Como é o curso de oceanografia

Saber como é o curso de Oceanografia pode dar a você novas possibilidades de formação e garantir uma carreira de sucesso na área. Você sabe o que faz um profissional com essa formação? Saiba que essa é a ciência que estuda e investiga tudo aquilo que é respectivo aos mares, lagos, rios, e assuntos que são ligados às zonas costeiras. Ou seja, a premissa principal é gostar de conteúdos ligados ao meio ambiente.

Veja a seguir como é o curso de Oceanografia e saiba tudo sobre essa área muito importante para a preservação dos oceanos, rios, lagos e zonas costeiras do país, do continente e do mundo. Saiba também quais as áreas de atuação para quem é graduado nesse curso ou espera dessa carreira uma profissão em potencial.

Como é o curso de Oceanografia

Essa é uma área que abarca a ciência do ramo das geociências e estuda tudo aquilo que é referente aos mares e zonas costeiras. Essa é uma modalidade de formação generalista, ou seja, ao final do curso, o graduando obtém o diploma ou título de bacharel.

Quem deseja se graduar em um curso de Oceanografia deverá estudar pelo menos cinco áreas nas quais o curso se divide. Veja a seguir quais são:

Oceanografia Física

Bolsa ENEM
👉 Estão abertas as inscrições para o MEGAVESTIBULAR Estácioque está chegando com 70%* de desconto em todo curso. Provas nos dias 17 e 18 de setembro!

Essa é a área que estuda os fenômenos físicos dos oceanos. É nessa área que se estuda as correntes marítimas, vórtices, os movimentos das marés, ondas e outros. Essa também é área que estuda as relações entre a atmosfera e a litosfera e como os mares se relacionam com essas camadas.

Sendo assim, essa área se ocupa em investigar o volume das massas de água e todos os fenômenos que se relacionam com as áreas da Física.

Oceanografia Química

Essa é a área que se ocupa em investigar a composição química dos ambientes aquáticos. Ela também é responsável em estudar, analisar e investigar os poluentes nas águas e nos sedimentos. Portanto, uma área fundamental para identificar os impactos ambientais causados pela poluição nesses ambientes.

Oceanografia Biológica

Existe muita vida em um oceano, certo? Essa é a área que se ocupará disso. É ela a responsável por investigar as relações dos ambientes ecológicos e as inter-relações dos organismos vivos com os ambientes aquáticos ou costeiros.

Bolsa ENEM

Você sabia que pode conseguir uma bolsa de até 60% no curso todo na Estácio com a sua nota do ENEM dos últimos 5 anos? Confira aqui o valor da sua bolsa e economize na graduação! 🎓

Essa é uma área que se relaciona com a química, física e geologia correspondentes ao oceano.

Oceanografia Social

É a área correspondente às relações naturais e sociais dos oceanos, rios, mares e lagos. É uma área um pouco menos conhecida em relação as outras. Mas é ela que busca compreender as relações humanas com o ambiente marinho.

Em outras palavras, ela investiga as condições sociais por quem vive em ambientes costeiros e qual impacto as águas exercem na vida das pessoas, se há desenvolvimento humano, econômico e social e também se há conscientização de preservação, etc.

Oceanografia Geológica

O que há embaixo da água? Muita rocha, sedimentação. Essa é a parte da Oceanografia ocupada em estudar a faixa de areia das praias, o processo de erosão marinha e como esse ambientes são modificados e quais danos ambientais podem ser causados por processos de dragagem, por exemplo.

Essas são as principais áreas que fundamentam o curso de oceanografia, tornando uma formação abrangente e diversificada contemplando as diversas áreas das ciências. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os alunos do curso de Oceanografia encontrarão ainda as seguintes disciplinas:

Para a formação básica:

  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Geologia;
  • Biologia.

Formação geral:

  • Oceanografia Química;
  • Oceanografia Física;
  • Oceanografia Biológica;
  • Oceanografia Geológica;
  • Interações Oceanográficas e Geomática.

Formação Profissional:

  • Recursos Renováveis;
  • Recursos não Renováveis;
  • Gestão Ambiental e Processos Naturais.

O curso de Oceanografia é, portanto, um curso interdisciplinar, com o cruzamento de diversas áreas que podem ser interessantes a você. Espera-se que um oceanógrafo consiga atuar plenamente na elaboração e investigação de pesquisas referentes às ciências dos mares.

Dessa forma, permite que a sociedade tenha mais conhecimento dos recursos naturais provenientes dessas áreas. Sendo assim, estudar mais sobre os ambientes marinhos, permite um maior entendimento e proteção desses recursos.

Perfil de um Oceanógrafo

Para gostar de estudar fazer um curso de Oceanografia, é imprescindível gostar de natureza. Curtir o mar é essencial para enfrentar essa graduação. Se você gosta das áreas da biologia, química e física, adicionando ainda matemática e estatística, certamente não terá dificuldade em vencer o currículo do curso.

Essas áreas dialogam muito bem com essa formação. Além disso, o curso de Oceanografia tem tudo a ver com preservação ambiental, ou seja, uma atitude fundamental para o melhor desenvolvimento social e humano de um país, pois a ecologia é um fator primordial para um bom desenvolvimento da economia.

Se você gosta de aventura, essa também pode ser a sua área, as pesquisas de campo do curso de oceanografia são muito interessantes, muitas vezes é preciso entrar em alto mar para investigar o comportamento das marés ou até mesmo mergulhar para extrair sedimentações para análises químicas ou biológicas. Se você gosta de tudo isso, vá fundo, essa é a sua praia.

Confira no blog Vai de Bolsa outros cursos interessantes ligados à natureza.

Como é o mercado de trabalho

Quem se gradua em Oceanografia torna-se um oceanógrafo. A área de atuação desse profissional pode ser muito dinâmica e existem diversas possibilidades e caminhos profissionais para seguir.

Se você tem interesse em prestar concurso público, esse pode ser um caminho. Muitos órgãos necessitam de profissionais de Oceanografia, principalmente nas cidades litorâneas. Pense nas Secretarias de Recursos Hídricos ou Secretarias do Meio Ambiente.

A atuação desse profissional é essencial para esses órgãos, principalmente para a preservação ambiental marítima, pois é ele que fiscaliza e cria projetos para barrar a ação danosa do homem no meio ambiente. Se você tem interesse por essas atividades, fique de olho nos editais dos concursos públicos.

Empresas privadas também necessitam de oceanógrafos. Muitas vezes é preciso fazer levantamento ambiental e operar equipamentos nas zonas portuárias por exemplo. Além disso, uma indústria antes de ser instalada necessita fazer consultoria para analisar o impacto ambiental. Portanto, o oceanógrafo atua fornecendo projetos de estudos ambientais, para que não ocorra danos à ecologia.

Além dessas oportunidades, é importante lembrar que empresas que trabalham com petróleo também necessitam de estudos oceanográficos. Portanto, uma área muito promissora para quem é do curso de Oceanografia.

O salário de um Oceanógrafo

De acordo com o site da Catho, um oceanógrafo ganha uma média salarial de R$ 4.852,44. Vale lembrar que essa valor é bem relativo e não constitui uma verdade absoluta, mas serve de termômetro para saber quanto vale a atuação desse profissional no mercado de trabalho.

Outro fator que de ser levado em conta é a atuação, pois que se gradua em Oceanografia pode seguir por diversos caminhos.

Os principais cursos de Oceanografia

Agora chegou a hora de decidir em qual instituição estudar. De acordo com o MEC, a primeira universidade com curso de Oceanografia foi a Furg (Universidade Federal do Rio Grande), localizada em Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Ela foi fundada há mais de quarenta anos e é considerada a melhor para essa área de Graduação.

Veja a seguir uma lista com as principais universidades dos país de acordo com o site Guia do Estudante:

Universidade Federal do Rio Grande (Furg)★★★★★
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj)★★★★
Universidade do Vale do Itajaí (Univali)★★★★
Universidade de São Paulo (USP)★★★★
Universidade Federal da Bahia (UFBA)★★★
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)★★★
Universidade Federal do Pará (UFPA)★★★
Universidade Federal do Paraná (UFPR)★★★

 

Área para quem gosta de estudar

E aí? Se interessou mais sobre como é o curso de Oceanografia? Saiba que essa á uma área que pode possibilitar a você desenvolver pesquisas e estudos muito interessantes além de poder atuar diretamente nos estudos dos oceanos, uma das maiores fontes de diversidades ecológicas do planeta. Portanto, uma área que merece uma grande dedicação e estudos.

Se você gostou desse assunto e deseja saber mais sobre educação, mercado de trabalho ou curiosidades, não deixe de acessar o blog Vai de Bolsa.

 

Tags:
  • Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *