Manter a concentração durante os estudos é sempre uma tarefa complicada. Não é fácil ler uma sequência de textos e livros sem ser interrompido. Na maioria das vezes, o maior desafio é saber como estudar com barulho. Então, separamos várias dicas que podem ajudar você nessa hora.

É importante destacar que a própria Organização Mundial da Saúde classificou os ruídos como o terceiro lugar no ranking de problemas para a saúde das pessoas. Então, se você fica realmente irritado em ambientes com muito barulho, saiba que não é uma exceção.

Existe alguma forma de você diminuir os ruídos e saber como estudar com barulho. Dá para usar fones, música e técnicas bem modernas para relaxar e se concentrar. Dessa forma, resolver os exercícios ou colocar a leitura em dia não serão mais problemas, mesmo com barulho.

No Blog Vai de Bolsa, já abordamos algumas maneiras para estudar melhor e mandar bem nas provas. Mas agora o foco é aprender a lidar com o barulho, ou combatê-lo, para não comprometer seus estudos. Leia abaixo nossas dicas!

Abafadores de barulho

Vamos começar nossas dicas para saber como estudar com barulho pelos abafadores. São equipamentos simples, algumas vezes baratos, que você encontra em várias lojas pela internet ou no centro da sua cidade. São muitos modelos. Você pode provar e escolher o que mais se encaixa no seu perfil. Além disso, é bem importante checar quanto de ruído o abafador diminui. Essa informação estará sempre no descritivo da embalagem. Fique atento na hora da compra.

Lembre-se que usar um abafador vai ser costume. É preciso ter paciência, afinal, nos primeiros dias o aparelho pode incomodar você. Leve em consideração que como estudar com barulho não é uma opção para você, é importante manter a calma até se adaptar. Veja alguns modelos que você pode pesquisar na internet:

Peltor H10A

Esse equipamento pode resolver os seus problemas. Ele tem uma boa qualidade. Para se ter uma ideia, diminui em até 26 decibéis o ruído do seu ambiente. Então, dá para relaxar bastante enquanto as pessoas conversam ao seu redor, por exemplo. A concentração vai manter o seu foco. Esse equipamento tem uma ótima vedação e bom nível de proteção por mais tempo.

Para você considerar, ele é usado em ambientes com altos índices de ruído, principalmente mineradoras, aeroportos e indústrias automotivas. Sendo assim, se na sua casa os ruídos são menores que nesses lugares citados, veja que a sua vida vai mudar bastante.

Brasfort Ca 33055

Essa é mais uma opção para você saber como estudar com barulho usando um abafador. Ele também é facilmente encontrado pela internet ou em lojas especializadas. Vale o investimento. Tem uma potência bastante considerável. Afinal, esse equipamento geralmente é utilizado em oficinas, casa de máquinas operação de britadeiras.

Ou seja, ele é produzido para ambientes com ruídos e para profissionais da área. Então, se você precisa de um equipamento para diminuir os ruídos do seu local de estudos, pode ter grandes vantagens.

Modelos tradicionais

Com certeza você já viu algum profissional, principalmente da construção civil, usando um abafador simples, aqueles com cordinha e de cor laranja. Então, esse equipamento também pode ser uma solução para você. Ele é extremamente barato e facilmente encontrado em lojas especializadas, como de material de construção. Em alguns casos, você pagará centavos para levar um desses abafadores para casa.

Aliás, existem vários modelos desses abafadores. É importante avaliar com cuidado o que melhor se encaixa em seu ouvido. No primeiro momento, vale um teste com os diferentes modelos. Até você encontrar o melhor encaixe para você. Depois, é importante trocar o abafador a cada semana. Isso garante mais higiene e dificulta a proliferação de fungos que podem causa prejuízos para a sua saúde.

Além disso, considere sempre uma boa higienização. Nada de deixar o seu abafador jogado pela mesa. Afinal, depois ele vai para dentro do seu ouvido. Todo cuidado é pouco.

Ohropax

Essa é mais uma opção para você que está buscando uma saúde de como estudar com barulho. O abafador é profissional. Para você ter uma ideia, reduz cerca de 23 decibéis os ruídos ao seu redor. Então, é um material muito bom.

Você também encontra essa opção na internet ou lojas especializadas. Basta procurar pelo modelo na internet. Aliás, uma boa vantagem é que ele se adapta ao seu ouvido. Então, causa menos desconforto e deve facilitar o seu momento de adaptação.

Ruído branco/white noise

Essa é outra técnica para você que vai lhe ensinar como estudar com barulho. Esse é um tipo de ruído causado propositalmente para diminuir as percepções de barulho a sua volta. Ou seja, você escolhe um barulho para se sobrepor ao ruído que causa desconforto para você.

Dá para achar na internet vários desses sons: de ventilador, som de água corrente, som de chuva com trovão, som de chuva com ventania, som de fontes de água, entre outros. Você precisa testar qual o melhor para você. Isso é individual, mas tenha certeza que um deles vai melhorar a sua sensação de relaxamento.

A proposta é escolher um desses sons e escutar em um volume um pouco maior do que os ruídos do ambiente em que você está. Você deve usar essa técnica quando:

  • Sua família faz muito barulho;
  • Seus vizinhos estiverem em uma festa ou com música alta;
  • Tiver uma obra na sua casa ou no vizinho ao lado;
  • Houver muito movimento de carros, motos, ônibus e caminhão nas ruas;
  • Estiver acontecendo uma festa próximo perto do seu local de estudo;
  • Outras pessoas estiverem ouvindo música ou assistindo televisão perto de você;
  • Houver cachorros latindo.

Enfim, uma infinidade de problemas que causam barulho e podem tirar você da rotina de estudos. Seja qual for o problema, aposte na solução do white noise. Em alguns casos, ele relaxa muito. Vale o teste.

Músicas para acalmar

Tudo depende da sua preferência. Mas existem músicas que podem acalmar você. Prefira as clássicas, que possuem apenas um instrumental e não vão exigir que a sua mente acompanhe letras (o que seria uma distração). Se esse estilo não agradar você, sem problemas. Escolha sua playlist. O importante é focar a atenção em outro barulho.

Seja qual for a sua escolha dá para ter acesso as músicas pelo youtube, por exemplo. Monte a sua lista preferida e aposte no fone de ouvido para executá-las. Se você fizer uma busca rápida, verá que há canções para se concentrar, relaxar, meditar, recarregar as energias e até dormir.

Novos horários de estudo

Outra dica para facilitar a vida de quem busca soluções de como estudar com barulho é optar pelo período da madrugada. Afinal, poucas pessoas estão acordadas nesse momento. Como consequência, o barulho é muito menor. Então, aposte nos horários alternativos para se dar bem nos estudos.

Novos locais de estudo

Se a madrugada não for uma opção para você, sem problemas. Mude de lugar. Já pensou nisso? As bibliotecas públicas, por exemplo, costumam ter menos barulho. Isso pode ajudar você. Normalmente as pessoas que buscam esses locais estão mais tranquilas e dispostas ao silêncio. Aproveite o ambiente.

Meditação

Por fim, tem mais uma dica que pode ajudar e muito você nessa missão de saber como estudar com barulho. A meditação costuma relaxar o corpo e a alma. Sendo assim, vale pesquisar na internet alguns exercícios de meditação. Praticar pelo menos duas vezes ao dia, uns cinco minutos, vai apoiar você.

A meditação pode ser feita em qualquer lugar. Aos poucos e com a prática constante, você vai perceber que a mente vai abstrair o que atrapalha. Então, pode ser um ótima solução para os momentos de muito barulho. A meditação vai diminuir a sua ansiedade e ensinar você a se manter no presente e focado. São ensinamentos preciosos para quem precisa estudar por períodos mais longos. Uma pausa nos estudos e uma técnica de meditação. Aos poucos vai virar uma rotina mais saudável.

Para finalizar, além de administrar o barulho a sua volta, que tal montar um plano de estudos para se dar bem nas provas? Confira tudo isso no Blog Vai de Bolsa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui