos os Estados. Geralmente, a relação candidato/vaga é bem acessível para o curso de Geografia.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa. Aqui você encontrará todas as informações que você precisa para tomar decisões importantes.

Se ainda está em dúvida sobre que área seguir, leia também o nosso artigo sobre as melhores profissões para quem gosta de atividades ao ar livre.