Você já pensou em ser um profissional do Marketing? Contudo, ainda tem dúvidas sobre a área de atuação ou sobre o conteúdo ensinado no curso? Então fique ligado, pois fizemos um apanhado de informações sobre como é o curso de Marketing, quais as áreas de atuação do profissional, qual é a remuneração média e os tipos de cursos. 

Marketing

Antes de nos aprofundarmos sobre o curso, é importante que você entenda o que é Marketing. Segundo a American Marketing Association (AMA), representante dos profissionais de Marketing dos Estados Unidos, Marketing é “a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

Mas, não podemos falar sobre esse assunto, sem falar de Philip Kotler. Considerado o pai do Marketing, Kotler é um especialista na área e diz que Marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Sendo assim, o Marketing tem um papel muito importante dentro das empresas. O Marketing atua fortemente na criação de ofertas, em estratégias para aumento das vendas, além de detectar oportunidades de mercado e de atração de clientes.

Atender às necessidades dos consumidores, com produtos ou serviços que gerem valor e busquem a fidelização do cliente também são exemplos de atividades desta área. Resumidamente, o Marketing serve para gerar mais lucro, e aumentar a receita das empresas.

Já deu pra perceber que o Marketing vai muito além da venda, ou apenas da divulgação de um produto, certo? Além disso, existe também o Marketing Digital que está muito presente nos dias de hoje, devido à internet.

O Marketing Digital nada mais é que a promoção dos seus produtos ou da sua marca em meios digitais, com o intuito de aumentar vendas, divulgar a sua marca ou então criar relacionamento com seus clientes. São as mesmas estratégias de Marketing, mas num meio digital. 

Vamos entender então como é o curso de marketing de forma mais aprofundada. 

Como é o curso de Marketing?

Você pode optar por um tecnólogo na área de Marketing, ou então bacharelado. Ambos podem ser encontrados em faculdades e universidades do Brasil inteiro, na modalidade presencial ou  ainda no ensino a distância (EAD).
A grade curricular pode mudar, em decorrência ao tipo de curso e também, da instituição em que ele está sendo ministrado. Porém, a base costuma ser a mesma. Abaixo você encontra alguns exemplos de matérias que compõem a grade curricular do curso:

  • Antropologia e Cultura Brasileira;
  • Comportamento de Compra e de Consumo;
  • Comunicação e Expressão;
  • Custos e Orçamentos;
  • Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas;
  • Desenvolvimento Humano e Social;
  • Diagnóstico e Consultoria Empresarial;
  • Direito do Consumidor;
  • Economia;
  • Empreendedorismo;
  • Estratégias de Comunicação e Planejamento de Mídia;
  • Estratégias de Preço;
  • Estratégias Mercadológicas;
  • Gerência de Vendas;
  • Gestão de Projetos em Marketing;
  • Gestão do Relacionamento com o Consumidor;
  • Gestão em Marketing;
  • Gestão Financeira e Análise de Investimento;
  • Logística Empresarial;
  • Marketing de Serviços;
  • Marketing Digital;
  • Marketing e Comportamento do Consumidor;
  • Marketing Internacional;
  • Matemática;
  • Modelos de Administração;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Planejamento de Vendas e Pós-venda;
  • Princípios do Direito;
  • Processos Gerenciais;
  • Promoção, Publicidade e Propaganda;
  • Segmentação e Posicionamento;
  • Técnicas de Negociação;
  • Tecnologias de Gestão.

Bacharelado em Marketing

O bacharelado em Marketing tem a duração aproximada de 4 anos e não possui estágio obrigatório. Contudo, algumas instituições exigem o cumprimento de um estágio supervisionado.

Durante o curso, o aluno encontrará matérias de base nas áreas de Economia, Sociologia, Antropologia, Matemática e Logística.

Ao longo do curso, as matérias vão se tornando mais específicas, focando no comportamento do cliente, estratégias mercadológicas, comunicação, relacionamento com clientes, negociação, legislação, entre outros.

As diversas áreas do Marketing, como Marketing Digital, Trade Marketing, Marketing de Serviços e Marketing Sensorial também são estudadas ao longo do curso, assim como noções de publicidade e propaganda e de desenvolvimento e posicionamento de marcas, também fazem parte da carga horária do curso. 

Um diferencial muito grande do curso de Marketing se dá pelos projetos criados ao longo do curso, que podem ser fictícios, ou até mesmo realizados em parceria com empresas reais. A finalização do curso se dá através de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que pode ser realizado individualmente, ou até mesmo em grupo, dependendo da instituição. 

Tecnólogo em Marketing

O curso de Tecnólogo em Marketing também é considerado de nível superior, mas possui uma duração menor, a conclusão se dá em torno de 2 anos. 

A diferença do Tecnólogo para o Bacharelado é que no Tecnólogo o foco se concentra em matérias específicas e de caráter prático. Alguns cursos também são focados em uma área específica do Marketing, como por exemplo Gestão de Marketing Digital, dessa forma, o conteúdo deste curso será mais direcionado e o profissional não terá um caráter tão generalista.

Então, fique atento às especificações deste tipo de curso. No geral, também é necessário que o aluno faça um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Áreas de atuação

Como vimos ao longo deste texto, o Marketing possui diversas áreas de atuação. O mercado de trabalho para essa área é muito promissor, mas também muito amplo e competitivo. Abaixo você encontra uma lista de possibilidades de atuação:

Marketing Digital

Considerado a bola da vez! O profissional de Marketing Digital pode atuar em toda a estratégia de comunicação, relacionamento e vendas para meios digitais. É uma área que está em constante crescimento, com muitas mudanças e de muito dinamismo. Também é muito focada em resultados, performance e análise de dados. Dentro do marketing digital também existem várias possibilidades, o profissional pode trabalhar com estratégias, como por exemplo o Inbound Marketing. Existem também muitos cargos que podem ser ocupados por um profissional de marketing, como por exemplo: analista de mídias sociais, gestor de e-commerce, produtor de conteúdo, entre outros.

Endomarketing

Este tipo de Marketing é voltado para o público interno da empresa, ou seja, é o marketing voltado para os funcionários. Então, seu objetivo é fazer com que os funcionários sejam advogados e tenham maior engajamento com a marca. Afinal, se o próprio funcionário não gosta do produto ou serviço que vende, provavelmente não é um bom sinal. A área de Endomarketing tem se tornado cada vez mais essencial para empresas, principalmente de grande porte e pode caminhar em conjunto com a comunicação interna. 

Marketing Direto 

É um tipo de marketing muito popular no mercado, com o foco em pesquisas e estudos. Realiza pesquisas de mercado, análises de clientes, análise de concorrentes, entre outros. Sendo assim, entender potenciais formas de aumento de lucro é uma das principais características do Marketing Direto. 

Essas são algumas das áreas de atuação do profissional de Marketing. Mas, vale lembrar que é uma área muito ampla, com muitas formas de trabalho. 

Como é o perfil do profissional de Marketing?

O perfil do profissional de Marketing vai mudar, conforme a sua área de atuação. Por exemplo, um Gestor de Performance de Estratégias Digitais, precisará de skills muito mais voltadas a análise de indicadores e métricas, do que um produtor de conteúdo. Contudo, existem algumas características que permeiam o profissional do Marketing:

  • Ser comunicativo;
  • Gostar de trabalhar em equipe;
  • Habilidade para lidar com números e com análises;
  • Boa capacidade de planejamento;
  • Conhecimento de outros idiomas e culturas;
  • Curiosidade e criatividade;
  • Visão sistêmica;
  • Bem informado sobre a área, suas tendências e mudanças. 

Remuneração do profissional de Marketing

O salário médio do profissional de Marketing vai depender muito do seu nível de experiência e área de atuação. Segundo o levantamento da Consultoria Robert Half para o ano de 2019 temos os valores abaixo:

  • Gerente de Marketing: de R$ 8.200 a R$ 20.000 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 10.000 a R$ 25.600 para empresas de grande porte;
  • Diretor de Marketing: de R$ 20.000 a R$ 31.000 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 22.000 a R$45.500 para empresas de grande porte;
  • Analista de Mercado/Gerente de Planejamento Estratégico: de R$ 5.800 a R$ 8.000 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 5.600 a R$ 9.500 para empresas de grande porte;
  • Gerente de Trade Marketing: de R$ 9.800 a R$ 20.000 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 11.900 a R$ 20.000 para empresas de grande porte;
  • Gerente de Produto: de R$ 7.500 a R$ 15.500 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 8.000 a R$ 20.000 para empresas de grande porte;
  • Coordenador de Marketing Digital: de R$ 5.100 a R$ 9.000 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 6.800 a R$ 10.500 para empresas de grande porte;
  • Analista de Marketing: de R$ 3.600 a R$ 6.000 para empresas de pequeno e médio porte e de R$ 4.500 a R$ 7.500 para empresas de grande porte.

Não fique por fora dos conteúdos do Blog Vai de Bolsa! Acompanhe as melhores dicas sobre o mundo do vestibular.