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Curso de Marketing: conheça a faculdade e a profissão

Pensando fazer um curso de Marketing? Curioso sobre o mercado do marketing digital? Querendo saber a diferença entre Marketing e Publicidade e Propaganda? Procurando um curso de Marketing EaD? Se você quer resolver essas questões, veio ao lugar certo!

Todo mundo que já foi ao supermercado entrou em contato com o marketing. Todas as empresas precisam de profissionais da área para conseguir vender seus produtos. Com a internet, a profissão ficou ainda mais necessária.

Se animou? Então vem com a gente para aprender tudo sobre o curso!

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O que é Marketing?

Antes de começar a falar sobre o curso, é preciso falar sobre a profissão. Apesar de ser uma carreira conhecida, poucos entendem o que realmente faz o profissional do marketing.

O marketing é a ferramenta usada por organizações para que as pessoas consumam seus produtos, não importa o tipo, se ele é algo para ser vendido, se é uma ideia ou informação.

Assim, marketing é a estratégia usada por uma empresa para te vender sabão em pó, e também a do governo para que você saiba que é um risco beber e dirigir.

Isso envolve conhecer as pessoas para quem as empresas vendem. Portanto, conhecimentos de áreas como a psicologia e antropologia, da área das humanas. De outro lado, também é preciso estudar matemática e estatística, pois você vai lidar com um grande volume de informações.

Com a internet, tem crescido a importância do Marketing Digital, que nada mais é que a promoção dos produtos ou da marca em meios digitais, com o intuito de aumentar vendas ou criar relacionamento com seus clientes. São as mesmas estratégias de marketing, mas num meio digital.

No entanto, é preciso ter em mente que não dá para pensar marketing hoje em dia sem elas. Você vai precisar entender um pouco de tecnologia em qualquer área do marketing.

Atender às necessidades dos consumidores, com produtos ou serviços que gerem valor e busquem a fidelização do cliente também são exemplos de atividades desta área. Resumidamente, o marketing serve para gerar mais lucro e aumentar a receita das empresas.

Já deu pra perceber que o marketing vai muito além da venda, ou apenas da divulgação de um produto, certo? Agora vamos explicar um pouco mais sobre os cursos de Marketing!

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Estudando no curso de Marketing

Existem várias formas de conseguir um diploma de ensino superior em Marketing. Você pode fazer a graduação (bacharelado) ou um tecnólogo, que tem a vantagem de ser curto, pois dura apenas dois anos. Já a graduação dura quatro anos, mas é mais completa.

No nível médio, existe o curso técnico em Marketing. Como todo curso técnico, ele dura três anos e pode ser complementado com uma graduação ou tecnólogo.

A pós-graduação em Marketing pode ser um diferencial para alguém que, já graduado, queira agregar valor ao currículo.

A grade curricular pode mudar, de acordo com o tipo de curso e a instituição. Porém, a base costuma ser a mesma. Abaixo você encontra alguns exemplos de matérias que compõem a grade curricular:

  • Antropologia e Cultura Brasileira;
  • Comportamento de Compra e de Consumo;
  • Comunicação e Expressão;
  • Custos e Orçamentos;
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas;
  • Diagnóstico e Consultoria Empresarial
  • Economia;
  • Empreendedorismo;
  • Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia;
  • Gerência de Vendas;
  • Logística Empresarial;
  • Marketing Digital;
  • Matemática;
  • Modelos de Administração;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Princípios do Direito;
  • Processos Gerenciais;
  • Promoção, Publicidade e Propaganda;
  • Técnicas de Negociação;

Curso de Marketing: bacharelado

O bacharelado em Marketing tem a duração de mais ou menos 4 anos e não possui estágio obrigatório. Contudo, existe o estágio supervisionado em algumas instituições.

Durante o curso, você vai estudar noções básicas de Economia, Sociologia, Antropologia, Matemática e Logística. Assim, as primeiras fases dão uma noção geral do que é o marketing.

Conforme você avança, o curso vai ficando mais específico. Dessa forma, as últimas fases focam no comportamento do cliente, estratégias mercadológicas, comunicação, relacionamento com clientes, negociação, legislação, entre outros.

Você também vai ter contato com áreas mais específicas do marketing. Portanto, espere conteúdos sobre Marketing Digital, Trade Marketing, Marketing de Serviços e Marketing Sensorial.

Igualmente, noções de publicidade e propaganda e de desenvolvimento e posicionamento de marcas também fazem parte da carga horária do curso.

É importante, no entanto, diferenciar os cursos: o marketing envolve a própria concepção do produto, pensando o pré, o durante e o pós-venda. A publicidade e propaganda pensa em como vender o produto, uma vez pronto.

Indeciso entre os dois? Não se preocupe, nós temos um post para isso.

Um diferencial muito grande Marketing se dá pelos projetos criados ao longo do curso. Frequentemente, parcerias com empresas reais começam na própria graduação. Contudo, existe a opção de fazer projetos fictícios.

No final do curso, você precisa fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A partir dele, você pode estabelecer contatos, colocando um pé no mercado de trabalho ou numa pós-graduação.

Curso de Marketing: tecnólogo

Assim como o bacharelado, o curso tecnólogo é de nível superior. No entanto, sua duração é de apenas dois anos. Muitos seguem essa opção porque economiza tempo, embora seja um pouco menos completa.

Diferente do bacharelado, o tecnólogo foca em disciplinas mais práticas ou focam em uma área específica. Um exemplo seria o curso de Marketing Digital, pois trabalha um campo de atuação mais restrito.

Porém, as empresas demandam cada vez mais profissionais desse tipo, na medida em que precisam se atualizar no mundo digital. Fique atento com as diferenças entre os cursos, pois eles podem cobrar ou não o TCC.

EaD em Marketing

A demanda por cursos de marketing EaD é bastante alta, pela praticidade própria dos cursos à distância. Seja algum curso pontual sobre alguma ferramenta do marketing digital, até um bacharelado, são muitas as opções disponíveis.

Nem todas têm a mesma qualidade, recursos técnicos e professores. Por isso, é importante escolher bem.

Áreas de atuação

Como vimos, o Marketing possui diversas áreas de atuação. Abaixo você encontra uma lista de possibilidades de atuação:

Marketing Digital

A bola da vez! O Marketing Digital foca na estratégia de comunicação, relacionamento e vendas para meios digitais. É uma área que está em constante crescimento, com muitas mudanças e de muito dinamismo.

Também é muito focada em resultados, performance e análise de dados. Dentro do marketing digital também existem várias possibilidades, o profissional pode trabalhar com estratégias, como por exemplo o Inbound Marketing.

Com a evolução da internet, as empresas são cobradas para proporcionar experiências cada vez mais personalizadas aos usuários. Contudo, esses conhecimentos não chegaram na maioria das firmas. Por isso mesmo, o mercado está sempre crescendo.

Existem também muitos cargos que podem ser ocupados por um profissional de marketing, como por exemplo: analista de mídias sociais, gestor de e-commerce, produtor de conteúdo, entre outros.

No entanto, fique atento! Se o marketing em geral já é exigente em termos de atualização, o digital é ainda mais. As redes, os usuários e as empresas estão sempre mudando.

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Endomarketing

Este tipo de Marketing é voltado para o público interno da empresa, ou seja, é o marketing voltado para os funcionários. Então, seu objetivo é fazer com que os funcionários sejam advogados e tenham maior engajamento com a marca.

A competitividade no mundo dos negócios tem aumentado a demanda pelo Endomarketing, pois com funcionários mais motivados se consegue maior produtividade. Isso é conseguido através de estratégias de comunicação interna, a fim de aprimorar o ambiente de trabalho.

Afinal, se o próprio funcionário não gosta do produto ou serviço, não é um bom sinal. A área de Endomarketing tem se tornado cada vez mais essencial para empresas, principalmente de grande porte e pode caminhar em conjunto com a comunicação interna.

Marketing Direto

É um tipo de marketing muito popular no mercado, com o foco em pesquisas e estudos. Realiza pesquisas de mercado, análises de clientes, análise de concorrentes, entre outros.

Sendo assim, entender potenciais formas de aumento de lucro é uma das principais características do Marketing Direto.

Essas são algumas das áreas de atuação do profissional de marketing. Mas, vale lembrar que é uma área muito ampla, com muitas formas de trabalho.

Como é o perfil do profissional de Marketing?

O perfil do profissional de marketing varia um pouco, dependendo da área. No entanto, algumas habilidades são comuns a todos:

  • Ser comunicativo;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Lidar bem com números e com análises;
  • Capacidade de planejamento;
  • Conhecimento de outros idiomas e culturas;
  • Criatividade;
  • Bem informado sobre a área, suas tendências e mudanças.

Remuneração do profissional de Marketing

O salário médio do profissional de Marketing vai depender muito do seu nível de experiência e área de atuação. Segundo o levantamento da Consultoria Robert Half para 2021 temos os valores abaixo:

  • Gerente de Marketing: de R$ 10.350 a R$ 25.200 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 15.200 a R$ 37.000 para empresas de grande porte;
  • Diretor de Marketing: de R$ 17.100 a R$ 33.600 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 24.200 a R$ 58.900 para empresas de grande porte;
  • Analista de Mercado/Gerente de Planejamento Estratégico: de R$ 3.450 a R$ 8.400 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 6.200 a R$ 15.1500 para empresas de grande porte;
  • Gerente de Trade Marketing: de R$ 9.000 a R$ 21.850 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 12.450 a R$ 30.250 para empresas de grande porte;
  • Gerente de Produto: de R$ 8.300 a R$ 20.200 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 10.350 a R$ 25.200 para empresas de grande porte;
  • Coordenador de Marketing Digital: de R$ 4.150 a R$ 10.000 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 6.950 a R$ 16.800 para empresas de grande porte;
  • Analista de Marketing Digital: de R$ 3.450 a R$ 8.400 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 5.550 a R$ 13.450 para empresas de grande porte.

Se você leu até aqui, deve ter muito interesse na carreira de marketing. Com todas as informações, já pode escolher a faculdade e dar os primeiros passos em direção à carreira. Visite este link aqui para ver uma proposta interessante da Estácio.

Se ainda não decidiu por onde vai, acompanhe os posts do Vai de Bolsa para mais dicas e informações!

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